Veterinário da Zoonoses tira principais dúvidas sobre escorpiões e dengue
Conecte-se conosco

Entrevistão

Veterinário da Zoonoses tira principais dúvidas sobre escorpiões e dengue

“Maior erro da população em geral é achar que este problema não é de todos”, alerta Luis Gustavo Grijota

Publicado

em

Foto do veterinário segurando escorpião em laboratório, por meio de uma pinça
Luis Gustavo Grijota atua há 9 anos na Unidade de Vigilância de Zoonoses. (Foto: Divulgação)

Com a chegada do verão, o número de animais peçonhentos e arboviroses crescem no município, que registra 34 acidentes com escorpiões e 2.877 casos de dengue, segundo boletim da Vigilância Epidemiológica.

Pensando nisso, o Tribuna de Jundiaí conversou com o médico veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Luis Gustavo Grijota Nascimento, que atua no órgão há quase 9 anos, para tirar as principais dúvidas sobre prevenção, cuidados e erros cometidos pela população.

Tribuna de Jundiaí: O número de ocorrências de escorpiões cresce no verão. Você acredita que esse fator possa gerar uma infestação do bicho na cidade?

Luis Grijota: Na realidade, durante a época mais quente do ano a reprodução de grande parte dos animais se intensifica, não somente dos escorpiões. Seus principais alimentos nos meios urbanos são as baratas, que também proliferam em maior velocidade nesses meses. Assim, temos um panorama perfeito para esses aracnídeos: ambiente favorável e alimento em grandes quantidades. As infestações não ocorrem de forma generalizada no município, mas em áreas onde existam fatores favoráveis para instalação e manutenção das populações dos escorpiões.

TJ: Quais são os meios mais eficazes de prevenir acidentes e combater o escorpião?

LG: É importante lembrar que existem duas espécies mais comumente encontradas nas cidades: escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião marrom (Tityus bahiensis). Ambas podem provocar acidentes, mas apresentam comportamentos diferentes e são encontradas em situações completamente distintas. Enquanto o amarelo pode ser encontrado nas galerias de águas pluviais e de esgoto, o marrom prefere habitar locais com resíduos de materiais de construção e de entulho ou acúmulo de materiais inservíveis. Essa distinção é relevante porque impacta na forma e onde os acidentes ocorrem e, consequentemente, na instalação das medidas de prevenção mais adequadas.

Assim, para infestações causadas pelo escorpião amarelo o que se orienta é:

  • Manter a tampa dos ralos internos fechada, abrindo apenas para limpeza e/ou enquanto estiver em uso;
  • Colocar telas de trama fina nos ralos na área externa;
  • Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia;
  • Eliminar frestas e vãos de espelhos de luz e pontos de fiação elétrica.

Já para se evitar o aparecimento dos escorpiões marrons devemos:

  • Vedar frestas nos muros, nas paredes e nos pisos;
  • Não acumular entulho ou materiais de construção;
  • Manter o ambiente limpo e organizado;
  • Acondicionar o lixo corretamente em recipientes fechados;
  • Evitar mato em terrenos;
  • Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou remoção de quaisquer materiais que possam servir de abrigo aos escorpiões.

Porém, tanto para uma, quanto para outra espécie, a melhor forma de prevenção é o manejo ambiental. Cada morador tomando conta do seu território, eliminando todos os ambientes favoráveis e as vias de acesso ao interior de suas residências. O controle químico, é importante ressaltar, não é uma medida eficaz para o controle, devendo ser utilizado com bastante cautela. Se o tipo do veneno for mal selecionado ou empregado pode espalhar uma população ao invés de eliminá-la.

TJ: A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Zoonoses, realiza quais ações em combate ao animal?

LG: A Zoonoses possui cerca de 200 armadilhas espalhadas pelo município, que são constantemente analisadas. Além disso, atendemos a todas solicitações de vistorias e orientações feitas pelos moradores pelo canal oficial de atendimento (telefone 156) e mapeamos os locais com maiores frequências de encontro.

Escorpião preso pelo rabo à pinça

Veterinário alerta cidadãos para ambientes favoráveis a aparição de escorpiões. (Foto: Divulgação)

TJ: Além dos escorpiões, no verão, os casos de dengue também crescem no município. Quantas ocorrências a cidade registra? Há mortes?

LG: Em 2019 registramos, até o momento, 2676 casos contraídos na cidade e 194 casos importados de outros municípios. Há apenas um óbito confirmado. O que nos lembra que, embora raros, a doença pode apresentar casos graves, reforçando a necessidade de a população se manter atenta e aplicar diariamente as medidas de prevenção.

TJ: Quais medidas preventivas estão sendo realizadas? Com qual periodicidade?

LG: O trabalho preventivo da dengue ocorre o ano todo pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), de forma rotineira e sistemática. Nesse período, porém, os trabalhos são intensificados, com vistorias e orientações recorrentes em imóveis residenciais, em pontos estratégicos e imóveis especiais, acompanhamento das áreas de maior risco, avaliações dos níveis de infestação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença), eliminação de criadouros e investigação epidemiológica em tempo oportuno de quaisquer casos suspeitos notificados.

TJ: Como prevenir a procriação do mosquito da dengue dentro de casa?

LG: Cerca de 80% dos criadouros para o Aedes aegypti são encontrados dentro das residências. Assim, a melhor forma de prevenção é semelhante à dos escorpiões: com cada morador tomando conta do seu território eliminando todos os possíveis criadouros, como vasinhos e pratinhos de plantas, e cuidando para que outros materiais não se tornem, como os comedouros e bebedouros de animais, a caixa d’água, as calhas, garrafas com boca para cima, pneus, etc. Além disso, devemos descartar adequadamente todo e qualquer material inservível.

TJ: Quais são as maiores dúvidas e erros da população sobre escorpiões e dengue?

LG: O maior erro da população em geral é achar que este problema não é de todos, mas dos vizinhos, conhecidos ou apenas do serviço público. Todos nós devemos agir com responsabilidade social e cívica e, assim, ter consciência de que nosso comportamento diário é muito importante para a prevenção não somente da dengue e dos acidentes causados por escorpiões, mas de outros agravos e zoonoses.

TJ: Como você encara essas situações tensas, como uma possível infestação de escorpião e surto de dengue?

LG: Todos da Zoonoses enfrentam o cotidiano de trabalho de forma tranquila e pragmática, agindo tecnicamente e aplicando as medidas preventivas ou de controle condizentes com cada situação encontrada nas áreas de ocorrência desses animais, com a maior agilidade e eficiência possível.

Entrevistão

Fã jundiaiense vai aos 11 shows do Coldplay e ganha violão do Chris Martin

Felipe, que ficou conhecido como ‘o menino dos 11 shows’ coleciona itens raros de seus artistas favoritos. Como ele consegue??

Publicado

em

Fã de Jundiaí ganha violão do Chris Martin
Felipe Schadt conta sobre os perrengues e o desafio dos 11 shows até atingir seu objetivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Schadt é de Jundiaí mas recentemente ficou conhecido no Twitter como “o menino dos 11 shows”. Explico: Felipe chamou a atenção de todo fã de música do Brasil – e alguns haters – por realizar a proeza de ir aos 11 shows da banda Coldplay aqui em terras tupiniquins. É isso aí, você não leu errado, o jornalista, professor…

Continuar lendo

Entrevistão

Gestão e economia fortes colocam Jundiaí no cenário internacional

Com o PPA que será executado de 2022 a 2025, a cidade dará um novo salto – inclusive em metas definidas pela ONU

Publicado

em

Parimoschi
Parimoschi ressalta a pujança do município e os desafios que o governo terá de enfrentar nos próximos anos (Fotos: PMJ)

Que no cenário brasileiro Jundiaí tem destaque, isso não é novidade para ninguém. Com números comparados a grandes capitais, o município tem como destaque principal nos últimos anos uma palavra que foi repetida exaustivamente pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, durante o Entrevistão do Tribuna de Jundiaí desta semana: planejamento. Dono de uma carreira construída no serviço…

Continuar lendo

Entrevistão

Especialista aponta principais motivos do endividamento e dá dicas para sair da crise

Trabalho é feito por profissionais que já tiveram experiência em bancos, o que facilita na decisão da melhor opção

Publicado

em

dívida Márcio Ribeiro Entrevistão
Foto de uma das palestras feitas por Márcio Ribeiro, antes da pandemia: consultoria especializada em dívidas (Foto: Arquivo Pessoal)

Existem casos de dívidas com bancos em que de um departamento para outro, dentro da agência, é possível reduzir muito o saldo. Conhecer esses mecanismos é um diferencial e isso é uma das atribuições da "Sem Dívidas Bancárias", empresa que tem no mercado mais de 14 mil horas de atendimento em negociação e renegociação de dívidas com agências bancárias. Márcio…

Continuar lendo

Entrevistão

Com experiência olímpica, Tarallo celebra nova fase na carreira vitoriosa

Dono de uma carreira invejável, Luís Cláudio Tarallo tem desafio grande pela frente, agora como gestor

Publicado

em

Tarallo
Carreira formada no basquete é recheada de títulos e disputas internacionais: servidor em Jundiaí há mais de 30 anos (Foto: PMJ)

Os títulos e conquistas fazem parte da vida deste professor de Educação Física, que já encheu a cidade de orgulho quando comandou a seleção brasileira de basquete feminino nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Dono de uma carreira invejável, Luís Cláudio Tarallo, 55 anos, tem um desafio grande pela frente: comandar o esporte de Jundiaí como gestor municipal, após convite…

Continuar lendo

Entrevistão

“Continuo sendo a voz da população, agora no Executivo”, diz vice-prefeito Gustavo Martinelli

Trabalho integrado com os municípios tem chamado a atenção. Em pauta, inclusive, a Região Metropolitana de Jundiaí

Publicado

em

Vice-prefeito Gustavo Martinelli
Trabalho diferenciado como vice-prefeito tem chamado a atenção da população: vistorias, reuniões em bairros e mais demandas (Foto: PMJ)

Considerado um fenômeno da política local, Gustavo Martinelli completou sete meses na nova função como vice-prefeito de Jundiaí. Recordista de votos em duas eleições consecutivas e o mais votado da cidade no pleito à Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2018, o filho do seo Valdir Aparecido Ferreira Martinelli e da dona Inês Pereira de Almeida Martinelli está em ascensão…

Continuar lendo
Publicidade