Professor adapta máscara de mergulho para tratar pacientes com Covid-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Professor adapta máscara de mergulho para tratar pacientes com Covid-19

“Me sinto privilegiado por poder contribuir em um momento tão complicado”, disse o voluntário de Sorocaba.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Grupo Motirõ

O professor Elvio Franco de Camargo é um dos voluntários que ajudam no combate ao Covid-19 no Brasil. Junto com um grupo de profissionais, o professor de Sorocaba tem adaptado máscaras de mergulho para tratar pacientes internados com coronavírus.

Em entrevista ao G1, Elvio diz que a ideia foi inspirada em um iniciativa que surgiu na Itália, que tinha o objetivo de evitar a intubação dos pacientes. De acordo com o professor, o uso do ventilador na intubação pode causar perda da respiração voluntária da pessoa infectada. O aparelho pode ainda contaminar a equipe de saúde envolvida no tratamento.

“Pessoas que são submetidas a intubação muitas vezes ligam para a família se despedindo por não saberem se vão retornar. Pensamos nos profissionais de saúde que convivem com esses casos diariamente.”

O grupo de voluntários chamado Motirõ se reuniu para adaptar máscaras utilizadas em mergulho, fazendo com que o oxigênio produzido permaneça no equipamento. As transformações do projeto aconteceram entre março e abril com a participação de ONGs, médicos, fisioterapeutas e engenheiros de todo o país.

Para isso, o grupo recebeu doações de empresas de cerca de 2,5 mil máscaras de mergulho para realizar a adaptação. Até então, já foram produzidos mais de 1,8 mil equipamentos, que foram enviados para vários lugares do Brasil.

“Nos organizamos sem receber nada até que se formou esse grupo responsável por adaptar as máscaras, somente em prol do bem, e não paramos até agora. Sem ‘egos’, muito trabalho e respeito aos profissionais de saúde e aos acometidos pela Covid”, disse Elvio.

Foto: Divulgação/Grupo Motirõ

Eficácia do tratamento

Segundo o professor, a máscara adaptada não faz mal algum ao paciente e os médicos tiram uma radiografia do paciente antes e depois do procedimento. De acordo com ele, em Sorocaba, 90% das pessoas que utilizaram o equipamento evoluíram na recuperação da doença. Além disso, antes do uso do início do tratamento, o paciente precisa de uma prescrição médica com a indicação de quanto tempo pode usar a máscara.

“O ar que a gente respira tem somente 21% de oxigênio. Então, quando a pessoa vai para intubação, pode receber uma adição maior, como 50%. Só que isso pode ser feito em ventilador pulmonar ou nessa máscara, com protocolo médico para saber quanto tempo a pessoa pode ficar, seguindo as recomendações médicas”, informa.

Próximos passos

O professor explica que os idealizadores estão em contato com a Anvisa para pedir a aprovação do uso do equipamento e que estão cumprindo todas as obrigações para solicitar o protocolo.
Elvio disse em entrevista que se sente privilegiado por poder ajudar na luta contra o coronavírus. “De alguma forma, contribuir para o sucesso deles [os pacientes] é a maior recompensa que pude experimentar em minha existência. Enche a gente de esperança de sair melhor dessa crise”.
Informações são do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade