Morcego infectado com raiva é encontrado na Luiz Latorre
Conecte-se conosco

Jundiaí

Morcego infectado com raiva é encontrado na Luiz Latorre

O primeiro animal contaminado foi encontrado no bairro Caxambu

Publicado

em

Foto de morcego
Técnicos da VISAM orientam moradores das áreas próximas ao caso identificado (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS),  realizou nesta terça-feira (19) ação preventiva contra raiva na Vila das Hortências, em função de um morcego recolhido morto e positivo para a doença.

O animal estava caído na Avenida Prefeito Luiz Latorre e uma munícipe entrou em contato com o órgão, que fez o recolhimento e exames diagnósticos.

Os técnicos, além de buscarem sinais de colônias de morcegos nas áreas próximas ao caso identificado, percorreram as casas da região, orientando os moradores e realizando o levantamento vacinal da população de cães e gatos.  Sempre que ocorre o encontro de um morcego positivo para raiva, são realizadas medidas preventivas contra a doença.

“Atuamos ofertando informações aos moradores do local. Esse morcego em questão é da espécie Artibeus lituratus e se alimenta basicamente de frutos, e é  muito comum em nosso município. É natural, de tempos em tempos e em razão do trabalho de vigilância efetuado, o encontro de um morcego positivo para raiva”, esclarece o veterinário da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Neste ano, esse é o segundo caso. O primeiro animal positivo para raiva foi encontrado em março no bairro Caxambu. Em 2019, foram sete casos registrados.

De acordo com o veterinário, é importante que a população mantenha os animais vacinados e saiba que apenas os morcegos com comportamento fora do normal –  andando no chão, caído, voando durante o dia, pendurado em cortinas e janelas, e dentro de cômodos ou veículos – necessitam de maior atenção.

“Não são todos os morcegos que apresentam risco, já que apenas uma pequena fração da população de morcegos pode estar infectada com o vírus da raiva. Por isso, focamos esses que apresentam comportamento anormal. Também cabe lembrar que os morcegos são protegidos pela Lei Federal nº 9605 de 1988 e, portanto, não devem ser caçados ou mortos. Eles são importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental, ao fazer a polinização de plantas, disseminar sementes e controlar  população de insetos”, reforça.

Orientações

Contatar imediatamente a VISAM, pelo telefone (11) 4521-0660, caso seja encontrado algum morcego em situação não usual, para recolhimento do animal;

Caso seja possível, isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos;

Vacinar anualmente os cães e gatos contra a raiva. A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade