Unicamp mapeia 'ultrafreezers' para a vacinação
Conecte-se conosco

Coronavírus

Unicamp mapeia ‘ultrafreezers’ para a vacinação

Objetivo é levantar capacidade de armazenamento na região de Campinas para imunizantes que necessitam de baixa refrigeração

Publicado

em

A Unicamp está fazendo um levantamento para analisar qual a capacidade da universidade e de seus institutos de pesquisa e empresas da região de Campinas em disponibilizar ultrafreezers por um período determinado (fevereiro 2021 a fevereiro 2022) para armazenamento das vacinas que necessitam serem armazenadas em baixas temperaturas, dentro de ultrafreezer (-70°C), caso sejam adquiridas e incorporadas ao Plano Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) para distribuição. A vacina da Pfizer, por exemplo, se encaixa nessa necessidade.

Essa é mais uma ação da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19. O objetivo é analisar o parque de ultrafreezers na região, considerando a possibilidade de compra de vacinas de RNA mensageiro pelo Brasil, justamente as que demandam armazenamento em temperatura muito baixas.

De acordo o Instituto de Química, neste primeiro momento, a ideia é conhecer a disponibilidade destes ultrafreezers, comunicar para a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas e das cidades vizinhas, que podem usar a infraestrutura como ponto de apoio estratégico para a distribuição das vacinas na região.

Os requisitos para a disponibilização dos ultrafreezers são: freezer tipo ultra baixa temperatura -80°c/backup de CO2; estar conectado a gerador; possuir sistema de backup com cilindro de CO2 (injeção para manutenção da temperatura); possuir sistema de monitoramento de temperatura que envia mensagem ao celular; ter passado por manutenção/revisão nos últimos 5 anos; ser dedicado exclusivamente para armazenamento das vacinas.

Mesmo um freezer que não siga todos estes critérios, poderá ser considerado. Para os ultrafreezers que não atendem a todos os requisitos acima, existe a possibilidade de contratação de serviço técnico especializado para revisão simplificada de funcionamento e instalação do sistema de backup e monitoramento de temperatura. “Neste sentido, esperamos contar com apoio de empresas e empresários da região”, informa o instituto.

Para que as características do ultrafreezer e a sua disponibilidade de atender as demandas futuras sejam analisadas, é preciso preencher um formulário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWb7C9b6rF-nTow_zSNUKbpFSmjWpO1Ep7vj6PhUcENc9lng/viewform. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, entrar em contato com Prof. Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química, membro da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19, no e-mail [email protected].

Com informações do Correio Popular.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo