Procura por tratamento público odontológico cai 32% durante a pandemia em Jundiaí
Connect with us

Bem-estar

Procura por tratamento público odontológico cai 32% durante a pandemia em Jundiaí

Neste sábado (20), quando é comemorado o dia mundial da saúde bucal, o Hospital São Vicente alerta: “As pessoas não devem deixar de procurar o dentista na pandemia”

Published

on

Cirurgião bucomaxilofacial Dr. Fábio Cosloski Iamondi. (Foto: Divulgação)
O cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Fábio Cosloski Iamondi, chama a atenção para a mudança o perfil dos pacientes. (Foto: Divulgação)

A pandemia da Covid19 causou mudanças no perfil dos pacientes que procuram a saúde pública para atendimento odontológico. No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) a redução na procura pela assistência odontológica na unidade foi de 32%, na comparação entre 2019 e 2020. 

Em 2019 a equipe realizou 86 cirurgias e 14.248 atendimentos. Em 2020 foram 59 cirurgias e 9.612 atendimentos.

Neste sábado (20), é comemorado o dia mundial da saúde bucal e o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Fábio Cosloski Iamondi – que há 32 anos atua na equipe do Hospital São Vicente – chama a atenção para esta mudança do perfil dos pacientes diante da pandemia da Covid.

“Atualmente o paciente que procura pelo serviço é aquele que não tratou o problema na fase inicial, com receio de buscar auxílio em plena pandemia e aquele que tem receio de desenvolver a endocardite bacteriana”, explica

A endocardite bacteriana é uma doença infecciosa, que afeta o endocárdio, revestimento interno do coração. O problema é causado por microorganismos que chegam ao coração por meio da corrente sanguínea. O agente infeccioso entra no organismo por meio de bactérias comuns nas cáries dos dentes ou gengivas inflamadas. “Pacientes com problemas cardíacos são público de risco diante da Covid e por isso há essa preocupação em tratar ou prevenir a doença”, afirma o especialista. 

O tratamento tardio pode tornar problemas bucais simples em um quadro evolutivo grave e, dependendo do diagnóstico, a reversão se torna mais difícil. Dr. Iamondi relata que tem percebido que muitas pessoas têm deixado de procurar o auxílio por medo de contrair o coronavírus ao ir ao hospital. “As pessoas não devem deixar de procurar o dentista na pandemia, nem que considere ser um problema banal. Com a orientação adequada, será possível dizer se o caso necessita de tratamento emergencial ou se pode esperar, sem prejuízos para a saúde bucal”, aconselha.

A equipe do HSV que realiza o atendimento no Pronto Atendimento Central é composta por multiprofissionais da área de odontologia. “Nossos atendimentos incluem casos emergenciais, tais como traumas graves, fraturas, infecções, lesões bucais, curativos e outros; e atendimento ambulatorial, que inclui a assistência a pacientes oncológicos e traumas que necessitam de cirurgia para correção de fratura”, detalha o Dr. Iamondi.

Orientações para uma boa saúde bucal  

Para garantir uma boa saúde bucal, o cirurgião explica que é necessário ter o hábito de consultar o dentista a cada seis meses. “Essas consultas são preventivas, incluem avaliação, limpeza, remoção da placa bacteriana, cuidados indicados para cada paciente, aplicação de flúor e outras ações que se façam necessárias” enumera. “Para isso é importante que o paciente faça uma programação e, caso não possa ir logo ao completar seis meses da última consulta, se programe para o mês seguinte. O importante é não deixar passar”.

A orientação é para que a partir dos três anos de idade, os pais já comecem a levar seus filhos ao dentista. “Ao criar este hábito, a criança já cresce com este costume e consciente desta necessidade. Isso evitará problemas futuros e garantirá tratamento preventivo e não invasivo”, conclui.

Com informações da assessoria de imprensa.

Bem-estar

Descubra o poder dos exercícios no combate à dor no ciático

O professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, recomenda exercícios de fortalecimento e alongamentos para alívio da dor no ciático. Confira.

Published

on

Dor no ciático
Foto: Canva

A "dor no ciático" - também conhecida como ciatalgia - é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Causada pela compressão do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, essa dor pode ser excruciante, irradiando da parte inferior das costas pela nádega e perna, podendo chegar até os pés. Felizmente, além de tratamentos médicos…

Continue Reading

Bem-estar

Proteína: 7 perguntas e respostas para garantir um consumo adequado

Diante da maior oferta de produtos enriquecidos com o nutriente, veja quais são os riscos de exceder na quantidade ingerida diariamente.

Artigo por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein.

Published

on

Mulher preparando bebida de proteína
Foto: Canva

Passeie pelos corredores de um supermercado e certamente verá uma grande variedade de alimentos com alto teor de proteína. Do iogurte ao suco, passando por biscoitos, pães, salgadinhos de ervilhas e afins, há diversas opções disponíveis para aqueles que buscam praticidade aliada à promessa de um bom aporte proteico. Na última década, o mercado brasileiro vem observando uma oferta cada…

Continue Reading

Bem-estar

‘Jogo do tigrinho’: conheça os principais sinais e como é o tratamento do vício em jogos

A prática, que pode parecer inofensiva à primeira vista, é capaz de gerar graves consequências emocionais, financeiras e sociais.

Published

on

Reprodução do Jogo do Tigrinho em celular
Confira casos de pessoas que perderam tudo com jogos de aposta online (Foto: Reprodução/SSP)

O vício em jogos, especialmente em plataformas online - como o "jogo do tigrinho" -, tem se tornado uma problemática cada vez mais comum, afetando indivíduos de todas as idades e classes sociais. Essa prática, que pode parecer inofensiva à primeira vista, esconde um esquema fraudulento e altamente viciante, capaz de gerar graves consequências emocionais, financeiras e sociais. Desde 2018,…

Continue Reading

Bem-estar

Consumo de álcool mata 2,6 milhões de pessoas todo ano, alerta OMS

O número de mortes decorrentes do consumo de álcool é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta.

Published

on

Consumo de álcool mata mais de 2 milhões por ano
Foto: Canva

O consumo de álcool representa um problema de saúde pública de grande escala, com 2,6 milhões de mortes anuais no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta. Mortes por consumo de álcool De acordo com a OMS, a maioria das mortes por consumo de álcool ocorre na Europa…

Continue Reading

Bem-estar

Treino de pernas: confira o guia completo com os melhores exercícios

O professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica, explica porquê treinar pernas, frequência ideal de treinos e dicas de exercícios. Saiba mais.

Published

on

Treino de pernas
Foto: Canva

"Negligenciar o treino de pernas é como construir uma casa sem alicerces", afirma o professor Pedro Augusto Mizani, da Academia Céltica. Pular o treino de pernas é um erro comum, mas com consequências sérias. Mais do que definir músculos por motivo estético, fortalecer as pernas é crucial para a saúde geral, mobilidade e desempenho em diversas atividades. Neste guia, o…

Continue Reading