Jundiaí disponibiliza medicamentos para cuidado precoce de COVID-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Jundiaí disponibiliza medicamentos para cuidado precoce de COVID-19

A Cloroquina e a Hidroxicloroquina passam a estar disponíveis nas UBSs, Unidades Sentinelas e Clínica da Família

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí compra lotes de Ivermectina e hidroxicloroquina para tratar pacientes com Covid-19. (Foto: Divulgação)
A prescrição das medicações é livre ao médico, que fará a análise do caso. (Foto: Divulgação)

A Cloroquina e a Hidroxicloroquina passam a estar disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Sentinelas (USs) e Clínica da Família, conforme confirmação da Prefeitura de Jundiaí. A Ivermectina também foi adquirida pelo município para a composição da oferta na Atenção Básica e o medicamento deve ser entregue à rede de saúde nas próximas semanas.

As demais medicações indicadas pelo Ministério da Saúde como Azitromicina, já fazem parte da cesta básica medicamentosa municipal, informa a Prefeitura.

No caso da Cloroquina e Hidroxicloroquina, o Executivo alega que mesmo sem eficácia comprovada nem vacina para a imunização contra o novo coronavírus, são medicamentos orientados pelo Ministério da Saúde para uso em casos precoces de Covid-19.

A Prefeitura também informa que a prescrição das medicações é livre ao médico, que fará a análise do caso, ponderando os benefícios e os riscos, e indicará o melhor tratamento disponível conforme o perfil de cada paciente.

“As medicações foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, juntamente com orientações específicas sobre posologia necessária, de acordo com idade e período de surgimento dos sintomas”, informa o Executivo.

Atendimento

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, argumenta que a disponibilização da medicação na Relação de Medicamentos do Município é mais uma opção no combate à pandemia, considerando que não se dispõe, até o momento, de tratamento específico para Covid-19. “Além dos remédios, os exames prévios que forem necessários também estão disponíveis para o acompanhamento dos casos que tenham a alternativa medicamentosa viável para o tratamento”, completa.

O fluxo de entrega das medicações será o mesmo dos demais tratamentos disponíveis para a rede de Saúde, sendo realizada no serviço em que foi atendido, evitando o deslocamento de pacientes que estão com suspeita de Covid-19.

“É fundamental que as pessoas busquem pelo atendimento, seja numa Unidade Sentinela ou num Pronto Atendimento, logo que surgirem os primeiros sintomas, que podem ser febre, tosse, dor de cabeça, perda de olfato e de paladar, coriza, dor de garganta ou diarreia. Mas é importante ressaltar que, a prescrição da medicação é ato médico, ou seja, somente o profissional está habilitado para indicar o que deve ou não ser utilizado no tratamento de acordo com a anamnese do paciente”, ressalta.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade