É falsa a informação que vacinas contra Covid-19 causam impotência em homens
Conecte-se conosco

Coronavírus

É falsa a informação que vacinas contra Covid-19 causam impotência em homens

O portal G1 ouviu médicos que afirmaram que esse argumento não possui nenhum amparo científico.

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Algumas mensagens relacionando a vacina contra a Covid-19 com a impotência masculina circulam pelas redes sociais, mas elas são falsas. O portal G1 ouviu médicos que afirmaram que esse argumento não possui nenhum amparo científico. “Não conheço nenhum dado científico que estabeleça relação de causa e efeito. Fake”, diz o urologista Alberto Antunes, professor Associado de Urologia da Faculdade de Medicina da USP e chefe do setor de Próstata do Hospital das Clínicas (FMUSP). “Existem evidências de que a infecção pelo Sars-Cov-2, essa sim, pode induzir à disfunção erétil em alguns pacientes. Mas não são estudos que permitam uma estabelecer relação causal. E com relação à vacinação, não conheço nada”, complementa.

A farmacêutica Ana Paula Duarte Souza, pesquisadora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), afirma que não existe nenhum estudo que comprove a relação entre vacina e impotência. Ela classifica a afirmação como “fake”.

Ana Paula lembra que foi realizado um estudo com homens que foram vacinados com a vacina contra a Covid baseada em RNA mensageiro (a da Pfizer é um exemplo). “Nesse estudo analisaram a contagem de espermatozoides desses indivíduos vacinados antes e depois da vacinação e não tem diferença nenhuma, mostrando então que a afirmação de que a vacina e a impotência masculina estarem relacionadas não é verdadeira”, diz.

Ela afirma ainda que existem estudos mostrando a presença do vírus no trato genital masculino de pessoas infectadas, ou seja, pessoas doentes, e não vacinadas. “A vacina previne a infecção e vai prevenir que esses indivíduos tenham o vírus.”

A farmacêutica explica que, até o momento, os dados mostram que os benefícios da vacinação são bem maiores que os efeitos raros que a vacina pode causar. “Os dados demonstram a diminuição do número de casos e de mortes, mostrando a eficácia dessa vacina. Os dados sobre a segurança da vacina continuam sendo monitorados o tempo todo e são levados bem a sério pelas agências reguladoras. E quando necessário é recomendada a suspensão da vacina”, diz.

Ela destaca que as vacinas para prevenção do Sars-Cov-2, o vírus que causa a Covid-19, são seguras e atualmente mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo receberam as doses da vacina, comprovando essa segurança.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo