Acidentes e mortes no trabalho - Triste realidade
Conecte-se conosco

Opinião

Acidentes e mortes no trabalho – Triste realidade

José Carlos de Souza é Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Administração, Professor e Coordenador da Pós Graduação do SENAC – Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

Homem caído em ambiente de trabalho
Artigo por José Carlos de Souza, Engenheiro de Segurança do Trabalho (Foto: Freepik | Senivpetro)

Sou Palmeirense. Daqueles que não sabem o nome dos jogadores do time. Mais um simpatizante do que um torcedor. Nos meus doze ou treze anos havia um garoto nas imediações de minha casa que sabia tudo sobre futebol. Era vidrado no Palmeiras, naquela época da Academia com Ademir da Guia e Companhia.

Quando falava do Palmeiras os olhos dele arregalavam. Foi o responsável pela minha escolha de torcida. O Palmeiras é time grande, de muitos títulos. Embora a persistente resenha de que não possui um título mundial, é um campeão.

Nós brasileiros somos ufanistas, queira pela história sofrida do povo, queira pela sua formação difusa, nos apegamos a títulos. Nos sentimos melhores por sermos Penta Campeão de Futebol. Felizes por títulos de campeão em muitos outros esportes.

Mas existe um título que não nos deixa nem um pouco felizes. O de Campeão Mundial de Acidentes do Trabalho. Estamos entre os quatro países que mais acidentes e óbitos ocorrem em função do trabalho, juntos com a China, a Índia e a Indonésia. De 2012 a 2020, houve a morte de 21.467 de profissionais brasileiros, o que representa uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais nesse período, aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional
do Trabalho (OIT).

Neste período, foram registrados no Brasil 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho, que geraram um gasto previdenciário que ultrapassa R$ 100 bilhões. Só no ano passado foram registrados cerca de 700 mil acidentes de trabalho. Deste total, 80 mil ocorrem nos setores da indústria extrativa e construção civil e exploração agropecuária, que são atividades que envolvem diretamente as áreas da engenharia e agronomia.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2013, apontam que 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais chega a 321 mil, ao ano. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre em decorrência de doença relacionada ao trabalho.

São pessoas que foram mutiladas, que perderam sua capacidade parcial ou total para o trabalho. São vidas que foram ceifadas. Famílias que foram destruídas. E o que eu e você Engenheiro tem a ver com isso? Qual a nossa participação como gestores, empresários, como formadores de opinião, na alteração deste triste cenário? Não podemos admitir que se trata de mera fatalidade.

Todo o nosso esforço deve ser no sentido de oferecer um local de trabalho seguro. Investir em treinamentos, participar de discussões técnicas sobre o tema, ter e propagar a consciência de que investimento em segurança do trabalhador não é custeio.

Artigo por José Carlos de Souza, Engenheiro de Segurança do Trabalho pela FAAP, Mestre em Administração pela FACCAMP, Professor e Coordenador da Pós Graduação do SENAC – Jundiaí – CREA 2300023535.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

Planejar a cidade

Artigo por Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí

Publicado

em

Por

Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí
Foto: Arquivo pessoal

Ao construirmos uma casa, necessitamos de planejamento e fundações sólidas. Assim também funciona com uma cidade: não há espaço para projetos desorientados, baseados em proposições meramente empíricas e desprovidas de sustentação orçamentária, sem unidade estratégica. O governador Mário Covas dizia que governar exige dizer sim, mas também dizer não. Acrescento que o que se diz, na prática, deve reverberar os…

Continuar lendo

Opinião

Os efeitos da escravidão promovida pelos colonizadores continuam impedindo o avanço da economia brasileira

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Brasil em pleno século XXI ainda enfrenta distorções na economia e desigualdade social por causa do longo período escravocrata e pela maneira como ocorreu o processo de abolição. As deformações na economia brasileira foram criadas a partir do momento em que a escravidão foi mantida, pois era a base do sistema legal desprezando o capitalismo como sistema de organização…

Continuar lendo

Opinião

Lula festeja o crescimento da economia e o povo ainda não

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Presidente Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

As projeções para a economia brasileira são positivas e o governo aproveita para promover as suas conquistas dando publicidade para a posição do Brasil no ranking das maiores economias global, e com isso vai camuflando o problema endêmico da distribuição de rendas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024…

Continuar lendo

Opinião

Elon Musk ataca a democracia no Brasil, tentando barrar a BYD e amenizar sua agonia

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Publicado

em

Por

Elon Musk
Foto: Reprodução/Youtube

O ambicioso, controverso, arrogante e polêmico bilionário sul africano Elon Musk, em uma entrevista à Bloomberg em 2011, caiu na gargalhada quando o repórter sugeriu a BYD como possível rival da gigante Tesla no setor de veículos elétricos. Musk respondeu com empáfia, perguntando se alguém já tinha visto um carro da marca chinesa, subestimando qualquer possibilidade de algum terráqueo superar…

Continuar lendo

Opinião

Decisão do STF sobre retroatividade de impostos agrava a insegurança jurídica

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Publicado

em

Por

Rafael Cervone é presidente do CIESP. Foto: CIESP/Divulgação

É absurda e danosa à economia a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a cobrança retroativa de impostos não recolhidos no passado em razão de sentenças judiciais definitivas ganhas pelas empresas. Estas terão de despender agora expressivo volume de dinheiro com uma inesperada despesa, para arcar com algo que a própria Justiça havia estabelecido como indevido. É uma…

Continuar lendo
Publicidade