Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!
Conecte-se conosco

No Plenário

Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!

Entrega da pista de skate do Mundo das Crianças gerou reclamação dos parlamentares na sessão desta terça (24)

Publicado

em

Atualizado há

Val Freitas
Val Freitas citou que houve desrespeito com o Legislativo por parte do cerimonial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Barrados na pista

Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. “Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com respeito”, bradou Madson.

Barrados na pista 2

A fala foi imediatamente seguida por outros vereadores, que confirmaram o problema e também agradeceram a intervenção do presidente do Legislativo, Faouaz Taha (PSDB), diante da situação. “Um desrespeito à Casa de Leis”, disse Enivaldo Ramos de Freitas, o Val (PSC).

Barrados na pista 3

Rogério Ricardo da Silva (DEM) chegou a dizer que faltou educação na maneira como os vereadores foram tratados. “Nunca vi o Miguel (Haddad, ex-prefeito) e o Luiz Fernando (Machado, atual prefeito) maltratarem alguém. Quem anda do lado deles neste trabalho deveria ter aprendido alguma coisa”, cutucou. Faouaz ressaltou que não deve ter havido má fé por parte do cerimonial, mas que é preciso ter respeito pelo trabalho dos vereadores.

Saúde mental

Foi aprovado, por unanimidade, o projeto do vereador Antonio Carlos Albino (PL) que cria o programa Mente Saudável, de promoção da saúde mental e atenção aos problemas psicológicos por conta da pandemia. A iniciativa foi elogiada pelos demais parlamentares, principalmente por aqueles que foram contaminados pelo novo coronavírus.

Uvesp

A Câmara de Jundiaí vai voltar a ser filiada da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). Entre outras ações, a entidade vai ajudar a criar o Parlamento Regional, assim que a Região Metropolitana de Jundiaí for aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Com ele, será possível criar projetos que tratem de ações que beneficiem os municípios integrantes dessas regiões.

Douglas Medeiros falou sobre a área de lazer no Parque da Represa (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parque da Represa

O vereador Douglas Medeiros (PSDB) falou sobre as ações da Prefeitura de Jundiaí no Parque da Represa. O bairro receberá investimentos para elaboração de um Parque Linear e o parlamentar lembrou que fez um trabalho de pesquisa de opinião com os moradores, contribuindo para a execução desta nova área de lazer. O Tribuna de Jundiaí mostrou isso na série de reportagens do Bairro a Bairro sobre o Parque da Represa.

Cerol

O projeto de lei que proíbe o cerol em Jundiaí foi aprovado. Ele já havia sido apresentado em 2009 mas, na época, foi considerado inconstitucional. Agora, com nova jurisprudência, o projeto voltou ao Plenário da Câmara pelas mãos do presidente Faouaz Taha, de Antonio Carlos Albino e Val – que foi quem apresentou a iniciativa, há 12 anos.

Cerol 2

Albino comentou que a punição será dura para quem for flagrado comercializando o cerol. “A loja que vender essa linha vai ter o alvará cassado. Comerciante deste tipo não merece trabalhar na nossa cidade, pois é uma arma que pode matar. Multa chega a quase R$ 1 mil e dobra na reincidência”.

Cerol 3

Roberto Conde (REP) lembrou que o cerol também é feito de forma artesanal, na rua. “Precisa fiscalizar essas pessoas que fabricam o cerol caseiramente. A lei é ótima, mas deve atingir também quem produz em casa. No Parque da Cidade, o trabalho que eles fazem é ótimo: lá, quando uma criança chega com pipa, eles vão até ela para saber se a linha tem cerol”.

Audiência

No próximo dia 1º, às 9h, a Câmara Municipal realiza audiência pública para tratar de alteração do Plano Diretor. A atividade, que não será aberta ao público por conta da pandemia, terá transmissão on-line. De acordo com o projeto de lei 13.413, haverá reclassificação de vias localizadas na Chácara Urbana, Alvorada, Samambaia, Fernandes, Vila Rio Branco e Colônia.

No Plenário

Dinheiro para quem denunciar queimadas, vacinação e homenagens na sessão

Vereadores aprovam projeto que destina recurso para quem der informações sobre responsável por queimada

Publicado

em

Kachan Vereador
Vereador Kachan Junior entrou na discussão sobre a importância da vacinação contra Covid (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Recompensa O vereador Edicarlos Vieira (PP) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei complementar que prevê premiação em dinheiro por informações que auxiliem nas investigações policiais sobre queimadas. O recurso destinado virá do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. "Esse cara que colocou fogo tem que ser denunciado, fotografado e punido por isso. Quantos animais morreram com…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM

Seis parlamentares foram acusados de votar contra a Guarda Municipal numa moção de apoio feita por Albino

Publicado

em

Albino vereador
Albino citou que os vereadores estavam de mimimi em relação ao ocorrido e pediu que apontem o culpado (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Polêmica na Guarda Seis vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí se revoltaram com acusação feita por um guarda municipal (não identificado) num grupo de WhatsApp, de que os parlamentares teriam se recusado a votar a favor de uma moção de apoio à aposentadoria especial das corporações de todo o Brasil. O projeto é do senador Paulo Paim (PT) e a…

Continuar lendo

No Plenário

Crítica à Associação dos Aposentados, cutucada em gestor e elogios a Parimoschi: confira os bastidores da Câmara

Elogios a José Antonio Parimoschi são feitos durante discussão do projeto que beneficia a população mais necessitada

Publicado

em

Roberto Conde
Roberto Conde criticou a atuação da Associação dos Aposentados em Jundiaí: só em eleição (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parimoschi O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, foi o mais citado pelos vereadores na sessão desta terça (10), durante aprovação do projeto que tratou do benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade. Considerado o gestor mais experiente e estratégico no secretariado do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Parimoschi recebeu elogios pela iniciativa social e condução…

Continuar lendo

No Plenário

Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!

Volta dos vereadores ao plenário é marcada por desabafo contra diretor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos

Publicado

em

Rogério vereador
Vereador Rogério pediu alteração do regimento interno da Câmara: vice assume (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Fim do recesso As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.…

Continuar lendo

No Plenário

LDO aprovada sem debates, luto e causa animal são destaques na sessão da Câmara Municipal

Vereadores ouvem nota de repúdio contra homofobia, votam rapidamente a LDO e se despedem por conta do recesso

Publicado

em

natalia benite
Natália faz a leitura da nota de repúdio e questionou parlamentares por conta das falas da semana passada (Foto: Reprodução/TV Câmara)

LDO Vapt-Vupt A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta terça (6), foi feita em sistema vapt-vupt: não demorou cinco minutos entre o início da votação até o resultado final para que o projeto da Prefeitura de Jundiaí fosse aprovado. Não houve debates, nem os vereadores pediram a palavra para tratar ou fazer referência ao projeto. LDO Vapt-Vupt 2…

Continuar lendo
Publicidade