Países da Europa batem recordes de contágio de Covid e retomam medidas rígidas de restrição
Conecte-se conosco

Coronavírus

Países da Europa batem recordes de contágio de Covid e retomam medidas rígidas de restrição

Enquanto a Holanda volta a restringiu horários de comércio, Áustria demanda lockdown de não vacinados. Veja mais.

Publicado

em

Atualizado há

Foto de idoso com máscara cirúrgica
Os casos da doença em países do continente seguem aumentando (Foto: Freepik)

No final da semana, o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC), agência sanitária europeia, afirmou que dez países estão em situação “muito preocupante” e mais dez em situação “preocupante” em relação ao aumento de novos contágios de Covid-19.

Por esse motivo, vários países têm retomado as restrições para controlar a disseminação do vírus, sobretudo sobre a população que ainda não completou a vacinação.

De acordo com uma contagem divulgada pela agência de notícias Reuters, a Europa corresponde mais da metade da média mundial de infecções por Covid da semana passada. Nesta sexta-feira (12), o chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, anunciou que todas as pessoas não completaram a vacinação contra Covid no país serão confinadas. A medida, desenvolvida para conter a propagação do vírus, entra em vigor na segunda-feira (15).

Confira a situação de outros países:

Alemanha

Em alguns estados do país, restrições mais severas também para a população não vacinada serão implantadas a partir de segunda-feira (15), como a proibição de frequentar bares, restaurantes, piscinas públicas e outros espaços fechados. O país não impor a vacinação obrigatória, mesmo em setores profissionais mais sensíveis.

Neste domingo (15), a Alemanha registrou mais 33 mil novos casos de coronavírus e passou 5 milhões de incidências desde o início da pandemia. Além disso, 97,7 mil pessoas já morreram em decorrência da doença no país. A Alemanha mantém há semanas uma taxa de 67,5% de toda a população vacinada completamente.

Holanda 

Neste sábado (13), a Holanda implementou novamente um lockdown parcial. O governo holandês ordenou que restaurantes e lojas fechem mais cedo e proibiu eventos esportivos.

Assim, até supermercados fecharão mais cedo, e medidas de distanciamento social serão impostas novamente. De acordo com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, as restrições devem permanecer em vigor por pelo menos três semanas.

Situações preocupantes

“Espera-se que os casos, hospitalizações e mortes aumentem durante as próximas duas semanas”, diz o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC). De acordo com a agência, a situação epidemiológica na Europa é de aumento de casos rápido e significativo e baixa na taxa de mortalidade lenta.

Situação preocupante:

  • Áustria,
  • Dinamarca,
  • Finlândia,
  • Alemanha,
  • Irlanda,
  • Letônia,
  • Lituânia,
  • Luxemburgo,
  • Romênia e
  • Eslováquia

Situação muito preocupante:

  • Bélgica,
  • Polônia,
  • Holanda,
  • Bulgária,
  • Croácia,
  • República Tcheca,
  • Estônia,
  • Grécia,
  • Hungria e
  • Eslovênia

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade