Fundação Serra do Japi pede que visitantes respeitem mata nativa e evitem abusos
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Fundação Serra do Japi pede que visitantes respeitem mata nativa e evitem abusos

Qualquer denúncia de irregularidade pode ser feita para a Guarda Municipal, através do 153

Publicado

em

Carros entram em área da Serra
Encontro com carros e circular em alta velocidade nas estradas de terra estão entre condutas proibidas. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Com atenção redobrada no verão, quando jundiaienses e visitantes de fora da cidade buscam por lazer em áreas da Serra do Japi, a Fundação responsável pelos projetos da área de preservação orienta para cuidados.

“A Serra possui uma legislação própria de gestão de território, por isso, antes de fazer eventos, adquirir áreas ou construir casas é necessária uma consulta ao Poder Público”, alerta Vania Plaza Nunes, superintende da Fundação Serra do Japi.

Nos finais de semanas, não é incomum que o acúmulo de pessoas em áreas próximas à mata gere sujeira excessiva, danos às árvores, focos de queimadas, barulho, poluição e incômodo à fauna e a quem vive no local. Além disso, há denúncias de carros circulando em alta velocidade nas estradas de terra dos bairros Santa Clara, Paiol Velho e Eloy Chaves.

“Por isso, indicamos que os visitantes e moradores interessados em reunir parentes e amigos no local devem entrar em contato com a prefeitura ou a Fundação Serra do Japi pelos telefones (11) 4817-8273 e 4589-8984, para saber como devem proceder quando estiverem no lugar”. Além disso, a superintendente reforça: “qualquer denúncia de irregularidade pode ser feita ao telefone 156 ou à Guarda Municipal de Jundiaí, pelo número 153”.

As leis que dão o regramento à permanência de pessoas na Serra do Japi são o decreto 20.876, de 2007, e a lei municipal complementar 417, de 2004, que rege a proteção do território.

Sinalização

Pelo menos 10 placas foram instaladas nos pontos de acesso à Serra ou em áreas de maior fluxo de pessoas. A sinalização colocada, de iniciativa da Fundação da Serra do Japi, orienta os visitantes: “você está entrando em uma área de proteção ambiental. Respeite o Meio Ambiente e evite multas!”.

Pictogramas acompanham as mensagens indicando que promover encontros de veículos motorizados como jipes e motos de trilhas, nadar, caçar e fazer queimadas são ações proibidas.

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Publicado

em

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continuar lendo

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo
Publicidade