Lixo de pesca ameaça 66% das espécies marinhas
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Lixo de pesca ameaça 66% das espécies marinhas

A maior parte dos lixos vem dos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan.

Publicado

em

Atualizado há

Lixo proveniente da pesca prejudica animais marinhos (Foto: Canva/richcarey)

Além de garrafas, embalagens e sacolas de plástico que poluem os oceanos quando são descartados incorretamente, mais um material está prejudicando esse ecossistema. A Ocean Cleanup (organização sem fins lucrativos holandesa) analisou fragmentos plásticos recolhidos no Pacífico Norte. Assim, descobriram que esse lixo provém da pesca, informa o The Guardian.

Os resíduos encontrados nessa pesquisa vieram, principalmente, de cinco países que têm forte atividade pesqueira: Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan.

Essa nova informação vai de encontro ao que se acreditava a respeito da poluição plástica dessa região. Que são atribuídas aos países em rápido desenvolvimento econômico do sudeste asiático.

Agora, a responsabilidade passa a ser compartilhada pelos países já industrializados, com destaque para um tipo específico de poluição: as ferramentas de pesca abandonadas, perdidas ou descartadas (ALDFG, na sigla em inglês).

Conhecido como equipamento fantasma, esse lixo é composto de redes de pesca, cordas, fios, armadilhas e outras ferramentas, geralmente feitas de plástico durável. Estima-se que entre 500 mil a 1 milhão de toneladas de ALDFG se espalhem pelos oceanos por ano, o que corresponde a cerca de 20% do lixo plástico marinho.

Por que esses equipamentos fantasma são tão perigosos?

(Foto: Canva/ varbenov)

De acordo com o estudo, as ferramentas de pesca abandonadas acabam ficando em áreas mais profundas dos oceanos, muitas vezes escondidas e em partes escuras. Isso faz com que animais marinhos fiquem presos com mais facilidade e pode ameaçar ecossistemas como recifes de coral e prados de ervas marinhas.

Segundo o The World Wide Fund for Nature, o lixo de pesca é a forma mais letal de plástico marinho: 66% dos animais marinhos, incluindo todas as espécies de tartarugas e 50% das aves marinhas, estão sujeitos ao emaranhamento ou aprisionamento pelos equipamentos fantasma. Christina Dixon, líder de campanha pelos oceanos na Environmental Investigation Agency chama esse lixo de “o assassino invisível”.

Quem descarta as ferramentas no mar?

A pesquisa indica diversas causas que levam a essa grande quantidade de lixo de pesca nos oceanos, que vão desde tempestades marítimas até problemas no armazenamento e equipamentos presos no fundo do mar. A precarização econômica dos pescadores e a pesca também são fatores que intensificam o problema.

No entanto, o descarte voluntário do lixo nos oceanos não é um dos principais motivos para o grande volume de poluição. Segundo a reportagem, os equipamentos de pesca são, geralmente, muito caros para substituir, e não faria sentido descartá-los durante o uso e perder o que foi capturado com eles.

Como reverter esse problema?

(Foto: Canva/richcarey)

Existem alternativas de equipamentos de pesca biodegradáveis e bóias rastreáveis via satélite que permitem que os pescadores recuperem armadilhas perdidas. Outra opção é a reciclagem de ferramentas, já disponível em diversos portos, que, muitas vezes, oferecem recompensas para quem entregar os materiais corretamente.

Iniciativas de recuperação dos equipamentos fantasma também são essenciais para esse processo, e já existem nos Estados Unidos. No Canadá, é obrigatório reportar a perda de equipamentos e marcar alguns tipos de ferramentas, tornando possível o rastreamento e a recuperação desses materiais.

A indústria também começou a fazer sua parte. Empresas como a Thai Union, uma das maiores companhias de frutos do mar do mundo, exige que seus fornecedores de atum indiquem quais são as partes não-biodegradáveis de seus dispositivos de agregação de peixes.

Apesar dessas diversas iniciativas, as ações para combater o descarte de equipamentos de pesca nos oceanos ainda são mínimas. O trabalho de recuperação é, principalmente, voluntário, e não consegue dar conta da grande quantidade de lixo já existente nos oceanos.

Por fim, a expectativa é que o cenário mude em 2024, com o tratado internacional juridicamente vinculativo para acabar com a poluição plástica. As negociações dão a oportunidade para que medidas combativas ao abandono das ferramentas fantasma sejam obrigatórias em todos os países

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato fofo ‘ataca’ policial no meio de uma parada de trânsito; VÍDEO

O gato não pertencia ao motorista que a policial havia parado – embora ele parecesse ansioso por carinho.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Certo dia, a policial Elyse Helkenn fazia uma parada de trânsito de rotina em um motorista em excesso de velocidade quando aconteceu algo nada rotineiro. Ela inesperadamente foi atacada por um gato malandro. "Quando expliquei o motivo da parada ao motorista, obviamente por causa da velocidade, senti algo roçar na minha perna - o que não é algo que você…

Continuar lendo
Publicidade