Monitor de robôs online aponta maior número de atividade no Brasil após revelação sobre Carlos Bolsonaro
Conecte-se conosco

Política

Monitor de robôs online aponta maior número de atividade no Brasil após revelação sobre Carlos Bolsonaro

Esta é a primeira vez que conteúdos não relacionados aos EUA chegam no topo da lista de atividade mundial de contas falsas da Bot Sentinel

Publicado

em

Carlos Bolsonaro
Monitor de robôs online aponta maior número de atividade no Brasil após revelação sobre Carlos Bolsonaro (Foto: Divulgação/Câmara do Rio)

Hashtags de apoio ao presidente Jair Bolsonaro ou de ataques visto como ameaça por seus apoiadores chegaram pela primeira vez ao topo da lista de conteúdos publicados a partir de contas falsas no Twitter.

A informação foi confirmada pela ferramenta Bot Sentinel que monitora publicações feitas de contas falsas, conhecidas como robôs ou simplesmente bots.

Seu fundador, o americano Christopher Bouzy, disse que esta é a primeira vez que conteúdos não relacionados aos EUA chegam ao topo de sua lista de atividade mundial de contas falsas.

A ascensão de frases e hashtags ligadas ao Brasil surgiu a partir do início de abril, com #MaiaTemQueSair, #FechadocomBolsonaro e #DerrreteMBL.

print de tweet

Bot Sentinel monitora e identifica atividades de contas falsas nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)

Segundo Bouzy, a ferramenta descobriu as contas falsas devido ao aumento de hashtags e fases publicadas pela mesma. “O algoritmo as encontrou sozinho”.

No último sábado (25), a Polícia Federal identificou o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente do Brasil, como um dos articuladores de um esquema criminoso de fake news.

A investigação seria um dos motivos pela troca do comando do PF e saída da Justiça, Sergio Moro, segundo a ‘Folha de S. Paulo’.

Ainda no sábado, o Bot Sentinel colocou no topo das hashtags globais publicadas por contas falsas a #FechadocomBolsonaro. No segundo lugar, #MaisTemQueCair, seguida de #Trump2020 e #MaiaVaiCair.

Já no início dessa semana, a #FechadocomBolsolnaro (com um “L” a mais) foi replicada milhares de vezes e levantou suspeitas do uso de robôs entre usuários da rede social pelo erro ortográfico.

No entanto, a rede social emitiu uma nota informando que “não foi encontrado qualquer indicativo de comportamento coordenado inautêntico ou inorgânico relacionado à hashtag mecionada”.

O Twitter ainda destacou que é comum hashtags com erro de digitação sejam utilizadas repetidas vezes.

Doações para combater a má conduta online

Desde que o Brasil entrou no radar do Bot Sentinel, o projeto que vive de pequenas contribuições de pessoas físicas teve um acréscimo nas doações de brasileiros.

Carluxo B, Jesus na Goiabeira, Flavio Rachadinha B, Gbinete do Ó e Fa-milícia A são alguns dos mais 60 usuários brasileiros do Twitter que, nos últimos dias, fizeram doações para o projeto.

O fundador da ferramenta acredita que a população brasileira “está farta da ação de contas falsas” e resolveram um apoiar um projeto que acabe com a má conduta online.

Com o resultado positivo nas contribuições, Bouzy considera a possibilidade de criar uma versão da ferramenta em português.

Com informações de ‘A Gazeta’ e ‘Agência FolhaPress’.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade