Síndrome rara atinge 197 crianças e jovens diagnosticados com Covid-19 no Brasil
Conecte-se conosco

Coronavírus

Síndrome rara atinge 197 crianças e jovens diagnosticados com Covid-19 no Brasil

Quase 200 crianças já foram atingidas pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) e 14 morreram depois de complicações

Publicado

em

Criança com máscara
Foto: Pixabay

De acordo com dados do Ministério da Saúde, já foram registrados 197 casos de crianças e jovens que desenvolveram Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) após contraírem Covid-19. Das pessoas atingidas pela síndrome no Brasil, 14 não resistiram à complicações e morreram.

Essa síndrome rara pode atacar pessoas de 0 a 19 anos de idade que já foram infectadas pelo novo coronavírus, inclusive aquelas que já se curaram da doença.

Pelo menos 75 diagnósticos foram de crianças de 0 a 4 anos, que representam 38% dos casos. Logo depois vêm a faixa etária de 5 a 9 anos, que somam 65 casos. Foram mais 49 casos com crianças de 10 a 14 anos e 8 casos com jovens de 15 a 19 anos.

“Esses casos começaram a ser reportados na Europa, nos Estados Unidos e depois aqui no Brasil. Eles foram classificados como uma síndrome inflamatória pós-Covid”, explica o infectologista e pediatra membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri.

Pacientes com essa síndrome podem apresentar febre, manchas vermelhas pelo corpo, conjuntivite, dor abdominal, vômito, tosse, falta de ar, inchaço das articulações e dores gastrointestinais. A princípio, o primeiro critério para avaliação da SIM-P é que a pessoa tenha contraído coronavírus anteriormente.

O infectologista Kfouri diz que os sintomas da SIM-P são parecidos com a Síndrome de Kawasaki, que também atinge crianças e jovens, mas ainda não existem muitas certezas sobre a nova. “Ninguém sabe ainda o porquê de algumas crianças estarem tendo isso depois da Covid-19, e outras não”, afirma.

A principal diferença entre as duas síndromes é que a SIM-P tem mais frequência de casos com problemas gastrointestinais. Além disso, os pacientes também apresentam disfunção miocárdica e a Síndrome de Kawasaki costuma ser predominante em crianças de até cinco anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Casos no Brasil

A SIM-P foi registrada em 14 estados brasileiros. O estado do Ceará foi o que registrou mais casos, 41 no total. Em seguida vem os estados do Pará (24 casos), Rio de Janeiro (22), São Paulo (19) e Distrito Federal (19).

Outros estados com casos são:

  • Alagoas – 9
  • Bahia – 11
  • Espírito Santo – 8
  • Minas Gerais – 5
  • Paraíba – 6
  • Pernambuco – 9
  • Piauí – 6
  • Rio Grande do Norte – 9
  • Rio Grande do Sul – 9

Dentre os 14 óbitos pela síndrome, 9 foram de crianças de 0 a 4 anos. Os estados em que ocorreram as mortes são:

  • Bahia – 1
  • Ceará – 2
  • Pará – 3
  • Paraíba – 2
  • Pernambuco – 1
  • Piauí – 1
  • Rio de Janeiro – 3
  • São Paulo – 1

De acordo com o pediatra, o tratamento dessa nova síndrome é feito através de um suporte cardiovascular com medicamentos para o coração e para inflamação. Desde agosto a doença tem sido notificação obrigatória no Ministério da Saúde, conforme pedido da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Além disso, o ministério também disponibilizou uma plataforma online para que seja feito o monitoramento de casos de SIM-P desde julho.

 

Informações são do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade