Vandalismo em Brasília: 'Todo protesto pacífico é válido. O resto é baderna', diz Mourão 
Conecte-se conosco

Política

Vandalismo em Brasília: ‘Todo protesto pacífico é válido. O resto é baderna’, diz Mourão 

Na noite desta segunda-feira (12), um grupo bolsonarista tentou invadir a sede da PF em Brasília, queimou carros e ônibus, e depredou delegacia.

Publicado

em

Atualizado há

Carro pegando fogo em Brasília
Mourão afirmou à CNN que aguarda as investigações e a identificação dos responsáveis pelos atos de vandalismo (Foto: Reprodução/Rede Globo)

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, o grupo de bolsonaristas que vandalizou o centro de Brasília incendiou oito carros e cinco ônibus. Na noite desta segunda-feira (12), os vândalos tentaram invadir o prédio da Polícia Federal e quebraram vidros da 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

Há mais de 40 dias, apoiadores do atual Presidente, Jair Bolsonaro, protestam em todo o Brasil. Entre as reinvindicações, estão a anulação do resultado das urnas no segundo turno das eleições de 2022 e a permanência de Bolsonaro no poder.

Assim, na manhã desta terça-feira (13), o vice-presidente, Hamilton Mourão, conversou com jornalistas da CNN sobre o caso. Mourão defendeu a validade de todo protesto ordeiro e pacífico, mas que “o resto é baderna”. Para o vice-presidente, seria necessário conter esses casos precisam pela aplicação da lei.

Mourão afirmou ao jornal que aguarda investigações e a identificação dos responsáveis pelos atos de vandalismo em Brasília. Ainda de acordo com o vice-presidente, essas táticas de protesto “não têm nada a ver” com as manifestações na frente do Quartel-General do Exército do Brasil. “Compete aos encarregados de manter a lei e a ordem investigar, para que não ocorram generalizações”, ressaltou.

Confronto com policiais

A Polícia Militar foi chamada para a região dos atos de vandalismo, e reagiu com bombas de gás e balas de borracha. Assim, houve confronto com os radicais. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública do DF precisou restringir o trânsito em algumas áreas na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e em outras vias da região central.

Equipes da PM reforçaram vigilância na região em que o Presidente eleito, Lula, está hospedado, e o governador Ibaneis Rocha (MDB) garantiu que estão agindo com as forças policiais. “Todas as nossas forças policiais estão nas ruas”, informou.

O secretário de Segurança, Júlio Danilo Souza Ferreira, afirmou que os participantes dos atos de vandalismo serão responsabilizados: “A partir de agora , temos imagens, filmagens, temos como identificar”. Ainda assim, não há informações sobre prisões até esse momento.

Uma nota da Polícia Militar do Distrito Federal afirma que o protesto começou após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o cacique José Acácio Serere Xavante, apoiador de Bolsonaro. A detenção ocorreu pela suposta prática de condutas ilícitas em atos antidemocráticos.

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo