Legado: filhos do ‘Gaúcho da Copa’ vão para o Catar e continuam tradição
Conecte-se conosco

Esportes

Legado: filhos do ‘Gaúcho da Copa’ vão para o Catar e continuam tradição

Irmãos Frank e Gustavo Damasceno chegaram ao país no dia do jogo entre Brasil e Suíça. Clóvis Acosta Fernandes foi a sete mundiais entre 1990 e 2014 e morreu aos 60 anos em 2015

Publicado

em

Atualizado há

Filhos do Gaúcho da Copa chegam ao Catar
Filhos do Gaúcho da Copa chegam ao Catar. (Foto: Reprodução/ Instagram/ @gauchosnacopa)

Se na Copa existe um “legado”, com certeza no Brasil ela deixou um depois da realização do torneio em 2014, podendo ser traduzido na missão dos irmãos Frank e Gustavo Damasceno, de Porto Alegre. Eles são filhos de Clóvis Acosta Fernandes, o “Gaúcho da Copa”, que morreu em 2015, e buscam manter vivo o legado do pai.

Os irmãos só conseguiram chegar ao Catar na segunda-feira (28), quando o Brasil enfrentou a Suíça e venceu por um a zero. A rotina da dupla é retratada em um perfil no Instagram, os “Gaúchos na Copa”.

“Sobre representar a missão do pai, é tudo aquilo que a gente já sabia. O carinho que o povo tem, que todo mundo tem, de todos os lugares. Vêm nos dar abraço, nos parabenizar por ter mantido o legado”, diz Gustavo em entrevista ao g1.

O Gaúcho da Copa se tornou símbolo da torcida brasileira depois de estar com a seleção em sete mundiais. O primeiro foi em 1990, na Itália. Clóvis presenciou o tetra, em 1994 nos Estados Unidos, e o penta, em 2002, na Coreia do Sul e no Japão.

Filhos do Gaúcho da Copa chegam ao Catar
Foto: Reprodução/ Instagram/ @gauchosnacopa

Nos mais de 60 países que percorreu e 150 jogos da seleção que acompanhou, uma de suas imagens mais conhecidas, no entanto, não foi festejando um título. Em 2014, após o Brasil sofrer sete a um da Alemanha, Clóvis apareceu na transmissão oficial com expressão triste segurando uma réplica da taça.

Morte de Gaúcho da Copa repercute em sites internacionais. (Foto: Reprodução)

No Catar, Gustavo diz que um torcedor brasileiro agradeceu emocionado pela presença dos irmãos e lembrou do pai, já falecido.

A ida ao Catar foi viabilizada através de patrocínios. No Oriente Médio, os irmãos contam com a parceria de duas pessoas para produzir os conteúdos que vão para as redes sociais.

Com 44 anos, Frank esteve em sua primeira Copa do Mundo em 1994, ao lado do pai. Já Gustavo, de 37 anos, estreou em 1998, na França. Após a morte de Clóvis, em decorrência de um câncer aos 60 anos, os irmãos estiveram na Rússia, em 2018.

Esportes

Jundiaí será representada por uma delegação de 160 pessoas nos Jogos da Melhor Idade

26ª edição da competição acontece entre os dias 25 e 30 de maio, em Campo Limpo Paulista

Publicado

em

Delegação jundiaiense vai contar com 160 pessoas, sendo 135 atletas que disputarão 13 modalidades. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Uma reunião realizada na manhã de segunda-feira (20), na Escola Superior de Educação Física (Esef), definiu os últimos detalhes para a participação da cidade de Jundiaí nos 26º Jogos da Melhor Idade (Jomi), que ocorrerão em Campo Limpo Paulista, de 25 a 30 de maio. A fase estadual do evento será em agosto, na cidade de Itatiba. Os melhores classificados…

Continuar lendo

Esportes

Atleta de Jundiaí quebra recorde brasileiro de marcha atlética que durava 13 anos

Maria do Carmo quebrou recorde da marcha atlética na categoria 60 a 64 anos ao vencer a prova do Circuito Paulista Open.

Publicado

em

Maria do Carmo concluiu a prova em 20 minutos e 42 segundos, quebrando o recorde anterior em 45 segundos (Foto: Esporte de Jundiaí)

A atleta Maria do Carmo Viana dos Santos, de Jundiaí, conquistou um feito histórico na prova dos 3.000 metros de marcha atlética, na categoria 60 a 64 anos. Durante a 4ª etapa do Circuito Paulista Open de Atletismo, em São Bernardo do Campo, Maria do Carmo quebrou o recorde de marcha atlética de sua categoria, recorde esse que já durava…

Continuar lendo

Esportes

Dois atletas de Jundiaí entram na lista de melhores pilotos de BMX Racing do mundo

Luca Grigoletto conquistou o 7º lugar e Andrey Toledo, o 49º, no Campeonato Mundial de BMX Racing. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O Campeonato Mundial de BMX Racing, realizado em Rock Hill, nos Estados Unidos, foi palco de grandes conquistas para os atletas da cidade de Jundiaí. Luca Grigoletto se classificou entre os oito melhores do mundo na categoria 16 anos, conquistando o 7º lugar. Já Andrey Toleto, de apenas 9 anos, competiu com os 108 melhores atletas do mundo em sua…

Continuar lendo

Esportes

Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Essa será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Globo

Em um dia histórico para o futebol feminino, a FIFA oficializou na madrugada desta sexta-feira (17) a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O anúncio aconteceu durante o Congresso da federação em Bangkok, na Tailândia. Essa será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul, marcando um…

Continuar lendo

Esportes

Analisando a fantástica temporada de Phil Foden no Manchester City

Publicado

em

Por

A Premier League está se preparando para um dos finais mais emocionantes da história recente, com apenas um ponto separando os pesos pesados Arsenal e Manchester City na corrida pelo título no momento em que este artigo é escrito. Os Gunners estão em busca de sua primeira vitória na Premier League desde a notável temporada invencível sob a orientação de…

Continuar lendo
Publicidade