Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí finaliza 2021 com 95% de vacinados contra Covid e mais de R$ 680 milhões em investimentos

O Prefeito, Luiz Fernando Machado, destacou o planejamento e a preparação da gestão durante o combate à pandemia.

Published

on

Atualizado há

Atendimento em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí publicou nesta quinta-feira (23), um balanço da Saúde da cidade em 2021, com dados sobre o combate à pandemia e investimentos na área. De acordo com o órgão municipal, foram investidos R$ 684 milhões na Saúde de Jundiaí, tanto para o atendimento da pandemia, quanto para reformas e ampliações de unidades de atendimento.

Somente neste ano, a cidade recebeu 6 novas UBSs. Além disso, a gestão iniciou a construção da Clínica da Família da Ponte São João e avançou no projeto do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico da Vila Progresso e registrou quase 200% de aumento na oferta de exames de diagnóstico.

Entres os principais gastos de 2021, estão a manutenção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 do Hospital São Vicente de Paulo. A unidade de saúde contabilizou mais de 250 leitos dedicados exclusivamente para o atendimento à pacientes com Covid-19. Destes, 103 são de UTI.

Além disso, o investimento na saúde contou com a manutenção de unidades sentinelas para atendimento de pacientes com sintomas de síndrome gripal; garantia de EPIs (equipamentos de proteção individual) para os servidores da saúde; estrutura de pessoal e insumos para a maior campanha de vacinação realizada no âmbito do SUS; e ações de testagem em monitoramento em todos os pacientes suspeitos de Covid-19.

Números da pandemia

Na última semana do ano, Jundiaí registra 10 semanas com queda no número de internações por Covid-19 e mais de 95% da população adulta vacinada com duas doses ou dose única de vacina contra a doença que contaminou 58 mil jundiaienses desde o início da pandemia.

“Antes mesmo da circulação do vírus na cidade, Jundiaí se preparou, planejou e determinou ações preventivas para evitar o colapso dos serviços de Saúde. Garantimos atendimento para quem estava com COVID-19 e para quem precisou dos serviços por outra necessidade. Chegamos ao final do ano conscientes de que muito foi feito e que muito mais será entregue com os investimentos em tecnologia para a Saúde e melhoria no atendimento à população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A cidade também conta com o Ambulatório Pós-Covid-19, que teve o atendimento ampliado em 50% para receber a demanda do pico pandêmico de 2021 – e desenvolve o Plano de Retomada Pós-Covid, com ampliação em 7,5% das consultas médicas na Atenção Primária, em 25% nas consultas médicas na Atenção Secundária, em 20% nos procedimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em 30% nos procedimentos odontológicos especializados (CEO).

“Ainda podemos citar entre as ações de 2021, o Ambulatório Pós-COVID e a ampliação das cirurgias eletivas no Hospital São Vicente em 33% e no Hospital Regional em 140%, das cirurgias oncológicas no HSV em 60% e da Oncologia Saúde da Mulher em 250%”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Telemedicina

No segundo semestre de 2021, a implantação do sistema de Teleinterconsulta agilizou o atendimento e reduziu o tempo de espera levando o especialista para a UBS do paciente.

Além disso, foram implantados o serviço de WhatsApp na Central Farmacêutica e nas UBSs, o que facilitou a comunicação com a população sobre consultas, exames e prazos de vacinação.

Saúde Pública

Março Lilás: Jundiaí amplia acesso ao Papanicolau e vacina contra HPV; saiba mais

A imunização é oferecida para crianças de 9 a 14 anos, adolescentes até 19 anos e portadores de papilomatose respiratória recorrente.

Published

on

O mês de março é marcado pela campanha Março Lilás, uma ação de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Em Jundiaí (SP), a rede municipal de Atenção Básica oferece exames preventivos e a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), além de orientações sobre saúde e prevenção. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e…

Continue Reading

Saúde Pública

Jundiaí realiza campanha para a detecção de novos casos de Tuberculose

Até o dia 30 de março, em todas as Clínicas da Família e UBSs, a Saúde intensificará a oferta do exame de escarro para pessoas que apresentam sintomas suspeitos. Saiba mais.

Published

on

A Vigilância Epidemiológica da Saúde de Jundiaí, inicia na próxima segunda-feira (17) a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose. A ação é uma estratégia desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde para diagnosticar novos casos da doença para a realização do tratamento adequado. Em Jundiaí, até o dia 30 de março, em todas as Clínicas da…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo