Máscaras descartáveis devem ser embaladas e desprezadas no lixo comum para evitar contaminação
Conecte-se conosco

Coronavírus

Máscaras descartáveis devem ser embaladas e desprezadas no lixo comum para evitar contaminação

Máscaras de tecido, apesar de não serem descartáveis, também demandam cuidados específicos

Publicado

em

À esquerda, máscara descartável; à direita, máscara de tecido
Protocolos de segurança devem ser seguidos para uso de máscaras descartáveis ou de tecidos. (Foto: freepik e Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A paisagem urbana mudou. Além de garrafas e latas descartadas no chão, longe das lixeiras, agora, as máscaras descartáveis também compõem o cenário.

Além de provocar o entupimento de bueiros, por exemplo, a máscara, diferente de outros itens descartados, oferece outro risco: o da contaminação.

Segundo à médica Ana Cláudia Fernandes, a máscara descartada incorretamente permite que os vírus retidos no material continuem sua proliferação.

“De certa maneira, você vai acabar deixando as outras pessoas expostas”, disse ela, em entrevista à Globo.

Para não oferecer risco de contaminação a outras pessoas e nem ao próprio usuário, a máscara deve ser removida do rosto pelas alças e colocada com cuidado em um saco plástico.

“Jamais colocar a mão na frente da máscara. Depois de tirar e colocar no saco plástico, amarrar esse saco e desprezar no lixo comum”, reforça Ana Cláudia.

Máscaras de tecido

Como forma de conter o contágio, o Ministério da Saúde recomendou que os brasileiros também produzam suas próprias máscaras de tecido.

Além do cuidado na manutenção desses materiais, os usuários devem se atentar à confecção. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. Segundo o UOL, podem ser feitas em algodão, TNT, lenço, bandana ou outros tecidos (tricoline, por exemplo), desde que higienizadas corretamente. É fundamental que a máscara tenha tamanho suficiente para cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais.

Apesar de ser feita de tecido, também deve ser trocada toda vez que ficar úmida ou de duas em duas horas. A máscara deve ser retirada assim como a descartável, pelas alças, e colocada em um saco plástico. Deve ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.

Para ir ao supermercado ou farmácia, leve pelo menos duas reservas, para trocá-las se for preciso. Antes de manusear as máscaras, higienize as mãos corretamente.

Além de máscara, leve uma sacola para guardar a máscara suja.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade