O que fazer em dias de chuva? Coordenador da Defesa Civil de Jundiaí explica
Conecte-se conosco

Entrevistão

O que fazer em dias de chuva? Coordenador da Defesa Civil de Jundiaí explica

Coronel João Osório Gimenez Germano, que atua há mais de 30 anos na área, dá dicas de segurança em períodos de chuva

Publicado

em

Atualizado há

Coronel Gimenez apresentando mapa em telão
Coronel Gimenez atua na Defesa Civil de Jundiaí desde 2017 (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Com o período de chuva e a frente fria que chegou a Jundiaí, o Tribuna de Jundiaí conversou com o coordenador da Defesa Civil, Coronel João Osório Gimenez Germano, que atua há mais de 30 anos na área.

O Coronel explica que a partir do dia 1º de dezembro até 31 de março, no verão é comum pancadas de chuva, seguida de ventania, raios e granizo em algumas regiões.

Até o dia 15 deste mês, o índice pluviômetro do município registrou 201 milímetros de água.

Leia a entrevista completa a seguir:

Tribuna de Jundiaí: Qual a média de chuva nos últimos dias em Jundiaí?

Coronel Gimenez: Até o dia 15 de janeiro, a cidade registrou 201 milímetros de água. No entanto, um estudo realizado nos últimos oito anos mostra que a média histórica da cidade é de 448 milímetros. Janeiro é o mês que mais chove!

TJ: Como a Defesa Civil atua em casos de emergência na cidade?

CG: Então, fazemos o planejamento do ano inteiro, em conjunto com todos órgãos da Prefeitura, realizando trabalhos preventivo, como desassoreamento, conscientização sobre o descarte irregular de materiais e manutenção.

TJ: Como saber se a cidade está em alerta? Quais canais de contato com a população?

CG: O segredo é estar bem informado e, para isso, a Defesa Civil tem um serviço de SMS para receber as notícias meteorológicas. Para ativar o serviço, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, com o CEP do bairro. É um dos meios mais eficientes que funciona sem internet e energia, só precisa do aparelho celular.

TJ: Quais medidas de segurança devem ser tomadas para evitar acidentes em dias de chuva?

CG: É importante que a população se atente com o descarte irregular do lixo e armazenamento para evitar que bueiros fiquem entupidos impedido a vazão da água e uma possível enchente. Além disso, é necessário observar se a calha está entupida; se tiver árvores, checar a saúde delas; observar se as paredes apresentam rachaduras, pois em regiões de encostas o solo pode ficar encharcado e causar um deslizamento. Além disso, é importante alertar as pessoas que o grande vilão do momento é o Aedes aegypti, por isso, o morador deve eliminar todos os criadouros e ficar atento com as possibilidades.

TJ: Existe lugar seguro para ficar durante uma tempestade?

CG: O ideal é se abrigar e não ficar exposto porque o raio procura o espaço mais curto entre nuvem e solo, evitar piscinas, praias e campos. Dentro do carro é o lugar mais seguro, mas longe de árvores e postes. No entanto, nem sempre é possível ficar dentro de um carro, então é importante retirar todos aparelhos eletrônicos da tomada.

TJ: Desde o início do ano, Jundiaí registrou quase 200 raios. É verdade ou mito que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?

CG: O raio cai duas, três, quatro, cinco vezes no mesmo lugar. Por isso, é importante evitar locais expostos em dias de chuva, como praia, campo, piscina e, principalmente árvores, que podem estar energizadas, aliás, não conseguimos enxergar a energia.

TJ: Em casos de alagamentos quais cuidados a população deve tomar?

CG: Evitar o contato com a água, que provavelmente estará contaminada, não passar por vias alagadas porque você pode cair dentro de um bueiro, ficar preso e provocar um acidente. Lembrando que em casos de emergência, acione a Defesa Civil.

Entrevistão

Fã jundiaiense vai aos 11 shows do Coldplay e ganha violão do Chris Martin

Felipe, que ficou conhecido como ‘o menino dos 11 shows’ coleciona itens raros de seus artistas favoritos. Como ele consegue??

Publicado

em

Fã de Jundiaí ganha violão do Chris Martin
Felipe Schadt conta sobre os perrengues e o desafio dos 11 shows até atingir seu objetivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Felipe Schadt é de Jundiaí mas recentemente ficou conhecido no Twitter como “o menino dos 11 shows”. Explico: Felipe chamou a atenção de todo fã de música do Brasil – e alguns haters – por realizar a proeza de ir aos 11 shows da banda Coldplay aqui em terras tupiniquins. É isso aí, você não leu errado, o jornalista, professor…

Continuar lendo

Entrevistão

Gestão e economia fortes colocam Jundiaí no cenário internacional

Com o PPA que será executado de 2022 a 2025, a cidade dará um novo salto – inclusive em metas definidas pela ONU

Publicado

em

Parimoschi
Parimoschi ressalta a pujança do município e os desafios que o governo terá de enfrentar nos próximos anos (Fotos: PMJ)

Que no cenário brasileiro Jundiaí tem destaque, isso não é novidade para ninguém. Com números comparados a grandes capitais, o município tem como destaque principal nos últimos anos uma palavra que foi repetida exaustivamente pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, durante o Entrevistão do Tribuna de Jundiaí desta semana: planejamento. Dono de uma carreira construída no serviço…

Continuar lendo

Entrevistão

Especialista aponta principais motivos do endividamento e dá dicas para sair da crise

Trabalho é feito por profissionais que já tiveram experiência em bancos, o que facilita na decisão da melhor opção

Publicado

em

dívida Márcio Ribeiro Entrevistão
Foto de uma das palestras feitas por Márcio Ribeiro, antes da pandemia: consultoria especializada em dívidas (Foto: Arquivo Pessoal)

Existem casos de dívidas com bancos em que de um departamento para outro, dentro da agência, é possível reduzir muito o saldo. Conhecer esses mecanismos é um diferencial e isso é uma das atribuições da "Sem Dívidas Bancárias", empresa que tem no mercado mais de 14 mil horas de atendimento em negociação e renegociação de dívidas com agências bancárias. Márcio…

Continuar lendo

Entrevistão

Com experiência olímpica, Tarallo celebra nova fase na carreira vitoriosa

Dono de uma carreira invejável, Luís Cláudio Tarallo tem desafio grande pela frente, agora como gestor

Publicado

em

Tarallo
Carreira formada no basquete é recheada de títulos e disputas internacionais: servidor em Jundiaí há mais de 30 anos (Foto: PMJ)

Os títulos e conquistas fazem parte da vida deste professor de Educação Física, que já encheu a cidade de orgulho quando comandou a seleção brasileira de basquete feminino nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Dono de uma carreira invejável, Luís Cláudio Tarallo, 55 anos, tem um desafio grande pela frente: comandar o esporte de Jundiaí como gestor municipal, após convite…

Continuar lendo

Entrevistão

“Continuo sendo a voz da população, agora no Executivo”, diz vice-prefeito Gustavo Martinelli

Trabalho integrado com os municípios tem chamado a atenção. Em pauta, inclusive, a Região Metropolitana de Jundiaí

Publicado

em

Vice-prefeito Gustavo Martinelli
Trabalho diferenciado como vice-prefeito tem chamado a atenção da população: vistorias, reuniões em bairros e mais demandas (Foto: PMJ)

Considerado um fenômeno da política local, Gustavo Martinelli completou sete meses na nova função como vice-prefeito de Jundiaí. Recordista de votos em duas eleições consecutivas e o mais votado da cidade no pleito à Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2018, o filho do seo Valdir Aparecido Ferreira Martinelli e da dona Inês Pereira de Almeida Martinelli está em ascensão…

Continuar lendo
Publicidade