Connect with us

Brasil

Entra em vigor nesta segunda lei que obriga síndico a denunciar violência doméstica

A lei não prevê punição em caso de descumprimento.

Published

on

Atualizado há

Foto: Diogo Moreira/Governo do Estado de São Paulo

Aprovada pelos deputados estaduais em 11 de agosto na Assembleia Legislativa de São Paulo, entra em vigor nesta segunda-feira (15) no estado de São Paulo, a lei que obriga os síndicos a denunciarem a violência doméstica em condomínios, sejam residenciais ou comerciais.

Segundo o texto, não há diferença se a agressão ocorrer na área comum ou dentro dos apartamentos ou casas, e pela lei, o síndico tem que informar às autoridades. Mas o governador João Doria vetou a parte do texto que previa punição em caso de descumprimento da lei.

Os condomínios residenciais e comerciais deverão comunicar à delegacia da mulher – ou ao órgão de segurança pública – quando houver nas unidades condominiais ou nas áreas comuns indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

De acordo com a lei, síndicos ou administradores devem informar casos de violência em andamento imediatamente, por telefone ou aplicativo, se possível identificando vítima e agressor. Se o caso já tiver ocorrido, a comunicação pode ser por escrito, dentro de 24 horas.

Brasil

Próximo feriado será 1º de maio; veja calendário completo de 2025

Ano de 2025 ainda reserva sete feriados, sendo três com chance de emenda e quatro caindo no fim de semana.

Published

on

O próximo feriado nacional será no dia 1º de maio, quando se celebra o Dia do Trabalhador. A data cairá em uma quinta-feira, o que pode possibilitar um recesso prolongado para quem conseguir emendar a sexta-feira (2), estendendo a folga até o domingo (4). Com a recente combinação entre a Sexta-feira Santa (18 de abril) e Tiradentes (21 de abril),…

Continue Reading

Brasil

Lula e Janja irão ao funeral do papa Francisco em Roma

Lula e Janja confirmam presença no funeral do papa Francisco; viagem a Roma depende de protocolos do Vaticano, diz governo.

Published

on

O presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, irão representar o Brasil no funeral do papa Francisco, em Roma. A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto no fim da tarde de segunda-feira (21). De acordo com o governo federal, a comitiva completa que acompanhará o casal presidencial será anunciada nesta terça-feira (22).…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo