Especialista do Hospital São Vicente orienta sobre os cuidados com a saúde no calor
Conecte-se conosco

Bem-estar

Especialista do Hospital São Vicente orienta sobre os cuidados com a saúde no calor

Na região de Jundiaí, as temperaturas podem ultrapassar 30ºC nos próximos dias, com alerta amarelo de perigo para onda de calor. Confira as dicas da Dra. Marília.

Publicado

em

Atualizado há

Homem com garrafa de água no calor
Hidratação, protetor solar, alimentação e roupas leves podem ajudar a diminuir os incômodos do calor (Foto: Reprodução/Hospital São Vicente)

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a onda de calor que deve atingir o Brasil nos próximos dias. Para Jundiaí e cidades da região, a Climatempo prevê que, neste fim de semana, os termômetros ultrapassem os 30°C. Para a especialista do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Dra. Marília Soares e Silva Arcadipane, os dias quentes exigem mais atenção à saúde.

“Exposto a altas temperaturas, o nosso corpo busca se adaptar como um mecanismo de defesa. Porém, quando a temperatura corporal sobe rapidamente, ele não consegue mais nos proteger, levando a uma reposta inflamatória que necessita de tratamento imediato”, explica a médica.

De acordo com ela, deve-se buscar atendimento médico em casos de transpiração intensa e contínua, confusão mental, dificuldade para respirar, náuseas, vômitos, sensação de fadiga extrema e desmaio. Além disso, a médica reforça que pessoas diabéticas, com problemas cardíacos, pulmonares e renais devem redobrar os cuidados.

Para aliviar o desconforto ou diminuir da gravidade dos sintomas que podem aparecer com a onda de calor, a população pode seguir algumas recomendações. “Evitar atividades físicas intensas em ambientes expostos diretamente ao sol, principalmente entre às 10h e 16h; usar roupas leves, incluindo acessórios como óculos de sol, boné e chapéu; aplicar o protetor solar, manter uma alimentação leve e o corpo hidratado”, lista a médica.

Em análise metodológica, o Inmet levantou que o Brasil registrou temperaturas acima da média histórica entre os meses de julho e outubro deste ano. O órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária estima que o ano de 2023 será o mais quente desde a década de 60.

Bem-estar

Estímulo da mente e alimentação saudável podem combater a Doença de Alzheimer

Os médicos neurocirurgiões do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Denis Isao Ueoka e Dr. Ricardo Vallejo Gutierrez, explicam sobre a condição. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Estímulo da mente e alimentação saudável podem combater a Doença de Alzheimer
Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre o Alzheimer (Foto: Canva Pro)

Perda de memória, dificuldade em realizar tarefas cotidianas, confusão mental, alterações de humor e de personalidade são alguns dos sintomas da Doença de Alzheimer. A condição neurodegenerativa progressiva afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento das pessoas. Ainda não se compreende a causa exata da demência, mas acredita-se que envolva uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de…

Continuar lendo

Bem-estar

Os fundamentos do fitness: um guia para quem quer começar na academia

Com a ajuda do professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, abordaremos os elementos essenciais para começar a treinar.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

Entrar no mundo do fitness pode parecer intimidante para muitos iniciantes. Mas entender os fundamentos é o primeiro passo para uma jornada de sucesso em direção à saúde e ao bem-estar. Neste guia, com a ajuda do professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, vamos abordar os elementos essenciais para começar a treinar. Como começar a treinar O primeiro…

Continuar lendo

Bem-estar

Grendacc reforça importância da conscientização no Dia de Luta Contra o Câncer na Infância

Segundo a oncologista pediátrica da instituição, o diagnóstico precoce muda o prognóstico e melhora o desfecho desses pacientes.

Publicado

em

Por

Neste dia 15 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância (Foto: Divulgação/Grendacc)

No dia 15 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância. Assim, o Grendacc se junta a organizações de saúde do mundo todo para conscientizar sobre o câncer infantil. Além disso, a entidade oferece apoio às crianças e adolescentes em tratamento e suas famílias. De acordo com a médica oncologista pediátrica do Grendacc, Silvana Forsait,…

Continuar lendo

Bem-estar

Carnaval seguro: confira dicas de como evitar roubo de dados

Uma pesquisa do Serasa mostrou que 48% dos furtos no Carnaval são de aparelhos celulares. Confira como proteger seus dados durante a folia.

Publicado

em

Por

Celular
Foto: Canva Pro

A festa mais animada do país chegou, mas é comum bater aquele receio ir para a folia e acabar sendo roubado. De acordo com dados de uma pesquisa do Serasa, 74% dos brasileiros já deixaram de curtir o carnaval pelo medo de ter a sua segurança, ou a dos seus pertences, em risco. Ainda segundo o levantamento, o campeão de…

Continuar lendo

Bem-estar

Foliões devem priorizar saúde e segurança no carnaval; confira dicas do Hospital São Vicente

O médico clínico geral e pneumologista, Dr. Eduardo Leme, fala sobre os cuidados necessários para aproveitar a festa com segurança. Confira.

Publicado

em

Por

Cuidados com hidratação devem ser redobrados (Foto: Hospital São Vicente)

Todos os anos, milhares de foliões se reúnem em blocos, trios elétricos e festas voltadas ao Carnaval. Nessa época, além dos dias intensos de folia, a população também pode enfrentar altas temperaturas, desidratação, intoxicações alimentares, excesso no consumo de álcool, e mais. O médico clínico geral e pneumologista, Dr. Eduardo Leme, do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), fala sobre…

Continuar lendo
Publicidade