Instrutor de paramotor lança semente de ipês durante voos no interior de SP
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Instrutor de paramotor lança semente de ipês durante voos no interior de SP

“Necessitamos de muitas pessoas com vontade para reflorestar e contribuir com o meio ambiente”, diz

Publicado

em

Instrutor de paramotor lança semente de ipês durante voos no interior de SP (Foto: Arquivo Pessoal)

O instrutor de paramotor decidiu utilizar sua experiência para ajudar o meio ambiente: ele lança sementes de ipês enquanto sobrevoa às margens do Ribeirão Baguaçu, em Araçatuba (SP). 

Marcelo de Oliveira, 45 anos, é instrutor de paramotor há 15 anos e realiza a ação do bem somente aos finais de semana, quando está acompanhado da esposa, Márcia Moraes, 39 anos. 

Ela é a responsável por pilotar o paramotor, enquanto o instrutor pega as sementes separadas antecipadamente e semeia o solo. “Eu preciso da ajuda dela para conseguir espalhá-las, pois não consigo sozinho. Nós sobrevoamos as áreas que possuem pouca vegetação e regiões distantes da cidade”, explica.

As sementes usadas são recolhidas de um pé de ipê plantado no quintal da casa do instrutor, no bairro São Rafael. A ideia de unir a paixão de voar com a responsabilidade ambiental nasceu da vontade de dar uma nova destinação para as sementes, que eram jogadas no lixo diariamente.

“Todos os dias de manhã eu varria um punhado de sementes. Até que eu parei para pensar e comecei a juntá-las. Quando eu percebi, tinha conseguido diversos sacos com sementes. Então, passei a reutilizá-las, porque assim consigo completar o ciclo natural da natureza”, diz Marcelo.

Sementes foram colhidas em seu quintal (Foto: Arquivo Pessoal)

Além de espalhar as sementes durante os voos de paramotor, o instrutor também faz mudas e doa para pessoas interessadas em plantá-las. Por saber que a espécie germina com muita facilidade, ele acredita que o método escolhido trará bons resultados.

“Eu vejo acontecer no meu quintal. As sementes caem e brotam muito facilmente. Enquanto não recebem água, elas permanecem em ‘dormência’ e conseguem ficar intactas durante meses. A quebra da ‘dormência’ é feita com a água e o calor. Então, assim que chover, elas irão germinar”, explica o piloto.

Como surgiu a ideia

O primeiro contato de Marcelo com o esporte foi há 15 anos por meio de uma reportagem exibida pelo Globo Repórter. Antes, ele ganhava a vida como músico, tocando bateria como freelance.

“A matéria contava a história de um casal de biólogos que sobrevoava a região Amazônica utilizando um paramotor. Durante os voos, eles lançavam sementes de castanheiras em regiões devastadas pelo desmatamento”, diz o instrutor.

Depois de se apaixonar pelo paramotor, ele começou a pesquisar sobre o esporte e viajou a São Paulo, onde participou de um curso e aprendeu o manejo dos equipamentos.

Apesar de não ser o principal objetivo de Marcelo, a ação ambiental tem repercutido de forma positiva em diversas regiões do Brasil. Muitas pessoas passaram a procurá-lo para parabenizá-lo.

“Eu realmente não esperava. Alguns moradores de estados diferentes do Brasil entraram em contato comigo querendo enviar sementes de outras árvores, inclusive as nativas. Outros me indicaram pontos para eu espalhar as sementes. Enfim, estou achando muito bacana”, diz o instrutor.

Ao espalhar as sementes de ipês sobre regiões com pouca vegetação, além de contribuir com o meio ambiente, o profissional também espera influenciar outras pessoas.

“Muitos destroem o planeta. Por isso, necessitamos de muitas pessoas com vontade para reflorestar e contribuir com o meio ambiente. Precisamos divulgar cada vez mais trabalhos como este para que outras pessoas percebam que podemos fazer diferença”, completa o instrutor de paramotor.

Fonte: G1

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continuar lendo

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo