Repúdio ao filme 'Rogai por Nós', à Copa América no Brasil e mais: veja os bastidores da Câmara de Jundiaí!
Conecte-se conosco

No Plenário

Repúdio ao filme ‘Rogai por Nós’, à Copa América no Brasil e mais: veja os bastidores da Câmara de Jundiaí!

Além do futebol, parlamentares também trataram de projetos de utilidade pública para a cidade

Publicado

em

Atualizado há

Rogai Por Nós
Filme tem causado polêmica em meio aos cristãos por usar a imagem da Virgem Maria (Foto: Reprodução/Sony Entertainment)

Copa América

O vereador Paulo Sérgio Martins (PSDB) pediu urgência na sessão desta terça (1º) para aprovação de uma moção de repúdio pela realização da Copa América de Futebol no Brasil. O anúncio da competição no país foi feito ontem (31) e causou polêmica, principalmente por conta da pandemia e da possibilidade de uma terceira onda da Covid19.

Copa América 2

O vereador Rogério Ricardo da Silva (DEM) não gostou da atitude. “Sou contra a urgência, porque ele (Paulo Sérgio) sempre fala que é contra urgências. Todo mundo aqui é baba ovo, mesmo!”, bradou Rogério Ricardo da Silva (DEM), após a moção ser colocada em votação. “Não sou contra a moção, sou contra a urgência. Muitos, aqui, falam as coisas e não honram”.

Copa América 3

O delegado justificou o pedido feito às pressas. “Pedi a urgência porque hoje (1º) será dada a canetada final, então tem de ser já. É a nossa palavra para mostrar que somos contra esse absurdo!”, disse Paulo Sérgio. “Chamar a atenção para o Brasil numa época em que o presidente da República chama a atenção pelo lado negativo”.

Copa América 4

Paulo Sérgio já esteve envolvido em polêmicas relacionadas à discussão e votação de projetos no Legislativo, motivo pelo qual uma reunião teve de ser feita entre os parlamentares para “alinhar os trabalhos”. Faouaz Taha lembrou também que essa reunião “tratou de preferência, não das urgências”. Depois de uma hora de debate, a moção foi aprovada em votação apertada: nove votos contra oito.

Bolsonaro

Os vereadores voltaram a discutir questões relacionadas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao ex-presidente Lula (PT) e manifestações das forças de esquerda e direita na política nacional. Alguns vereadores ficaram na bronca porque o assunto nacional não pode sobrepujar as discussões locais, mas também houve parlamentares em defesa do debate ampliado porque são ações que interferem na vida de todos os brasileiros.

Rogai por nós

A Câmara aprovou uma moção de repúdio ao filme ‘Rogai por Nós’, criado pela Sony Pictures e que retrata a Virgem Maria e mistura milagres relacionados à santa com ações sobrenaturais. Cópias da moção, segundo os vereadores, seriam enviadas às maiores empresas cinematográficas do Brasil.

Rogai por nós 2

“Manifestamos nosso repúdio ao filme, totalmente distorcido e que coloca Nossa Senhora numa situação polêmica, principalmente para nós, católicos. Inadmissível brincar com a fé e fiquei muito triste quando vi, por isso fizemos a moção”, comentou Adilson Roberto Pereira Junior, o Juninho (PP), um dos idealizadores da iniciativa.

Rogai por nós 3

“Um ataque aos católicos, o filme mostra a imagem da santa como um demônio. Não podemos aceitar tamanha ofensa, com ela e com qualquer outro símbolo da fé e das demais religiões”, completou Márcio Pentecostes de Souza, o Márcio Cabeleireiro (PP), outro incentivador da moção. Madson Henrique (PSC) lembrou que a intolerância religiosa é crime e citou a Constituição Federal.

Rogai por nós 4

Douglas Medeiros (PSDB) também defendeu a iniciativa. “Agradecer a todos os vereadores que assinaram esta moção, pois devemos votar naquilo que nós acreditamos, na nossa fé. Há uma situação de intolerância e perseguição aos cristãos no mundo todo, no Brasil particularmente aos católicos e à mãe de Jesus”. A moção foi aprovada por 12 votos.

Utilidade pública

O vereador Rogério apresentou e garantiu a aprovação do projeto que declara de utilidade pública o Instituto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (IIDETEC). “É um trabalho voluntário de profissionais altamente capacitados, que oferece serviços gratuitos nas áreas de saúde e jurídica, além da elaboração de projetos especiais voltados às famílias mais necessitadas de Jundiaí”.

Vereador Rogério criou projeto que declara IIDETEC de utilidade pública (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Código de Obras

No próximo dia 10 (quinta), às 9h, a Câmara Municipal realiza a segunda audiência pública para tratar do novo Código de Obras e Edificações, fruto do Projeto de Lei Complementar 1.071. Será a terceira discussão em relação ao tema – a última aconteceu dia 22 de abril, com foco inclusive na situação das calçadas do município. Devido à pandemia, não haverá presença de público – a audiência será transmitida pela internet.

Caiu

Um pouco antes do início da sessão desta terça (1), a internet da Câmara Municipal caiu e foi necessário reiniciar todo o sistema para que os trabalhos pudessem ser iniciados. O esclarecimento foi feito pelo presidente Faouaz Taha (PSDB) para quem estava acompanhando pelas mídias sociais e para os cidadãos que participaram da Tribuna Livre.

UPA Vila Progresso

O morador Valdir Ferreira da Silva cobrou, na Tribuna Livre, a retomada das obras da UPA Vila Progresso. A iniciativa teve motivação por conta da vistoria feita ontem (31), nas obras da Clínica da Família e da UPA da Ponte São João – a construção estava paralisada desde 2016, a exemplo da UPA da Vila Progresso.

Calçadas

A moradora Adriana de Oliveira falou sobre as más condições das calçadas na cidade, também na Tribuna Livre. “Sofri uma queda na Humberto Cereser e tem muitas que estão precárias, inclusive em frente ao Hospital São Vicente. Caí numa dessas calçadas e só Deus sabe quando vou poder voltar a trabalhar. E se fosse um idoso?”

No Plenário

Dinheiro para quem denunciar queimadas, vacinação e homenagens na sessão

Vereadores aprovam projeto que destina recurso para quem der informações sobre responsável por queimada

Publicado

em

Kachan Vereador
Vereador Kachan Junior entrou na discussão sobre a importância da vacinação contra Covid (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Recompensa O vereador Edicarlos Vieira (PP) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei complementar que prevê premiação em dinheiro por informações que auxiliem nas investigações policiais sobre queimadas. O recurso destinado virá do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. "Esse cara que colocou fogo tem que ser denunciado, fotografado e punido por isso. Quantos animais morreram com…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM

Seis parlamentares foram acusados de votar contra a Guarda Municipal numa moção de apoio feita por Albino

Publicado

em

Albino vereador
Albino citou que os vereadores estavam de mimimi em relação ao ocorrido e pediu que apontem o culpado (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Polêmica na Guarda Seis vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí se revoltaram com acusação feita por um guarda municipal (não identificado) num grupo de WhatsApp, de que os parlamentares teriam se recusado a votar a favor de uma moção de apoio à aposentadoria especial das corporações de todo o Brasil. O projeto é do senador Paulo Paim (PT) e a…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!

Entrega da pista de skate do Mundo das Crianças gerou reclamação dos parlamentares na sessão desta terça (24)

Publicado

em

Val Freitas
Val Freitas citou que houve desrespeito com o Legislativo por parte do cerimonial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Barrados na pista Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. "Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com…

Continuar lendo

No Plenário

Crítica à Associação dos Aposentados, cutucada em gestor e elogios a Parimoschi: confira os bastidores da Câmara

Elogios a José Antonio Parimoschi são feitos durante discussão do projeto que beneficia a população mais necessitada

Publicado

em

Roberto Conde
Roberto Conde criticou a atuação da Associação dos Aposentados em Jundiaí: só em eleição (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parimoschi O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, foi o mais citado pelos vereadores na sessão desta terça (10), durante aprovação do projeto que tratou do benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade. Considerado o gestor mais experiente e estratégico no secretariado do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Parimoschi recebeu elogios pela iniciativa social e condução…

Continuar lendo

No Plenário

Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!

Volta dos vereadores ao plenário é marcada por desabafo contra diretor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos

Publicado

em

Rogério vereador
Vereador Rogério pediu alteração do regimento interno da Câmara: vice assume (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Fim do recesso As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.…

Continuar lendo
Publicidade