Principal resíduo do tratamento de esgoto vira fertilizante em Jundiaí
Connect with us

Meio Ambiente

Principal resíduo do tratamento de esgoto vira fertilizante em Jundiaí

Em 18 anos mais de 400 mil toneladas de lodo de esgoto deixaram de ir para aterro sanitário

Published

on

Atualizado há

Reaproveitamento de resíduo na CSJ na
Lodo de esgoto, que é rico em matéria orgânica e nutrientes, é transformado em fertilizante orgânico (Foto: Divulgação/CSJ)

Com o objetivo de aproveitar o potencial benéfico do lodo de esgoto gerado na Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí (ETEJ) e ao mesmo tempo eliminar os riscos ambientais de sua disposição, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) conta com um sistema de compostagem termofílica e reaproveitamento.

A partir deste processo, o lodo de esgoto, que é rico em matéria orgânica e nutrientes, é transformado em fertilizante orgânico com um grande potencial de utilização na agricultura.

A coordenadora de meio ambiente da CSJ, Ana Paula Fernandes Abrahão, esclarece que em 2018 foram removidos mais de 22 mil metros cúbicos de lodo de esgoto no processo de tratamento.

LEIA MAIS

DAE leva educação ambiental para alunos da rede municipal na Semana do Meio Ambiente

Comércio estende horário nos dias que antecedem o Dia dos Namorados

“Nós transformamos o principal resíduo do tratamento de esgoto em produto de uso seguro na agricultura, deixando de descarta-lo no aterro sanitário. Nos últimos 18 anos transformamos 407,8 mil toneladas de lodo de esgoto em fertilizantes, o equivalente a 164 piscinas olímpicas cheias”.

Ela explica que o lodo é misturado a podas urbanas picadas, bagaço de cana-de-açúcar, cascas de eucalipto, entre outros resíduos orgânicos, onde o processo acontece pela ação natural de uma intensa atividade de micro-organismos.

“Neste processo todo o material é higienizado, eliminando organismos causadores de doenças aos homens e animais, dando origem ao fertilizante orgânico composto classe D, registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”.

O monitoramento constante no esgoto recebido garante baixos teores de metais pesados no lodo, permitindo o uso seguro do composto. “Ele também é aditivado com outros insumos agrícolas como calcário e gesso para melhorar a qualidade do produto final”, conta Ana Paula.

O lodo devidamente tratado, após passar pelo processo de compostagem, passa a ser denominado de fertilizante orgânico composto classe D, registrado no MAPA, como produto de uso seguro.

“Este fertilizante pode ser utilizado em diversas culturas, sendo contraindicado apenas para hortaliças, pastagens, raízes e tubérculos”, finaliza.

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading

Meio Ambiente

Temperaturas acima da média, apesar do primeiro frio do inverno

Published

on

Temperaturas acima da média: Termômetro de rua mostra 11°C enquanto uma pessoa vestida com roupas de inverno caminha ao fundo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Temperaturas acima da média marcaram o início do inverno no Centro-Sul do país neste domingo (30), apesar da chegada do primeiro frio. Mas a alegria de quem gosta das baixas temperaturas será curta. Segundo o meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, "apenas a região Sul do país está com uma condição de temperaturas mais baixas para o mês". Inclusive, o Brasil…

Continue Reading

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading
Advertisement