Dinheiro gasto em guerras daria para acabar com a fome, afirma Lula
Conecte-se conosco

Política

Dinheiro gasto em guerras daria para acabar com a fome, afirma Lula

O ex-presidente também enfatizou que a humanidade precisa entender que a única guerra verdadeiramente justa é a guerra contra a desigualdade.

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a condenar, em discurso na Câmara dos Deputados do México nesta quinta-feira (3), a guerra no leste europeu e disse que os conflitos recentes consumiram 11 trilhões de dólares, “quantia suficiente para eliminar a fome no mundo e preparar o planeta para lidar melhor com as mudanças climáticas”.

De acordo com Lula, a fortuna foi usada para causar a morte direta de milhões de pessoas, no Iraque, Afeganistão, Síria, Iêmen, Paquistão e nos países que formavam a antiga Iugoslávia, sem contar as mortes indiretas, provocadas pela destruição dos sistemas de saúde, dos abastecimentos de água e outros serviços essenciais à sobrevivência humana, além da migração forçada de milhões de famílias, que ou morrem ou se tornam vítimas da extrema pobreza e da xenofobia em outros países.

“E com tantas guerras e tantos trilhões de dólares, o mundo não se tornou um lugar mais seguro e melhor para se viver. Muito pelo contrário. Cada míssil de milhares ou milhões de dólares disparado contra uma população civil, seja na capital de um país ou na aldeia mais remota, traz em seu rastro a triste certeza de que parte da humanidade insiste em caminhar para a autodestruição”, declarou.

Para Lula, ao invés de, mais uma vez, os países tentarem resolver suas diferenças por meio de bombardeios e tiros de fuzis e metralhadoras, deveriam resolvê-las numa mesa de negociação, sem derramar uma gota de sangue. “É inadmissível que em plena segunda década do século 21 alguns líderes insistam em se comportar como nossos antepassados da pré-história, quando não existia diplomacia e a única lei em vigor era a lei do mais forte. É inadmissível que um país se julgue no direito de instalar bases militares em torno de outro país. É absolutamente inadmissível que um país reaja invadindo outro país”, disse o ex-presidente, acrescentando ainda que guerras não levam a nada, a não ser à morte, à destruição, à miséria e à fome. “A história é a melhor professora que existe. Mas os seres humanos se comportam como maus alunos, ignorando as lições do passado”.

Segundo ele, não interessa a ninguém uma nova guerra fria envolvendo Estados Unidos, China e Rússia e arrastando o planeta inteiro a um conflito que pode colocar em risco a própria sobrevivência da humanidade. “Sou e serei contra todas as guerras e contra toda e qualquer invasão de um país por outro país, seja no Oriente Médio, na Europa, na América Latina, no Caribe, na África, em qualquer lugar do planeta. Defendo, e defenderei até o fim, a paz e a soberania de cada nação diante de agressões externas”, afirmou, enfatizando também que a humanidade precisa entender que a única guerra verdadeiramente justa é a guerra contra a desigualdade.

Política

LeraPí anuncia pré-candidatura à prefeitura de Cabreúva

Ela é empresária e viúva do vereador NildoPí que morreu em acidente de carro

Publicado

em

A empresária LeraPí, pré-candidata à prefeitura de Cabreúva, ergue a mão de seu falecido marido, NildoPí, em um gesto de celebração.
LeraPí anuncia pré-candidatura à prefeitura de Cabreúva pelo PMB, honrando a memória de seu falecido marido, NildoPí (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

A empresária Lera Rodrigues, ou LeraPí como é conhecida, anunciou a pré-candidatura para disputar a Prefeitura de Cabreúva pelo PMB, Partido da Mulher Brasileira, em suas redes sociais. Com 40 anos, LeraPí nasceu na Paraíba, mas escolheu a cidade de Cabreúva como seu lar. Ela é mãe de um menino de 4 anos e viúva do saudoso NildoPí, que foi…

Continuar lendo

Política

Senado discutirá PEC que pode favorecer privatização de praias no Brasil

A proposta, aprovada na Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022, enfrenta resistência de ambientalistas e da base governista.

Publicado

em

Praia paradisíaca em Trancoso, Bahia, com águas cristalinas, faixa de areia extensa e vegetação exuberante ao longo da costa.
Senado analisa PEC que transfere terrenos da marinha (Foto: Canva)

Nesta segunda-feira (27), o Senado volta a discutir a polêmica PEC 3/2022 pode favorecer a privatização de praias no Brasil. A proposta transfere a propriedade dos terrenos da Marinha para estados, municípios e proprietários privados. A proposta, aprovada na Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022, enfrenta resistência de ambientalistas e da base governista. De acordo com organizações como o…

Continuar lendo

Política

Pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula se eleições fossem hoje

Estudo revela cenários eleitorais de 2026, destacando vantagem de Jair Bolsonaro sobre Lula e desempenho de Michelle Bolsonaro.

Publicado

em

Políticos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva em debate na TV, em pé lado a lado, com fundo azul de estúdio.
Levantamento aponta que Bolsonaro teria vantagem sobre Lula em disputa eleitoral, segundo pesquisa do Paraná Pesquisas. (Foto: Reprodução / Rede Globo)

Um extenso levantamento divulgado nesta sexta-feira (24 de maio de 2024) pelo Paraná Pesquisas revela diferentes cenários para as eleições de 2026. Segundo a pesquisa, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaria numericamente atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma disputa direta. No entanto, Lula estaria à frente da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, embora tecnicamente empatado dentro…

Continuar lendo

Política

Alexandre de Moraes nega recurso e mantém Bolsonaro inelegível

Decisão do ministro impede que o caso seja encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, mantendo a inelegibilidade.

Publicado

em

Ministro do STF Alexandre de Moraes de terno e gravata azul sorrindo, sentado em uma cadeira, com outras pessoas ao fundo em um ambiente formal.
Ministro Alexandre de Moraes analisou o pedido da defesa e rejeitou o recurso, mantendo a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto. (Foto Lula Marques/ Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tomou uma decisão importante ao rejeitar o recurso contra a condenação à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seu candidato a vice, Walter Braga Netto. A condenação foi aplicada pelo TSE por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência. Análise do pedido da…

Continuar lendo

Política

Estado de SP aprova criação de escolas cívico-militares

Com protesto durante a votação, oito pessoas foram detidas, mas já liberadas após audiência de custódia

Publicado

em

Policial militar acompanha alunos em atividade na quadra de uma escola, promovendo segurança e interação na comunidade escolar.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na terça-feira (21), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em meio a protestos e detenções, a criação das escolas cívico-militares. Sob autoria do governo Tarcísio de Freitas, com 54 votos a favor e 31 contra, o projeto prevê a implementação de escolas com gestão compartilhada entre corporações militares e secretarias estaduais ou municipais de educação. Confronto…

Continuar lendo