Pedagoga e intérprete de Jundiaí lança livro sobre inclusão de crianças surdocegas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pedagoga e intérprete de Jundiaí lança livro sobre inclusão de crianças surdocegas

Ela apresentou o livro no Simpósio sobre Surdo-Cegueira, Autismo e Deficiências Múltiplas, promovido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí

Publicado

em

Adriana, diretora, e Valdinéia, intérprete e autora do livro. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Valdinéia Aparecida do Nascimento, intérprete de Jundiaí, lançou seu livro “Descobrindo um mundo diferente” no último sábado (26), durante a terceira edição do Simpósio sobre Surdo-Cegueira, Autismo e Deficiências Múltiplas. O livro fala sobre a realidade da inclusão de crianças surdocegas.

O evento que ocorreu no auditório Pedro Fávaro da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), além de receber o lançamento, tratou também da necessidade de uma maior inclusão na sociedade de pessoas com necessidades especiais.

Valdinéia e intérprete tátil de Gustavo Henrique Mariano Gonçalves, aluno da Emeb Antônio de Pádua Giaretta, do Jardim Carlos Gomes. O menino de 12 anos é surdocego congênito, tem Síndrome de Peters e é protagonista da obra lançada.

“O Gustavo é um exemplo de evolução social e pedagógica e já consegue se comunicar bem”, definiu a professora.

O livro conta passagens da vida do jovem misturadas com personagens fictícios. Valdinéia conheceu Gustavo – morador do Jundiaí-Mirim – no primeiro ano do simpósio, em 2017. “Ele era agressivo, além dos problemas de nascença. Agia desta forma por não ser compreendido em sua comunicação. Era a forma que encontrava para se defender, sem falar no isolamento, que foi mudado um ano e meio depois, com o trabalho de libras táteis. Gustavo usa as mãos como ferramenta de comunicação”, revelou.

Valdinéia, Gustavo e seus pais participaram do encontro de lançamento. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Gustavo está feliz com o lançamento. Samuel e Jéssica, pais do adolescente traduziram essa mistura de sensações. “Este é um momento de realização e de descoberta para mim”.

Valdinéia reforçou a importância de livros que envolvam a educação inclusiva, especial sobre a surdocegueira. “Não existe um material como esse, destacando que existe transformação a partir da comunicação”, emendou Valdinéia, que também é pedagoga, psicopedagoga e tradutora e intérprete de libras.

Iniciativa

O simpósio nasceu há dois anos como forma de divulgação da surdocegueira, como explicou a diretora da Emeb, Adriana Menezes Tonholo.

“Quem tem esta deficiência pode ser atendido numa escola regular, como a nossa, porém devemos pensar na infraestrutura do colégio para melhor atender este aluno”, disse. “O Brasil precisa saber como lidar com pessoas com deficiência. Em seguida, é necessária a criação de políticas públicas que atendam aos anseios destes indivíduos”, completou Adriana.

Valdinéia também falou aos participantes. Ao lado de Sandra Samara Pires Farias, mãe da também surdocega congênita Janinne Pires Farias, de 27 anos, elas falaram sobre a realidade e a inclusão da deficiência.

Janinne mora na cidade baiana de Barreiras e veio a Jundiaí especialmente para participar da iniciativa da FMJ. Ela é professora de braile e faz faculdade de Pedagogia. Foi a primeira surdocega congênita do Brasil a ingressar numa instituição pública de ensino superior.

“Estar em Jundiaí faz com que eu me sinta muito bem. Os surdocegos podem sim participar de todos os eventos que desejarem”, resumiu a jovem em gestos “traduzidos” pela mãe.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo