Você sabe quais são os benefícios do chuchu para a saúde? Confira
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Você sabe quais são os benefícios do chuchu para a saúde? Confira

Versátil e benéfico à saúde, o chuchu também é aliado na economia doméstica por ser barato em comparação a outros alimentos.

Publicado

em

Atualizado há

chuchu
A hortaliça é rica em minerais, como cálcio, fosforo, zinco, magnésio e ferro, essenciais para a saúde. Foto: Jirreaux Hiroé/Pixabay.

O chuchu é uma hortaliça com baixo teor de calorias e rico em água e fibras. Além disso tem alta quantidade de flavonoides, vitamina C e antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo.

Versátil e benéfico à saúde, o chuchu também é aliado na economia doméstica por ser barato em comparação a outros alimentos. Além disso, tem fácil cultivo, e você pode encontrá-lo em qualquer época do ano, sendo uma ótima escolha para alimentação. Nós podemos consumir todas as partes do chuchu, desde a polpa até as folhas. Confira uma lista com os melhores benefícios do chuchu para nossa saúde.

Benefícios do chuchu para a saúde

1. Regula a pressão arterial

O chuchu favorece o equilíbrio da pressão arterial por ser rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina.

2. Previne o envelhecimento precoce

A hortaliça é rica em minerais, como cálcio, fosforo, zinco, magnésio e ferro, essenciais para a saúde. Além disso, o chuchu é rico em flavonoides, vitamina C e antioxidantes, presentes principalmente na casca e em suas folhas. Dessa forma, ajuda no combater do excesso de radicais livres no organismo, protegendo a pele contra os raios ultravioletas do sol e prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, por ter alta quantidade de fibras, o chuchu também ajuda a diminuir a inflamação e preveni a flacidez da pele.

3. Auxilia na manutenção do peso

Por apresentar baixo teor de gorduras, carboidratos e calorias, o chuchu é muito consumido durante dietas. Isso porquê a hortaliça apresenta grandes quantidades de água e fibras, aumentando a sensação de saciedade.

4. Chuchu é bom para os rins

A hortaliça apresenta uma boa porção de potássio, o que auxilia nas funções de filtragem de nutrientes dos rins e previne problemas como as pedras ou cálculos renais.

Sua alta quantidade de fibras auxilia no equilíbrio dos níveis de glicose e insulina no sangue evitando, assim, a resistência à insulina.

5. Evita diabetes

O chuchu também ajuda no controle da diabetes em pessoas que já têm a doença. Entretanto, vale ressaltar que a hortaliça não deve substituir o uso de medicamentos prescritos pelo medico.

6. Diminui triglicerídeos e colesterol “ruim” (LDL)

Com sua ótima quantidade de fibras solúveis, um tipo de fibra que promove a absorção da gordura dos alimentos, o chuchu promove a estabilidade dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e evita doenças como infartos e aterosclerose.

Além disso, o alimento é rico em flavonoides, como a quercetina e o kaempferol, antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, diminuindo o colesterol total e triglicerídeos no sangue.

7. Combate a prisão de ventre

Suas fibras solúveis e seu alto teor de água também facilitam a formação do bolo fecal, combatendo a prisão de ventre. Além disso, o chuchu ainda tem efeito diurético e hidratante.

8. Comer chuchu melhora a imunidade

A hortaliça, devido a presença da vitamina C e do zinco, se torna uma aliada da imunidade, servindo, ainda, como anti-inflamatório.

9. Pode ajudar na formação do bebê

Por ser rico em ácido fólico, ou vitamina B9, o chuchu pode auxiliar na formação e desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do feto durante a gestação. Assim, a hortaliça evita problemas como a espinha bífida e anencefalia na criança.

Horta e Jardim

Vegetais de outono: aproveite a estação e cultive cenouras em sua horta

As cenouras são relativamente fáceis de cultivar, mas requerem alguns cuidados específicos para alcançar os melhores resultados; confira

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Plantar cenouras no outono pode ser uma ótima maneira de aproveitar o clima ameno e garantir uma colheita doce e crocante. As cenouras são relativamente fáceis de cultivar, mas requerem alguns cuidados específicos para alcançar os melhores resultados. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a cultivar cenouras saudáveis e deliciosas: 1. Escolha da variedade Comece selecionando uma…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Saiba mais sobre a cúrcuma e aprenda como cultivá-la

Originária do sul da Ásia, essa planta pertence à família do gengibre e é valorizada por suas propriedades medicinais e culinárias

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais e culinárias. Originária do sul da Ásia, essa planta pertence à família do gengibre e é valorizada há milênios por suas raízes ricas em compostos bioativos. Neste artigo, vamos explorar o que é a cúrcuma, seus benefícios para a saúde e como cultivá-la em casa.…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Como fazer a rosa do deserto florir: dicas e cuidados essenciais

Com os cuidados adequados, é possível fazer sua rosa do deserto florescer de forma exuberante

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A rosa do deserto, também conhecida pelo nome científico Adenium obesum, é uma planta exótica e deslumbrante que produz flores vibrantes e coloridas. Originária das regiões áridas da África e da Arábia, essa planta é apreciada por sua beleza e resistência. No entanto, para que a rosa do deserto floresça de forma exuberante, é necessário atentar-se aos cuidados específicos. Neste…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Regar plantas: o que você precisa saber para não fazer errado

Uma rega inadequada pode não apenas inibir o crescimento das plantas, mas também ser fatal para sua verdinha

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Regar plantas parece uma tarefa simples, mas a verdade é que uma rega adequada é uma das partes mais cruciais e frequentemente mal executadas dos cuidados com as plantas. Uma rega inadequada pode não apenas inibir o crescimento das plantas, mas também ser fatal. Este artigo fornece um guia completo para ajudar você a entender melhor a arte de regar…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cultivo de amoras em vasos: tudo que você precisa saber

As amoras são frutas deliciosas e nutritivas, e cultivá-las em casa pode ser uma atividade gratificante

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Cultivar amoras em vasos é uma excelente opção para quem tem espaço limitado ou deseja ter controle total sobre o ambiente de cultivo. As amoras são frutas deliciosas e nutritivas, e cultivá-las em casa pode ser uma atividade gratificante. Este artigo abordará tudo o que você precisa saber para começar, desde a escolha do vaso correto até a colheita das…

Continuar lendo
Publicidade