Governo Federal lança campanha para buscar desaparecidos
Connect with us

Brasil

Governo Federal inicia mobilização com foco na busca de desaparecidos

A primeira fase da campanha do Governo Federal, que vai até sexta-feira (30), é voltada para a coleta de amostras de DNA de familiares de desaparecidos

Published

on

Atualizado há

Ana Paula Farias fazendo a coleta de DNA para campanha do Governo Federal
Foto: Jamile Ferraris / MJSP

O Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu início nesta segunda-feira (26), à Mobilização Nacional de Identificação e Busca de Pessoas Desaparecidas. A campanha, que ocorrerá em três etapas, envolve técnicas de identificação genética e papiloscópicas, com o objetivo de localizar pessoas desaparecidas em todo o Brasil.

A primeira fase da campanha do Governo Federal, que vai até sexta-feira (30), é voltada para a coleta de amostras de DNA de familiares de desaparecidos, realizada através de saliva. Para participar, é necessário apresentar o boletim de ocorrência do desaparecimento. Confira a lista dos quase 300 pontos de coleta espalhados pelo país.

Durante a cerimônia de lançamento da campanha do Governo Federal, no Palácio da Justiça, em Brasília, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou o caráter humanitário da mobilização.

“O primeiro aspecto dessa mobilização é o humanitário, porque o encontro de um ente querido faz cessar uma dor. Portanto, é uma questão que diz respeito aos direitos humanos”. A campanha faz parte das ações em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, celebrado em 30 de agosto.

Coleta de DNA e esperança para as famílias

O evento de abertura da campanha do Governo Federal contou com a presença de Ana Paula Farias Lima, filha de José Gomes Lima, desaparecido há três anos no Distrito Federal, que participou da coleta de DNA. Em seu depoimento, Ana Paula expressou sua esperança. “Tenho esperança de ter uma resposta, porque quem perde um ente querido acorda todos os dias com a esperança de encontrá-lo. E dorme com uma dor muito grande no coração por não ter notícias”.

O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, reforçou a importância da coleta de DNA como forma de encorajar a participação das famílias, dissipando possíveis medos em relação ao procedimento. “Com um ato tão singelo, aumentamos em vários níveis o percentual de sucesso no encontro das pessoas desaparecidas”, afirmou.

A legislação assegura que as amostras fornecidas voluntariamente pelos parentes serão utilizadas exclusivamente para a identificação dos desaparecidos.

Expansão da rede de identificação

Na segunda etapa da mobilização do Governo Federal, o foco será a coleta de impressões digitais e material genético de pessoas vivas com identidade desconhecida. A terceira e última etapa será dedicada à análise das impressões digitais de corpos não identificados, armazenadas em cada unidade federativa, e ao cruzamento dessas informações com os registros já existentes nos bancos de dados.

Essa análise, conhecida como backlog, alimentará a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), que opera em parceria com a Polícia Federal e as secretarias estaduais de Segurança Pública.

As amostras genéticas de pessoas vivas e falecidas com identidade desconhecida serão enviadas rotineiramente ao Banco Nacional de Perfis Genéticos. Esse banco realiza o cruzamento de dados em nível nacional com os perfis coletados pelos 23 laboratórios de genética forense que integram a RIBPG. A identificação genética desempenha um papel essencial na Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, instituída pela Lei nº 13.812/2019.

Dados do Governo Federal sobre o cenário atual de desaparecimentos

Entre janeiro e agosto de 2024, foram registrados 45.670 desaparecimentos no Brasil, sendo 29.498 do sexo masculino e 15.833 do sexo feminino. Desses, 12.148 eram menores de 17 anos e 32.415 tinham mais de 18 anos.

Durante o mesmo período, 30.016 pessoas foram localizadas, sendo 10.736 do sexo feminino e 17.931 do sexo masculino. Entre os localizados, 7.654 tinham até 17 anos e 20.887 eram maiores de 18 anos.

Brasil

Campo Limpo Paulista, Itupeva e Várzea Paulista terão sedes próprias da OAB SP

Segundo a OAB SP, ainda em novembro deste ano ocorrerá o processo eleitoral para a escolha das diretorias das subseções recém-criadas

Published

on

Sede da OAB SP
Foto: Divulgação

A região de Jundiaí será beneficiada com a instalação de novas subseções da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). As cidades de Campo Limpo Paulista, Itupeva e Várzea Paulista contarão, a partir do início de 2025, com sedes próprias dedicadas à advocacia local. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a estrutura jurídica dessas localidades, que…

Continue Reading

Brasil

Baixa umidade: eventos devem garantir água grátis ao público até o fim de 2024

A determinação, assinada pelo governo Lula, é válida até o fim de 2024 e tem como objetivo combater os efeitos da onda de calor e baixa umidade

Published

on

Garrafas de água serão dispostas ao público por baixa umidade
Foto: Canva

Nesta terça-feira (27/8), o governo Lula publicou uma portaria que obriga grandes eventos, como festivais e shows, a fornecerem água gratuita para o público. A determinação é válida até o fim de 2024 e tem como objetivo combater os efeitos da onda de calor e baixa umidade que afeta o Brasil desde a semana passada. A portaria, assinada pela Secretaria…

Continue Reading

Brasil

Roubos e “gatos” aumentaram conta de luz

Saiba como os “gatos” na rede elétrica elevaram as tarifas de energia em 2023 e veja quais as medidas que estão sendo adotadas em contramedida

Published

on

Poste de energia elétrica com fiação embaraçada, representando furtos de energia ("gatos"), que impactam a conta de luz.
Foto de Amy Elting na Unsplash

A conta de luz dos brasileiros em 2023 foram fortemente impactadas por furtos de energia elétrica, os conhecidos "gatos". Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os furtos foram responsáveis por um aumento de até 13,4% nas tarifas de energia. Aumento que afeta diretamente as famílias, que já enfrentam desafios econômicos, e gera um efeito em cascata na economia…

Continue Reading

Brasil

Revogação pública de procuração particular que faz OPA Soluções Tecnológicas S.A.

Published

on

Continue Reading

Brasil

Segundo dados do IBGE, população brasileira pode deixar de crescer em 2041

Segundo o IBGE, nessa data, o Brasil deverá atingir um total de 220.425.299 habitantes. A partir de 2042, a tendência é de queda populacional

Published

on

Segundo o IBGE, nessa data, o Brasil deverá atingir um total de 220.425.299 habitantes. A partir de 2042, a tendência é de queda populacional
Foto: Canva

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (22) um levantamento que aponta para a possibilidade de a população brasileira parar de crescer a partir de 2041. Segundo o estudo, nessa data, o Brasil deverá atingir um total de 220.425.299 habitantes. A partir de 2042, a tendência é de queda populacional, marcando uma mudança significativa na demografia…

Continue Reading