Brasil passa EUA em percentual de vacinados com 1ª dose
Conecte-se conosco

Coronavírus

Brasil passa EUA em percentual de vacinados com 1ª dose

Infelizmente, o número de pessoas totalmente imunizadas ainda é bem menor

Publicado

em

Atualizado há

Homem segurando seringa de vacina
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Brasil ultrapassou, nesta quarta-feira (1), os Estados Unidos no percentual de vacinados com ao menos uma dose contra a Covid-19, com 61,96% da população brasileira imunizada parcialmente. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa. Já entre os norte-americanos, o total é de 60,96%, segundo dados do “Our World in Data”. No entanto, apenas 29,79% dos brasileiros estão totalmente imunizados, com as duas doses das vacinas, e nos EUA o percentual é de 51,77%.

A imunização no país norte-americano avançou rápido no início, mas está estagnada nas últimas semanas. Os motivos passam por questões etárias, divisões políticas, falta de autorização definitiva das vacinas pelas autoridades sanitárias, entre outros. “No início da vacinação, a demanda por vacinas excedeu em muito a oferta e o número de doses disponíveis diminuiu o ritmo da vacinação. Agora, a oferta excede a demanda e uma grande proporção de pessoas elegíveis optou por não ser vacinada”, afirma William Moss, professor do Departamento de Epidemiologia da Faculdade Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins.

“O maior desafio é convencer aqueles que não foram vacinados a se vacinarem”, diz o médico, que também é diretor-executivo do Centro Internacional de Acesso a Vacinas da Universidade Johns Hopkins (JHU/IVAC).

A epidemiologista Denise Garret, vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas, afirma que a vacinação tem características diferentes no Brasil e nos EUA, já que o programa brasileiro sofreu com falta de doses e de coordenação nacional, e o norte-americano enfrenta dificuldades causadas por grupos antivacina. “Em termos de diferença, eu acho que no Brasil o maior entrave foi a disponibilidade das doses, do quantitativo das vacinas, que não foram compradas em tempo hábil. E, lógico, também a desorganização a nível nacional de estratégia, de orientação, de coordenação”, afirma ela, que trabalhou mais de 20 anos no CDC norte-americano.

De acordo com Denise Garrett, o ritmo de vacinação nos EUA, no entanto, está sendo retomado. Com o receio das pessoas em relação à variante Delta e aos números que mostram que os não vacinados são maioria entre hospitalizados e mortos – a pandemia dos não vacinados. “A vacinação voltou a aumentar. Tem muito a ver com a (variante) Delta e com a pandemia dos não vacinados. As pessoas estão querendo fugir dessa pandemia dos não vacinados.”

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade