Aposentado internado recebe visita de cão-guia e se emociona
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Aposentado internado recebe visita de cão-guia e se emociona

A terapia com cães é conhecida como cinoterapia e pode trazer inúmeros benefícios para pacientes em tratamento.

Publicado

em

Atualizado há

Aposentado recebe visita de cão-guia durante internação (Foto: Divulgação)

Um técnico de enfermagem aposentado teve as esperanças renovadas ao receber a visita de uma cachorrinha enquanto estava internado em um hospital de Sorocaba. Edilson Apolinário contou que a presença de Tinoca o fez sentir aliviado, mesmo em um período tão difícil.

“Quando ela chegou eu chorei igual criança. Achei maravilhoso poder passar alguns minutos com a Tinoca, renovou todas as minhas esperanças. Parecia que eu estava flutuando, nas nuvens. Foi um alívio pra mim, porque eu já estava com aquele sentimento pesado dentro de mim”, conta.

A visita faz parte de um programa especial do Hospital Modelo, em Sorocaba. Em parceria com o Instituto Magnus, especializado no treinamento de cães-guia, os funcionários organizam visitas aos pacientes que estão internados há pelo menos três dias.

Tinoca visitou pacientes em hospital de Sorocaba (Foto: Arquivo Pessoal)

Edilson tem 51 anos e estava internado há alguns dias depois de sofrer um infarto, enquanto aguardava pelo resultado dos exames para saber se iria precisar passar por uma cirurgia. O aposentado contou que tem uma cachorrinha chamada Kira, e que os dias no hospital longe da melhor amiga eram terríveis.

“Minha irmã faleceu de câncer há seis meses, e a Kira acabou ficando comigo. Nós somos muito grudados, ela fica comigo o tempo todo, é minha companheira mesmo. Como eu moro sozinho, sou muito apegado a ela, ainda mais pela história com a minha irmã. E eu senti muita saudade, muita falta da companhia dela. Quando a Tinoca lambeu minha mão, na hora lembrei da Kira e isso me trouxe muita felicidade”, explica.

Terapia com cães

A terapia com cães é conhecida como cinoterapia e, de acordo com pesquisas científicas, pode trazer inúmeros benefícios para pacientes em tratamento. Entre eles, o aumento da produção de endorfina e serotonina, além de reduzir as taxas de cortisol, que está relacionado ao estresse.

Juliana junto com a Tinoca (Foto: Divulgação)

De acordo com a gerente de enfermagem Juliana Aguiar Chencci, a ação organizada pelo hospital em Sorocaba tem como objetivo trazer boas lembranças dentro do ambiente hospitalar.

“A Tinoca é uma cão-guia aposentada por conta de um problema no quadril. A visita dela emociona as pessoas, ameniza a tensão do ambiente hospitalar, tanto dos pacientes, quanto da equipe”, conta.

A visita de Tinoca no hospital é feita de forma voluntária. O passeio pela unidade é realizado uma vez por mês, sempre com a autorização do paciente.

“Nós vimos que o resultado foi muito positivo. Até mesmo a equipe ficava mais aliviada e menos tensa depois da visita da Tinoca. Muitos pacientes sentem falta de seus animais de estimação, o que os deixa ainda mais aflitos dentro de um ambiente que já é muito complicado. Então, a gente poder proporcionar esse momento de alívio e alegria pra eles é muito importante”, afirma Juliana.

Mundo Pet

Em 4 meses, Mata Ciliar de Jundiaí recebeu mais de 90 animais silvestres atacados por domésticos

Em um caso recente, a Guarda Municipal de Louveira resgatou um ouriço-cacheiro atacado por quatro cães.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar de Jundiaí

A crescente invasão dos habitats naturais pelos humanos tem gerado diversas consequências para a fauna silvestre, que busca refúgio em áreas urbanas com frequência. Entre os principais motivos de chegada de animais silvestres ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Mata Ciliar de Jundiaí estão os encontros com animais domésticos, especialmente cães. Somente nos primeiros quatro meses de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família que adotou cachorro idoso e sem pelos promete que ele nunca mais passará frio

Piccolo deixou de não ter nada para entrar em uma família que o mimou com brinquedos, cobertores macios e amor.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Muttville Senior Dog Rescue/The Dodo

Esse cachorro vivia sozinho e aterrorizado pelas ruas do México quando alguém de bom coração decidiu levá-lo para a ONG Compassion Without Borders (CWOB). Por ser um cão idoso, ele acabou sob os cuidados da instituição de resgate de cachorros idosos Muttville. Lá, todos imediatamente se apaixonaram pelo pequeno pelado. "Eu estava em Muttville no dia seguinte à chegada de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato que ‘brotou’ de bueiro conhece o bom da vida graças a socorristas

Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Jenifer Lepow/The Dodo

Conheça Wally, um gato felpudo marrom e branco, cuja história começou em circunstâncias chocantes. Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro nos arredores do Vale do Silício, na Califórnia. Quando um policial notou o gato encolhido dentro do ralo, o defensor dos animais, preocupado, rapidamente entrou em contato com a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Furacão Reginald: como um gato adotado trouxe alegria e caos à vida de sua tutora

“Ter o Reg tornou tudo 50% mais caótico e 100% mais divertido”, disse a tutora do gatinho bagunceiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Quando a Dra. Fiona Bowler decidiu adotar um segundo gato, ela estava animada para ter outro companheiro como o seu primeiro felino, Smudge. Ela esperava que seu novo gato adotivo, Reginald, se adaptasse bem e aproveitasse a tranquilidade aconchegante de seu lar. Mas Reginald tinha outros planos. Quase imediatamente depois que o gato frajolinha entrou na casa, ele começou a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo
Publicidade