São Paulo registra caso de raiva: especialista dá dicas de cuidados com seu pet
Connect with us

Mundo Pet

São Paulo registra caso de raiva: especialista dá dicas de cuidados com seu pet

Cão diagnosticado com raiva foi o primeiro registrado na cidade de São Paulo desde 1983.

Published

on

Atualizado há

Foto: Canva Pro

No início de setembro, o Instituto Pasteur confirmou o primeiro caso de raiva em cães na cidade de São Paulo desde 1983. O cachorro diagnosticado com raiva era um filhote resgatado da região do Butantã e acabou morrendo devido à doença.

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e pode ser fatal para humanos e animais. Os sintomas da raiva em cães incluem salivação excessiva, agressividade, dificuldade para engolir e convulsões. “Se você notar algum desses sintomas em seu cachorro, é importante levá-lo ao veterinário imediatamente. Uma vez que os sintomas aparecem, a doença é quase sempre fatal”, explica o Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo.

Vacinação contra raiva

A raiva é uma doença mortal e o animal infectado pode transmiti-la a outros animais e até mesmo aos humanos através da mordida. A vacina contra raiva canina é a melhor forma de prevenção. Ela estimula o sistema imunológico do seu cão a produzir anticorpos contra o vírus da raiva. Assim, garante que, se ele entrar em contato com o vírus, estará pronto para combatê-lo.

A melhor maneira de prevenir a raiva é vacinar seu cachorro regularmente. As vacinas contra a raiva são seguras e eficazes, e podem ajudar a proteger seu animal de estimação contra esta doença mortal”, destaca o veterinário.

Vacina em cachorro
Foto: Canva Pro

Uma única dose da vacina pode fornecer proteção por um ano, e a revacinação regular é necessária para manter essa proteção. Confira os benefícios da vacinação contra raiva:

  1. Proteção para o seu cão: A vacinação é a única maneira de proteger efetivamente o seu cão contra a raiva.
  2. Proteção para a família: A raiva é uma doença zoonótica, o que significa que pode ser transmitida aos seres humanos. Vacinar o seu cão é uma medida crucial para proteger toda a família.
  3. Conformidade legal: Em muitas regiões, a vacinação contra a raiva é um requisito legal para a posse de cães. Certificar-se de que seu cachorro está vacinado ajuda a evitar problemas legais.
  4. Contribuição para a saúde pública: A vacinação de cães desempenha um papel importante na prevenção da propagação da raiva, contribuindo para a saúde pública.

O que fazer se você for mordido por um cachorro?

  • Lave a ferida com água e sabão por pelo menos 15 minutos.
  • Procure atendimento médico imediatamente.
  • Informe ao médico sobre a mordida.
  • O médico pode recomendar que você tome uma vacina contra a raiva.

Os veterinários da Dr. PetZoo atendem na Rua Ernesta Lourencine de Moraes, 27 – Jd São Vicente, em Jundiaí. A clínica conta com profissionais capacitados para atendimento clínico de pets e animais silvestres e exóticos como peixes, répteis, aves e mamíferos em geral. Entre em contato com o Dr. Matheus pelos telefones (11) 4582-2125 ou (11) 96495-3821 (WhatsApp), e-mail [email protected] e siga as redes sociais da Dr. PetZoo para saber mais sobre os cuidados com seu animal de estimação, pelo @dr.petzoo

Mundo Pet

Motorista de ônibus faz a coisa mais gentil para um cachorro perdido na chuva

Depois do resgate, a motorista ficou sabendo que o cachorro e seu preocupado tutor acabaram se reencontrando!

Published

on

Motorista de ônibus resgata cachorro perdido na chuva
Foto: Sistema de trânsito de Milwaukee

No início deste mês, o sistema de trânsito de Milwaukee compartilhou uma história de bondade e compaixão entre uma de suas motoristas de ônibus, identificada como Stephany K, e um cachorro perdido na chuva. Enquanto dirigia sua rota em um dia chuvoso, com apenas alguns passageiros a bordo do ônibus, Stephany viu alguém abandonado sozinho na rua. Era um cachorro encharcado,…

Continue Reading

Mundo Pet

Cão de serviço ‘se forma’ na escola após participar das aulas por dois anos

Finn é um cão de serviço que dá apoio diário à sua humana, a acompanhando na escola desde o início do primeiro ano do ensino médio. Conheça.

Published

on

Cão de serviço em formatura do ensino médio
Foto: Reprodução/K Bryan/The Dodo

Finn, um cão de serviço goldendoodle, frequentou o ensino médio todos os dias nos últimos dois anos. Assim, é natural que o cachorro tenha comemorado seu trabalho árduo e sua dedicação à sua tutora da maneira que qualquer outro aluno do ensino médio faria - cruzando o palco na formatura. Finn é um cão de serviço que dá apoio diário…

Continue Reading

Mundo Pet

Mulher vê ‘monte de pelos’ embaixo de um trailer e salva vida de cachorro abandonado

O cachorro abandonado, mais tarde chamado de Jersey, andava de um lado para o outro em seus dois esconderijos: o trailer estacionado e uma moita de pequenos arbustos.

Published

on

Cachorro abandonado é resgatado
Foto: Reprodução/Facebook/Suzette Hall

Era um dia quente de primavera, quando Hilary Klein notou algo incomum embaixo de um veículo estacionado. Ao se aproximar, o monte fofo de pelos se moveu e, de repente, ela viu dois olhos de um cachorro abandonado olhando para ela. Ela deu um pulo quando percebeu que o objeto embaixo do trailer era um cão que precisava urgente de…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhotes de cachorro são salvos após abandono em lixeira escaldante

Dentro da caixa de papelão fechada com fita adesiva haviam cinco filhotes de cachorro, com apenas 3 semanas de vida.

Published

on

Filhotes de cachorro abandonados em caixa
Foto: Reprodução/Facebook/Troy Animal Rescue Project/The Dodo

Uma mulher em Troy, Alabama, levava seu lixo para fora de seu apartamento quando notou estranhos ruídos, parecidos com choros de filhotes de cachorro, vindos da grande lixeira de metal. Com a ajuda do síndico do apartamento, a mulher inspecionou a lixeira e encontrou a fonte do ruído - uma caixa de papelão fechada com fita adesiva. Ao abrir a…

Continue Reading

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí mostra como protege animais silvestres e selvagens do frio

As equipes criam estratégias para manter os animais aquecidos e confortáveis durante a estação mais fria do ano.

Published

on

Animais na Mata Ciliar de Jundiaí
Como a Mata Ciliar de Jundiaí protege os animais do frio do inverno (Foto: TV TEM/Reprodução)

Com a chegada do inverno, o frio se torna um desafio para todos, inclusive para os animais. Na Mata Ciliar de Jundiaí, as equipes investem em diversas estratégias para manter os animais aquecidos e confortáveis durante a estação mais fria do ano. Na natureza, os filhotes costumam ser aquecidos por seus pais. No entanto, na Mata Ciliar, muitos animais chegam…

Continue Reading