PGR pede ao STF que Moro seja condenado à prisão
Conecte-se conosco

Política

PGR pede ao STF que Moro seja condenado à prisão

A denúncia se baseia em um vídeo em que Sérgio Moro diz que Gilmar Mendes vende habeas corpus. Ex-juiz diz que vídeo foi tirado de contexto.

Publicado

em

Atualizado há

Sergio Moro
A PGR pediu a prisão de Sérgio Moro por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do STF (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Nesta segunda-feira (17), a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu a prisão do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR). A denúncia é por calúnia contra o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

O documento de pedido de prisão, assinado pela vice-procuradora-geral, Lindôra Maria Araujo, se baseia em um vídeo de Moro. Nas imagens, o ex-juiz aparece alegando que Gilmar Mendes vende habeas corpus.

“Em data, hora e local incertos, o denunciado Sergio Fernando Moro, com livre vontade e consciência, caluniou o Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, imputando-lhe falsamente o crime de corrupção passiva, previsto no artigo 317 do Código Penal, ao afumar que a vítima solicita ou recebe, em razão de sua função pública, vantagem indevida para conceder habeas corpus, ou aceita promessa de tal vantagem”, disse Lindôra.

De acordo com a vice-procuradora-geral do PGR, Moro agiu “com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva” de Mendes, “tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do País”.

Vídeo viral

No vídeo que viralizou nas redes sociais, Sérgio Moro está em, aparentemente, uma festa. Em determinado momento, alguém diz ao fundo: “Está subornando o velho”.

Em resposta, enquanto pega um copo, o senador responde: “Não, isso é fiança… instituto. Pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.

Quando as filmagens viralizaram na internet, a assessoria de Moro disse, à CNN, que a fala foi “retirada de contexto”. “Tanto que [foi] divulgado só um fragmento, e não contém nenhuma acusação contra ninguém”, disse a assessoria.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade