Reclamações contra Correios aumentam 400% no Procon de São Paulo
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Reclamações contra Correios aumentam 400% no Procon de São Paulo

Saiba de algumas orientações importantes para o consumidor durante a greve dos funcionários dos Correios

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Funcionários dos Correios entram em greve. (Foto: Sintect/SE)
Funcionários dos Correios entram em greve. (Foto: Sintect/SE)

De janeiro a julho de 2020 a Fundação Procon-SP já registrou 2.812 reclamações contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), um aumento de 398,58% em relação ao mesmo período de 2019 (564). O principal motivo é o não fornecimento do serviço.

Fazendo um recorte para o período de pandemia – março a julho 2020 (2.499) – o aumento chega a 514% em relação ao mesmo período do ano passado (407).

Segundo o Procon, de acordo com as normas estipuladas pelo Código de Defesa do Consumidor, se a prestação de serviço contratada não for cumprida o consumidor tem direito a sua escolha: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade ou rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Greve dos Correios

Em decorrência de anúncio de greve dos funcionários dos Correios, a fundação informa algumas orientações importantes para o consumidor:

  • O consumidor que contratar serviços dos Correios, como a entrega de encomendas e documentos, e estes não forem prestados, tem direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. Nos casos de danos morais ou materiais pela falta da prestação do serviço, cabe também a indenização por meio da Justiça.
  • Em casos de ter adquirido produtos de empresas que fazem a entrega pelos Correios, essas são responsáveis por encontrar outra forma para que os produtos sejam entregues ao consumidor no prazo contratado.
  • Empresas que enviam cobrança por correspondência postal são obrigadas a oferecer outra forma de pagamento que seja viável ao consumidor, como internet, sede da empresa, depósito bancário, entre outras.
  • Não receber a fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, que saiba ser devedor, não isenta o consumidor de efetuar o pagamento. Caso não os receba por conta da greve, o consumidor deverá entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome no mercado ou ter cancelamentos de serviços.

Em caso de reclamações o Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br).

 

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Celular explode no bolso de jovem e causa queimaduras; VÍDEO

Vítima de 18 anos sofreu queimaduras de segundo grau nas nádegas, mãos e braços.

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CELULAR EXPLODE NO BOLSO.
Celular explode no bolso de jovem e causa queimaduras (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

O celular de uma jovem de 18 anos explodiu em uma loja de Anápolis (GO). O aparelho estava no bolso da calça e provocou queimaduras de segundo grau na vítima. No vídeo, ela se aproxima do caixa quando o celular explode e um homem tenta apagar a chama. Assista: Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Tribuna de…

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PIX fora do ar? Clientes relatam instabilidade para fazer pagamentos em vários bancos

Reclamações tiveram pico por volta das 13h e, segundo relatos, é uma falha geral.

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Tela do pix ao fundo; à frente, tela de celular no aplicativo do Banco do Brasil.
PIX apresenta instabilidade (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

Os usuários de diferentes instituições financeiras relataram nas redes sociais problemas para efetuar pagamentos por PIX no começo da tarde desta sexta-feira (7). Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Nubank, PicPay e Santander, são algumas das instituições que tiveram reclamações publicadas por clientes nas redes sociais.  https://twitter.com/beladiax/status/1887889168564359607 https://twitter.com/_marcuxx/status/1887891099387048155 O site Downdetector, que monitora instabilidade em aplicativos, registrou um pico de reclamações às…

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Policiais salvam menina de 2 anos de engasgamento; VÍDEO

A agilidade no atendimento foi crucial para o salvamento.

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criança sendo salvada por policial.
Após resgate, menina foi levada ao hospital da cidade (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Na última terça-feira (4), em Mongaguá (SP), uma menina de 2 anos foi salva por policiais militares após engasgamento.  A mãe estava na rua com a filha desmaiada buscando ajuda quando encontrou os agentes próximo à Plataforma de Pesca da cidade. Os policiais fizeram as manobras de primeiros socorros, conseguindo reverter a situação, fazendo com que a criança redobrasse a…

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