Pediatra de 92 anos atende crianças de graça: “ser médico é isso”
Conecte-se conosco

Saúde

Pediatra de 92 anos atende crianças de graça: “ser médico é isso”

Ivan Fontoura está aposentado desde 2005, mas continua trabalhando para ajudar crianças de baixa renda

Publicado

em

Pediatra de 92 anos atende crianças de graça “ser médico é isso”
Pediatra de 92 anos atende crianças de graça (Foto: Reprodução/Sempre Família)

Formado em Medicina no ano de 1951, com mestrado nos Estados Unidos, doutorado na França e inúmeros pacientes atendidos na carreira, o pediatra Ivan Fontoura, de 92 anos, poderia aproveitar sua merecida aposentadoria para relaxar, mas ele decidiu continuar atendendo crianças de baixa renda em Pontal do Paraná, no litoral do estado, sem cobrar nada pelo trabalho. 

Há três anos, o médico voluntário dedica dois dias da semana, às segundas e quintas-feiras, para dirigir 12 quilômetros até um pequeno consultório no bairro Jardim Jacarandá, onde atende pacientes, como Brayan Josviaki, de 6 anos. 

O garoto é neto da cozinheira Raquel Martins, o menino é atendido por Fontoura desde o nascimento e a família garante que essas consultas são muito especiais. “Ele é um médico muito competente, atencioso e cuida de todas as crianças que o procuram”, afirma a avó. 

Ainda segundo a mulher, o pediatra também se coloca à disposição para ajudar em emergências que ocorram fora do seu horário de expediente e já atrasou inúmeras vezes seu almoço para receber todos os pacientes que precisam. 

“O importante para ele é atender as crianças. Só depois que termina, ele pensa em almoçar”, relata Raquel, que trabalha em um restaurante da região e costuma receber o idoso após às 15h em dias de consultas.

De acordo com o pediatra, isso ocorre devido à rotina cansativa nos dias dedicados à ação social. “Vou atendendo as crianças sem parar. Aí tomo um cafezinho entre um paciente e outro, e até esqueço de almoçar”, relata o paranaense, que realiza até 40 consultas gratuitas por dia.

LEIA TAMBÉM:

Aos 88 anos, ela encara pós-graduação na Faculdade de Medicina de Jundiaí

Médico surpreende casal surdo ao usar Libras em atendimento de emergência

Em entrevista ao Sempre Família, Fontoura contou que está aposentado desde 2005, quando encerrou suas atividades como diretor do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e precisava recuperar as energias. 

Só que ele conseguiu isso em apenas seis meses de aposentadoria e começou a sentir saudades do trabalho. “A medicina é um vício bom, sabe? A gente fica contente ao ajudar essas pessoas em uma situação difícil e mais ainda quando as coisas dão certo”.

Por isso, ele e a esposa Eva Fontoura, que é enfermeira, decidiram voltar às atividades de maneira voluntária. “Começamos a atender na nossa casa, depois ajudamos pacientes do lixão de Paranaguá por seis anos e agora estamos atendendo aqui em Pontal”, conta o pediatra, que possui dificuldades de audição e sofre com dores musculares. 

“Tenho 92 anos e oito meses, então isso faz parte. A gente levanta com dor, mas vem trabalhar e acaba se entretendo e melhorando durante o dia”.

Essa força demonstrada pelo idoso é elogiada por muitos moradores do balneário como o empresário Wolnei Moroz. De acordo com ele, a coragem do médico para abrir mão do luxo que poderia ter a fim de dedicar seu tempo em benefício dos outros é algo inspirador. “O doutor Ivan dedica a vida dele em amor ao próximo, coisa que pouca gente faz na atualidade”.

O idoso também serve de inspiração para um filho e quatro netos formados em Medicina, e é elogiado por outros parentes como o irmão e ator Ary Fontoura, conhecido por atuar em mais de 40 novelas da Rede Globo. Em sua página do Instagram, o artista homenageou o pediatra ao afirmar que ele é um “exemplo extraordinário de amor ao próximo”.

Paixão começou cedo

Ivan Fontoura nasceu na cidade da Lapa, localizada a 75 quilômetros de Curitiba, e decidiu ser pediatra aos quatro anos de idade com o objetivo de ajudar outras crianças que não tivessem condições de receber atendimento especializado. 

Ele estudou muito para conquistar o diploma de Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) aos 24 anos de idade, buscou diversas especializações e chegou a receber as principais honrarias concedidas pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Segundo a entidade médica, o Diploma de Mérito Ético-Profissional foi entregue ao pediatra em 2007 pelas mais de cinco décadas de trabalho, enquanto a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico foi um reconhecimento pela atividade social que ele começou no litoral do estado. 

“Já ganhei o suficiente em termos financeiros, então hoje eu ganho apenas satisfação. Para mim, ser médico é isso”, finaliza o idoso, que não pensa em parar.

Fonte: Sempre Família

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo