Justiça valida justa causa de funcionária de hospital infantil que recusou vacina contra Covid
Conecte-se conosco

Brasil

Justiça valida justa causa de funcionária de hospital infantil que recusou vacina contra Covid

Durante o processo, a colaboradora, que é auxiliar de limpeza, não apresentou argumentos válidos que explicassem a recusa em ser imunizada.

Publicado

em

Funcionários do Hospital das Clínicas sendo vacinados contra a COVID19.
O hospital realizou campanhas sobre a importância da imunização para profissionais da Saúde (Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)

Em uma decisão emitida na 2ª Vara do Trabalho de São Caetano do Sul, através da juíza Isabela Flaitt, a Justiça do Trabalho de São Paulo validou a demissão por justa causa de uma funcionária de um hospital infantil da cidade que se recusou receber a vacina contra Covid19.

A mulher, que era auxiliar de limpeza do hospital, tentou reverter a dispensa, dizendo não ter tido tempo de explicar sua decisão. Enquanto isso, a empresa comprovou que foram realizadas campanhas no local, alertando sobre a importância da imunização contra o vírus, principalmente para profissionais que atuam em áreas críticas do ambiente hospitalar.

Junto a isso, o hospital infantil ainda apresentou a advertência assinada pela funcionária por recusar tomar a vacina. Depois de menos de uma semana, a mulher se recusou novamente a ser imunizada. No processo, a mulher não apresentou nenhuma condição médica que justificasse a recusa à vacinação.

Para a juíza Flaitt, é dever do empregador oferecer condições dignas aos colaboradores, que protejam sua saúde, integridade física e psíquica. Além disso, reforça que a liberdade de consciência não deve se sobrepor ao direito à vida. “A necessidade de promover e proteger a saúde de todos os trabalhadores e pacientes do Hospital, bem como de toda a população deve se sobrepor ao direito individual da autora em se abster de cumprir a obrigação de ser vacinada”, completou.

Dessa forma, de acordo com a juíza, a empresa cumpriu com sua obrigação de informar os funcionários sobre como se proteger e evitar possíveis transmissões da Covid19, e que a vacina é a única solução perfeita para o controle de uma pandemia como a do novo coronavírus.

A juíza ainda utilizou na decisão a vacinação obrigatória disposta no artigo 3º da Lei 13.979/2020, entendida pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, mencionou o guia técnico do Ministério Público do Trabalho sobre a vacinação de Covid19, que prevê afastamento do trabalhador e considera falta grave a recusa injustificada em não se vacinar.

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo