Bolsonaro anuncia reforma ministerial para acomodar Centrão
Connect with us

Política

Bolsonaro anuncia reforma ministerial para acomodar Centrão

O chefe do Executivo destacou que as alterações são necessárias

Published

on

Atualizado há

(Foto: divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira (21), que pode fazer uma nova reforma ministerial nos próximos dias. Em entrevista à rádio Jovem Pan de Itapetininga, Bolsonaro não adiantou nomes, mas disse que mudanças devem ser anunciadas na próxima segunda (26). O chefe do Executivo destacou que as alterações são necessárias. “Já estamos trabalhando uma mudança ministerial para continuarmos administrando o Brasil”, comentou o presidente.

Nos bastidores do Palácio do Planalto as movimentações já começaram, e a tendência é de que Bolsonaro troque o comando da Casa Civil. Ainda não está definida a mudança, e o General Luiz Eduardo Ramos, que é um grande aliado de Bolsonaro, deve receber uma nova função dentro do Executivo. A expectativa é de que a Casa Civil fique nas mãos do Senador Ciro Nogueira, que é do Progressistas, e um dos principais comandantes do chamado Centrão.

No Congresso Nacional, a medida é vista como uma tentativa de conter a vulnerabilidade de Bolsonaro no Legislativo, aumentando inclusive o apoio a matérias governistas. Em outro ponto, o presidente também estudar recriar o Ministério do Trabalho e Previdência Social, que iria para Onyx Lorenzoni. O atual chefe da Secretaria-Geral do Governo, também é considerado como um braço direito do Presidente da República.

Essa movimentação pode significar uma diminuição de poder do super Ministério da Economia, já que Trabalho e Previdência estão hoje no guarda-chuva do Ministro Paulo Guedes.

Um outro nome que também ganhou força para a Secretária-Geral foi o do ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Atualmente, o senador está na Presidência da Comissão de Constituição e Justiça, que vai sabatinar o Advogado-Geral da União, André Mendonça, que foi indicado para o Supremo Tribunal Federal.

Política

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli apresentou complemento de voto na retomada do julgamento pela Corte

Published

on

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Canva

Nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu seu voto e reafirmou seu apoio à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Com este posicionamento, o STF formou maioria a favor da não criminalização da posse da droga para uso próprio no Brasil. Posição dos ministros sobre a descriminalização do porte de maconha Ainda…

Continue Reading

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da…

Continue Reading

Política

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de ‘negacionista’

Presidente destacou que há “muita gente boa” para se candidatar, e buscar a reeleição “não é a primeira hipótese”

Published

on

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pode tentar a reeleição nas eleições de 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar" o Brasil. Porém, Lula destacou que há "muita gente boa" para se candidatar, e buscar a reeleição "não é a primeira hipótese". Discurso sobre de Lula sobre…

Continue Reading

Eleições 2024

Zé Dirceu em Jundiaí participa do lançamento da pré-candidatura de Bocalon

Published

on

Zé Dirceu em Jundiaí rodeado de apoiadores no lançamento da pré-candidatura de Bocalon à prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma…

Continue Reading

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading