Bolsonaro intervém e governo suspende uso de celulares contra aglomeração
Conecte-se conosco

Política

Bolsonaro intervém e governo suspende uso de celulares contra aglomeração

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicação, Marcos Pontes, presidente pediu a ele “prudência” no monitoramento

Publicado

em

Foto de Jair Bolsonaro com máscara de proteção individual
Jair Bolsonaro, presidente da República (Foto: Reprodução/Carolina Antunes/Presidência da República)

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicação, Marcos Pontes, informou na segunda-feira (13) em uma rede social que, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, o governo suspendeu o uso de dados de celulares para monitorar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o isolamento social, como principal medida de prevenção. No entanto, alguns estados, como São Paulo, têm usado dados de celulares para monitorar o cumprimento do decreto estadual.

Segundo o ministro, Bolsonaro pediu a ele “prudência” no monitoramento e, em razão desse pedido, a medida será suspensa até a aprovação definitiva do tema pelo governo.

Com isso, vídeos sobre a ferramenta foram excluídos da internet, mas a estratégia ainda continua em análise e poderá ser usada apenas se garantir total sigilo e proteção da privacidade dos brasileiros.

Marcos Pontes ainda explicou em alguns comentários da publicação que os dados pessoais não serão analisados e que o sistema aponta aglomeração por mapa de calor.

Monitoramento

No início deste mês, o Sinditelebrasil, que representa as principais operadoras de telefonia do Brasil, informou que as empresas que ofereceram ao governo os dados para monitoramento da movimentação dos clientes.

Os dados poderiam ajudar, por exemplo, na identificação de situações de risco de contaminação pela Covid-19.

Ainda de acordo com o sindicato, o que é disponibilizado são dados de mobilidade originados pelos celulares ligados às suas redes e organizados de forma anônima.

O ministro ainda destacou que os estados têm autonomia e que podem ter acordo diretos com as operadoras, mas que o Governo Federal não tem controle ou participação na iniciativa.

Com informações do portal de notícias ‘G1’.

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo