Veado no Morumbi: Bambina passa bem e proprietário presta esclarecimentos
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Veado no Morumbi: Bambina passa bem e proprietário presta esclarecimentos

Bambina, como é chamado o animal, nasceu de cativeiro e o proprietário fez questão de esclarecer o inusitado fato

Publicado

em

veado
Animal necessitou de cuidados veterinários após escapar da casa onde vive, no Morumbi (Foto: Reprodução/Instagram)

A inusitada aparição de um veado nas ruas do bairro Morumbi, em São Paulo, mostrada pelo Tribuna de Jundiaí, teve desdobramentos nesta terça (27). Por meio de nota assinada pelo advogado Armando de Souza Mesquita Neto, o proprietário do animal – que não teve o nome divulgado – fez questão de prestar esclarecimentos.

Segundo a nota enviada ao Tribuna, o animal se chama Bambina e escapou da casa. A fêmea de veado, ainda de acordo com o advogado, é muito bem tratada e nasceu de reprodução em criadouros devidamente licenciados nos órgãos ambientais competentes. “Sua posse está devidamente regularizada em solo nacional”, assegurou Neto.

Ela foi resgatada pelos donos e uma equipe de apoio, além de policiais militares. A nota também faz referência ao vídeo feito por uma cuidadora de animais, de nome Marina, que publicou sobre a fuga do animal.

“Uma transeunte interferiu na ação e tentou apreendê-la de forma agressiva e inadequada, estressando e provocando ferimentos leves no animal. Ela passou a tarde em observação por veterinários e biólogos e às 19 horas já estava estabilizada, caminhava e se alimentava bem”, relatou o advogado. “O manejo e captura de animais exóticos exige técnica e cuidados específicos. Sua apreensão por pessoas sem treino ou conhecimento pode ser danosa para o animal, sendo recomendado aguardar apoio especializado”.

Legislação

Neto lembrou ainda que a posse e comercialização de animais exóticos (fauna estrangeira) é regulamentada pela Portaria IBAMA 102/1998, a qual estabelece regras para esse tipo de atividade no país, bem como as exigências para a posse legal de animais de origem estrangeira oriundas de criadores. “Os criadores devem ser cadastrados no Ibama, são fiscalizados pelos órgãos ambientais estaduais, e os compradores ou proprietários (tutores) de animais devem manter toda a documentação exigida: registro da compra, autorizações de transporte e documentos fiscais associados”.

O advogado fez questão de ressaltar, também, que Bambina tem tal documentação, após ser adquirida do criador Noel Gonçalves Leme, da Fazenda Serra Azul, em Quirinópolis, GO, em setembro de 2020, “com documentação fiscal, licença de transporte emitida pelo Sistema Nacional de Gestão dos Empreendimentos de Fauna (SISFAUNA), autorização do Sistema Goiano de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA) e atestado veterinário verificando a saúde do animal no momento do transporte”.

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato fofo ‘ataca’ policial no meio de uma parada de trânsito; VÍDEO

O gato não pertencia ao motorista que a policial havia parado – embora ele parecesse ansioso por carinho.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Certo dia, a policial Elyse Helkenn fazia uma parada de trânsito de rotina em um motorista em excesso de velocidade quando aconteceu algo nada rotineiro. Ela inesperadamente foi atacada por um gato malandro. "Quando expliquei o motivo da parada ao motorista, obviamente por causa da velocidade, senti algo roçar na minha perna - o que não é algo que você…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro desaparecido por 2 anos volta para casa em Jundiaí em reencontro emocionante

“Foi uma emoção fora do normal”, diz a tutora. “Foram 2 anos de sofrimento, mas sempre tivemos esperança de que um dia o encontraríamos.”

Publicado

em

Por

O cachorrinho ficou dois anos longe de sua família, mas voltou para casa são e salvo (Foto: Arquivo Pessoal)

Bibi, um cachorro que desapareceu de sua casa em Jundiaí há dois anos, voltou para casa em um reencontro emocionante na última terça-feira (7). A história do cãozinho e sua família reacende a esperança para aqueles que ainda procuram seus animais de estimação perdidos. Bibi desapareceu no dia 06 de junho de 2022, após escapar pela porta enquanto a mãe…

Continuar lendo

Mundo Pet

Em 4 meses, Mata Ciliar de Jundiaí recebeu mais de 90 animais silvestres atacados por domésticos

Em um caso recente, a Guarda Municipal de Louveira resgatou um ouriço-cacheiro atacado por quatro cães.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar de Jundiaí

A crescente invasão dos habitats naturais pelos humanos tem gerado diversas consequências para a fauna silvestre, que busca refúgio em áreas urbanas com frequência. Entre os principais motivos de chegada de animais silvestres ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Mata Ciliar de Jundiaí estão os encontros com animais domésticos, especialmente cães. Somente nos primeiros quatro meses de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família que adotou cachorro idoso e sem pelos promete que ele nunca mais passará frio

Piccolo deixou de não ter nada para entrar em uma família que o mimou com brinquedos, cobertores macios e amor.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Muttville Senior Dog Rescue/The Dodo

Esse cachorro vivia sozinho e aterrorizado pelas ruas do México quando alguém de bom coração decidiu levá-lo para a ONG Compassion Without Borders (CWOB). Por ser um cão idoso, ele acabou sob os cuidados da instituição de resgate de cachorros idosos Muttville. Lá, todos imediatamente se apaixonaram pelo pequeno pelado. "Eu estava em Muttville no dia seguinte à chegada de…

Continuar lendo
Publicidade