Comitê científico recomenda cancelar festas de réveillon e carnaval no Nordeste
Conecte-se conosco

Brasil

Comitê científico recomenda cancelar festas de réveillon e carnaval no Nordeste

Boletim divulgado nesta sexta-feira diz que eventos poderiam intensificar a transmissão do coronavírus e resultariam em nova onda da pandemia.

Publicado

em

Atualizado há

Carnaval da Bahia (Foto: Bahiatursa/ Ag. Fred Pontes)

Nesta sexta-feira (03), o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, divulgou um boletim em que recomenda que não se realizem festas de réveillon e de Carnaval nos estados da região por causa da nova variante da Covid, a ômicron. O Brasil já tem pelo menos três casos identificados da nova variante.

O documento mostra, ainda, a grande preocupação com o surgimento de outras variantes. Depois dos índices de vacinação completa da população do Brasil, o boletim aponta também, recomendações aos governadores e gestores municipais da região diante dos cenários nacional e global.

Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa que foram divulgados na última na quinta-feira (02), o país tem mais de 63% da população totalmente imunizada.

Veja as indicações

Além das indicações do cancelamento das festividades de révellion, Natal e Carnaval,  que geram aglomerações. Para a entidade, essas festas intensificariam a transmissão do coronavírus e poderiam resultar em nova onda da pandemia.

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste também pede que os governantes da região aumentem a velocidade da vacinação para alcançar, o mais rápido possível, uma maior parcela da população com vacinação completa.

A entidade ainda recomenda uma busca ativa das pessoas que ainda não receberam a segunda dose. Para isso, faz sugestões como o “uso dos agentes comunitários e ampliação dos locais de vacinação nas cidades em locais de grande circulação de pessoas”.

O texto fala ainda sobre a aplicação da vacina nas escolas para atingir a maior cobertura de vacinação com a primeira e a segunda dose nos adolescentes. Sugerindo também, o uso de viaturas como o carro da vacina, em analogia com o “carro do ovo” nas cidades onde se utiliza serviço de som.

Algumas outras recomendações são a manutenção do uso obrigatório de máscaras faciais e outras medidas de proteção individual e coletiva, como a exigência do passaporte de vacina para entrada em cinemas, teatros, estádios de futebol, e estabelecimentos do gênero, além do capital político de governadores e outros atores políticos para estimular a solidariedade internacional a desenvolver mecanismos que ampliem a vacinação globalmente, em especial nos países africanos;

E por fim, a sexta recomendação é de identificar todas as possíveis barreiras que dificultam a expansão da cobertura vacinal na população com a implementação de mecanismos para superá-las.

Fonte: g1.

Brasil

Neymar envia aeronave cheia de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens de primeira necessidade para as regiões mais afetadas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Neymar

O jogador de futebol Neymar Jr. mobilizou ajuda para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens essenciais para as regiões mais afetadas. Em 30 de abril, a aeronave de Neymar, um Cessna Citation Sovereign, decolou do Aeroporto…

Continuar lendo

Brasil

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados

Publicado

em

Por

Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Defesa Civil monitora áreas de risco e orienta população a seguir planos de contingência (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos. De acordo com a Defesa…

Continuar lendo

Brasil

Termina hoje (8) prazo para regularizar ou transferir título de eleitor

Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito

Publicado

em

Por

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Esta quarta, 8 de maio, é o último dia para regularizar a situação do título de eleitor ou para solicitar o documento pela primeira vez, garantindo assim o direito de votar nas eleições municipais de outubro. Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito. Quem pode votar Todos os cidadãos que completaram…

Continuar lendo

Brasil

Polícia Federal vai investigar postagens com fake news sobre enchentes no Rio Grande do Sul

Ações incluem pedido de apuração à PF e AGU para preservar a integridade das operações de resgate e informações oficiais.

Publicado

em

Por

visão aérea de enchente no Rio Grande do Sul
(Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil)

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), intensificou as ações para combater a proliferação de notícias falsas sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. O ministro Paulo Pimenta da Secom acionou a Polícia Federal (PF) e a Advocacia-Geral da União (AGU) para investigar a autoria e punir os responsáveis pelas fake news que…

Continuar lendo

Brasil

Grupo CCR doa 10 toneladas de mantimentos às vítimas das enchentes no RS

Companhia também apoia operações de socorro com helicópteros e profissionais de saúde; aeroportos do Grupo estão concedendo isenção de tarifas para voos com finalidade humanitária

Publicado

em

Por

Desde sábado, equipes da CCR têm atuado na distribuição de mantimentos e auxiliado nas operações de socorro. Foto: Divulgação/Grupo CCR

O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, está realizando um conjunto de ações em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As principais envolvem a doação de 10 toneladas de água potável, alimentos e materiais de higiene pessoal e a disponibilização de dois helicópteros e de colaboradores para ajudar nas operações de…

Continuar lendo
Publicidade