Democracia, a nossa maior conquista
Conecte-se conosco

Política

Democracia, a nossa maior conquista

Artigo do ex-prefeito de Jundiaí e ex-deputado federal, Miguel Haddad

Publicado

em

Atualizado há

"As experiências até hoje feitas de alcançar um sistema de governo ideal, invariavelmente, ao final, cobram o enorme preço em dor e sofrimento das utopias"

Há 2,5 mil anos, o estadista ateniense Péricles inaugurou o ideal democrático ao dizer em um discurso que entrou para a história: “Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome, como tudo, depende não de poucos, mas da maioria, é Democracia”.

Embora sofra constantes ataques e sobressaltos, pode-se dizer que a ideia deu certo: hoje a Democracia é o sistema vigente nos países mais avançados do planeta, que aliam alto desenvolvimento econômico e cultural à liberdade dos seus cidadãos, com imprensa livre e independência dos três poderes – Legislativo, Judiciário e Executivo.

Seria, então, um sistema perfeito? Claro que não. A criação humana é, por definição, imperfeita e sempre será. Churchill já dizia que a Democracia é o pior dos regimes, com exceção dos demais.

As experiências até hoje feitas de alcançar um sistema de governo ideal, invariavelmente, ao final, cobram o enorme preço em dor e sofrimento das utopias.

No Brasil, a Democracia tem uma história tumultuada. Nas últimas três décadas, todavia, a partir da Constituição de 1988 que encerra o regime militar, conseguimos manter – aos trancos e barrancos, com avanços e retrocessos – o estado democrático de direito funcionando no País.

Isso não quer dizer que temos assegurado o regime que levou nações a se tornarem líderes no mundo. Basta ver o que ocorreu na vizinha Venezuela.

A continuidade do patrimônio democrático não depende deste ou daquele partido, desta ou daquela instituição, mas do entendimento de todos sobre o seu valor. Da consciência da cidadania de que se trata de uma conquista maior, que tem de ser preservada.

Podemos divergir a respeito de como o Estado deve ser conduzido, é assim em todos os países democráticos, mas temos de evitar que essa diferença divida a Nação, como está a ocorrer agora, com dois grupos, à esquerda e à direita, se digladiando, de forma extremada, disseminando o discurso de ódio, o que serve apenas para dificultar ainda mais o enfrentamento dos problemas seríssimos que herdamos, legados da irresponsabilidade de governos anteriores.

Com o País à beira do abismo, com 13 milhões de desempregados, e a economia voltando a apresentar sinais negativos, buscar o entendimento é o passo inicial para enfrentarmos o retrocesso.

Miguel Haddad

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade