Exército colabora com a segurança em Jundiaí
Conecte-se conosco

Polícia

Exército colabora com a segurança em Jundiaí

Parceria entre Guarda Municipal e 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC)

Publicado

em

Atualizado há

Exército colabora com a segurança em Jundiaí
Exército colabora com a segurança em Jundiaí (Foto: Divulgação)

A capacitação e o aperfeiçoamento profissional são referências significativas na atuação da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Com isso, a parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy tornou-se efetiva para a consolidação das propostas.

“A qualificação acontece permanentemente na Guarda Municipal de Jundiaí para todos os setores. São diferenciais bem definidos que se tornaram referência no Estado e também no país: são frequentes as visitas de outras instituições e profissionais para conhecer a estrutura operacional e a gestão inteligente da Corporação. Uma das principais determinações do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado é para a capacitação, o que possibilita a prestação de serviços com muita seriedade e bem-estar à população”, declarou o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).

A troca de experiência promove conhecimento à instrução de tiro, com profissionais especializados que realizaram o treinamento dos soldados do 12º GAC em seu estande de tiro.

Os guardas municipais (GMs), Cardoso e Gasparetto, realizaram uma capacitação para 160 soldados sobre equipamentos não letais em missões específicas, os efeitos no emprego tático. Depois, um grupo formado por sargentos também foram capacitados com a mesma especialização.

“A importância da parceria é compartilhar conhecimentos e a estrutura organizacional implantada na Guarda Municipal, pois quando necessário existe uma cooperação para complementar atividades educacionais e operacionais. Nesta proposta, a GMJ utiliza as instalações do Exército para realizar o seu treinamento. Contamos com o apoio do tenente-coronel Tiaraju Kanomata de Mesquita, atual comandante do 12º GAC que acompanha as atividades realizadas: a cooperação técnica fortalece as instituições de maneira bastante positiva, com resultados plenamente satisfatórios”, ressalta o GM Cardoso.

LEIA TAMBÉM:

GM que pulou em represa para salvar mulher recebe homenagem

Guardas municipais socorrem idoso e dão exemplo de amor ao próximo em Jundiaí

Especialização

Há 11 anos na Corporação, o GM Cardoso é também 1º tenente da Reserva do Exército Brasileiro; instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal; responsável pelo Centro de Instrução e Formação (CIF) – a divisão de ensino da GMJ – e o Setor de Inteligência, Armamento e Porte (SIAP). Ministra aulas no Curso de Formação de Guardas Municipais de Jundiaí e para o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) que acontece anualmente por exigência do Ministério da Justiça – Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Além disso, durante todo o ano, os agentes de segurança pública participam de diversos cursos, como o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) que acontece anualmente, exigência do Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp; e o Curso de Formação para Guardas Municipais, direcionado ao ingresso de futuros integrantes na Corporação.

Polícia

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho em SP

A esposa e a outra filha do Guarda também foram mortas. O jovem de 16 anos ligou para a polícia e confessou o crime. Saiba mais.

Publicado

em

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho adotivo em SP
Isac Tavares Santos trabalhava na Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí desde 2012 (Foto: Guarda Municipal de Jundiaí)

Isac Tavares Santos, Guarda Municipal de Jundiaí, foi assassinado pelo filho adotivo, um adolescente de 16 anos. O menor também confessou ter matado a esposa do guarda, Solange Aparecida Gomes, de 50 anos, e a filha do casal, Letícia Gomes Santos, de 16 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, o adolescente ligou para a Polícia Militar, na noite…

Continuar lendo

Polícia

Homem é atropelado por trem na Linha 7-Rubi em Jundiaí

A vítima invadiu a via entre as estações e foi levada a um hospital; CPTM colabora com a investigação e reforça alertas sobre riscos ferroviários.

Publicado

em

Por

Foto: CPTM Governo de SP

Um homem foi atropelado por um trem da Linha 7-Rubi na manhã deste sábado, no trecho entre Jundiaí e Várzea Paulista. De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a vítima teria invadido a via férrea entre as estações e foi colhida pelo trem que seguia no sentido da Estação Brás. Após o acidente, o resgate foi acionado…

Continuar lendo

Polícia

Casal que forjou Pix para doações ao Rio Grande do Sul é preso em Santo André

Publicado

em

Casal é preso em Santo André por fraudes em doações via Pix para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em operação conjunta das Polícias Civis. (Foto: Governo de SP)

Operação conjunta entre as Polícias Civis de São Paulo e do Rio Grande do Sul resulta em prisões Um casal foi preso em Santo André, na região do ABC paulista, na manhã desta quarta-feira (15), suspeito de fraudar doações via Pix destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A operação, batizada de "Dilúvio Moral", é resultado de…

Continuar lendo

Polícia

Guarda de Jundiaí apreende adolescente que teria participado de roubo em ponto de ônibus

O adolescente afirmou ter roubado um aparelho celular, mas o objeto já não estava mais em sua posse. Ele foi apreendido e encaminhado à Fundação Casa.

Publicado

em

Viatura da Guarda Municipal de Jundiaí
O caso aconteceu no bairro Eloy Chaves (Foto: Guarda Municipal de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), Guardas Municipais de Jundiaí apreenderam um jovem de 16 anos suspeito de participar de um assalto. O adolescente estava em um ponto de ônibus na Avenida Carlos Veiga, no bairro Eloy Chaves. De acordo com o relato, um transeunte abordou os guardas Meneses e Gomes, informando que três jovens tentavam roubar uma pessoa usando uma faca. No…

Continuar lendo

Polícia

Homem é preso em Jundiaí suspeito de agredir filho e esposa

Segundo boletim de ocorrência, a mulher chegou a esfaquear o suspeito para se defender das agressões.

Publicado

em

Por

plantao-policial
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil (Foto: Arquivo Pessoal)

Um homem de 43 anos foi preso na madrugada deste domingo (12), na Vila Municipal, em Jundiaí, após supostamente agredir a esposa e o filho. De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher, de 37 anos, teria esfaqueado o marido em legítima defesa. Vizinhos acionaram a polícia após presenciarem a briga. Ao chegar no local, os policiais encontraram o…

Continuar lendo
Publicidade