Câncer é destruído em um minuto com anestesia local no Brasil
Conecte-se conosco

Saúde

Câncer é destruído em um minuto com anestesia local no Brasil

Segundo a coluna Viva Bem, do UOL, o paciente já tinha enfrentado bravamente um tumor de intestino e cirurgia seria muito agressiva

Publicado

em

Atualizado há

A ablação tumoral térmica já é realizada há uns 20 anos no país (Foto: iStock)

Um senhor de 68 anos passou por um procedimento minimamente invasivo para se livrar de um câncer no pulmão em pouco mais de um minuto cronometrado, no último final de semana em São Paulo. De uma forma inédita no país, o procedimento no pulmão foi feito com anestesia local.

Segundo a coluna Viva Bem, do UOL, o paciente já tinha enfrentado bravamente um tumor de intestino e os exames mostravam que o abdômen estava livre do câncer. Há um tempo, ele também já tinha quase sido levado por um infarto e, no entanto, sobreviveu a esse susto. Ou seja, as coisas iam relativamente bem até que encontraram um nódulo estranho em seu pulmão. Pois é, o câncer, varrido de outros cantos do corpo, só não tinha tomado um chá de sumiço bem ali. E foi então que tudo pareceu ficar complicado como nunca.

Um tumor pequeno como aquele, tinha apenas 0,8 centímetros de diâmetro, poderia muito bem ser retirado com o bisturi. O problema era o coração que, depois de infartar, nunca mais teve a força de antes para bombear o sangue. E a insuficiência cardíaca levou a equipe médica a fazer o alerta: se aquele homem recebesse uma anestesia geral, o risco seria tremendamente alto.

Restava a alternativa da quimioterapia: “A questão é que, nesse caso, ela não seria curativa. Apenas controlaria o tumor por um tempo”, conta o radiologista intervencionista Luiz Tenório Siqueira do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista.

Não é nova a ideia de matar um câncer de frio ou de calor, por assim dizer. A ablação tumoral térmica já é realizada há uns 20 anos no país, e quando os médicos congelam as células malignas até arrasá-las, eles falam em crioblação. Já quando optam pelo calor, o método mais conhecido ainda é aquele por radiofrequência.

Na radiofrequência, os especialistas colocam duas placas de eletrodos nas pernas do paciente, emitindo uma corrente elétrica. “A dificuldade é que essa corrente produz a sensação de choque no corpo e a gente precisa esperar cerca de 12 minutos até ela aquecer as células malignas a ponto de serem destruídas”, explica o doutor Tenório. “Ora, ninguém aguentaria 12 minutos levando choque só com anestesia local.”

“Submeter-se a uma ablação assim não é para qualquer um”, reconhece o doutor Tenório. De fato, outro paciente poderia ter um perfil psicológico mais aflito, mas aquele senhor estava confortável com a ideia.

Além de localizar o alvo com facilidade, o intervencionista tem controle milimétrico sobre a área que está destruindo. Conforme o comprimento das micro-ondas e a duração da emissão, ele é capaz de estimar o tamanho da área que está sendo queimada ao redor da ponta da agulha. Para aquele tumor específico, o médico sabia que um único minuto já seria o suficiente. Guiado pelas imagens, quando a agulha chegou no ponto exato onde Luiz Tenório queria, foi acionado o gerador. “Ele até poderia ter recebido alta no mesmo dia”, afirma Luiz Tenório. “Nós o deixamos um pouco mais, já que tinha o problema cardiológico.”

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo
Publicidade