Principal resíduo do tratamento de esgoto vira fertilizante em Jundiaí
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Principal resíduo do tratamento de esgoto vira fertilizante em Jundiaí

Em 18 anos mais de 400 mil toneladas de lodo de esgoto deixaram de ir para aterro sanitário

Publicado

em

Atualizado há

Reaproveitamento de resíduo na CSJ na
Lodo de esgoto, que é rico em matéria orgânica e nutrientes, é transformado em fertilizante orgânico (Foto: Divulgação/CSJ)

Com o objetivo de aproveitar o potencial benéfico do lodo de esgoto gerado na Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí (ETEJ) e ao mesmo tempo eliminar os riscos ambientais de sua disposição, a Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) conta com um sistema de compostagem termofílica e reaproveitamento.

A partir deste processo, o lodo de esgoto, que é rico em matéria orgânica e nutrientes, é transformado em fertilizante orgânico com um grande potencial de utilização na agricultura.

A coordenadora de meio ambiente da CSJ, Ana Paula Fernandes Abrahão, esclarece que em 2018 foram removidos mais de 22 mil metros cúbicos de lodo de esgoto no processo de tratamento.

LEIA MAIS

DAE leva educação ambiental para alunos da rede municipal na Semana do Meio Ambiente

Comércio estende horário nos dias que antecedem o Dia dos Namorados

“Nós transformamos o principal resíduo do tratamento de esgoto em produto de uso seguro na agricultura, deixando de descarta-lo no aterro sanitário. Nos últimos 18 anos transformamos 407,8 mil toneladas de lodo de esgoto em fertilizantes, o equivalente a 164 piscinas olímpicas cheias”.

Ela explica que o lodo é misturado a podas urbanas picadas, bagaço de cana-de-açúcar, cascas de eucalipto, entre outros resíduos orgânicos, onde o processo acontece pela ação natural de uma intensa atividade de micro-organismos.

“Neste processo todo o material é higienizado, eliminando organismos causadores de doenças aos homens e animais, dando origem ao fertilizante orgânico composto classe D, registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”.

O monitoramento constante no esgoto recebido garante baixos teores de metais pesados no lodo, permitindo o uso seguro do composto. “Ele também é aditivado com outros insumos agrícolas como calcário e gesso para melhorar a qualidade do produto final”, conta Ana Paula.

O lodo devidamente tratado, após passar pelo processo de compostagem, passa a ser denominado de fertilizante orgânico composto classe D, registrado no MAPA, como produto de uso seguro.

“Este fertilizante pode ser utilizado em diversas culturas, sendo contraindicado apenas para hortaliças, pastagens, raízes e tubérculos”, finaliza.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade