Auxiliar de enfermagem de Jundiaí relata alívio ao receber doses da vacina contra Covid nos EUA: 'Sensação de bem-estar'
Conecte-se conosco

Coronavírus

Auxiliar de enfermagem de Jundiaí relata alívio ao receber doses da vacina contra Covid nos EUA: ‘Sensação de bem-estar’

Marcus Vinicius Spinelli, de 22 anos, é de Jundiaí e mora nos Estados Unidos desde os 16 anos. O auxiliar de enfermagem recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech no dia 22 de dezembro e a segunda dose nesta terça-feira (12) em Michigan, nos Estados Unidos

Publicado

em

Jundiaiense toma vacina contra Covid-19 nos EUA. (Foto: Divulgação)
O estudante e auxiliar de enfermagem Marcus Vinicius Spinelli recebeu as duas doses da vacina da Pfizer/BioNTech. (Foto: Arquivo Pessoal)

Um estudante brasileiro que trabalha como auxiliar de enfermagem em um hospital de Michigan, nos Estados Unidos, relatou ao G1 a sensação de alívio ao receber nesta terça-feira (12) a segunda dose da vacina contra Covid-19 produzida pela Pfizer em parceria com a BioNTech.

Marcus Vinícius Spinelli, de 22 anos e que é natural de Jundiaí e contou que recebeu a primeira dose da vacina em 22 de dezembro, o que foi como um presente de Natal.

“Foi algo inexplicável. Eu jamais imaginaria que seria um dos primeiros da minha família, um dos primeiros de Jundiaí e do Brasil a tomar a vacina. Eu chorei de emoção, e como a primeira dose da vacina foi aplicada três dias antes do Natal, eu acabei recebendo o melhor presente que pude pedir pro Papai Noel”, relata.

Com a segunda dose da vacina, ele reforça a sensação de alívio em proteger a si e todos de sua convivência.

“Com a segunda dose veio a sensação de bem-estar. Eu não estou apenas me protegendo, mas sim a minha comunidade, meus pacientes e as pessoas que moram comigo, ou seja, algo bem maior e mais valioso”, reitera.

Marcus conta que foi morar nos Estados Unidos ainda adolescente, aos 16 anos, onde iniciou carreira acadêmica na área da saúde. Atualmente, ele é estudante de biologia e saúde pública na University of Michigan, e trabalha desde agosto do ano passado como auxiliar de enfermagem no Michigan Medicine, pertencente a faculdade da cidade de Ann Arbor.

Segundo ele, a rotina na pandemia não tem sido fácil, mas ajudar as pessoas em um momento tão delicado acaba recompensando o esforço.

“Eu fico apenas com um paciente durante cada turno, o que chamam de ‘Patient Attendant’. As condições variam entre mais leves até as mais graves. A cada dia que passa a rotina fica mais intensa e incerta. Quartos e mais quartos com pacientes com Covid-19 e doenças mentais relacionadas à pandemia, dentre elas a depressão”, diz.

“Mas a cada dia que vou trabalhar, sinto que faço a diferença na vida de cada paciente, e a gente cria uma conexão única. Pra mim, todos os dias tem sido marcantes”, finaliza.

O estudante relata ainda que não sentiu qualquer efeito colateral com a aplicação do imunizante. “Após a aplicação fiquei sentado por 15 minutos, em ambas as vezes, para ver se alguma reação acontecia, e nada aconteceu. A pior parte mesmo foi remover o curativo do meu ombro”, conta.

“Todos deveriam tomar a vacina. É algo essencial para que tenhamos todos que amamos ao nosso redor, sem medo de que alguém possa contrair o vírus. Essa vacina eu vejo como algo revolucionário, o vírus tem existido por um tempo e vem sido estudado desde então, e com os avanços biotecnológicos de uns anos pra cá, não existem razões para duvidar da eficácia da vacina. Todos deveriam tomar pensando no próximo, e deixar de lado o medo. A vacina é segura”, afirma.

Com informações do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade