CPI da Covid: Mandetta depôs por mais de 7 horas na abertura do inquérito
Conecte-se conosco

Coronavírus

CPI da Covid: Mandetta depôs por mais de 7 horas na abertura do inquérito

O ex-ministro chegou a informar que o rascunho de um decreto previa a alteração da bula da cloroquina e que Bolsonaro ignorou alertas sobre agravamento da pandemia.

Publicado

em

Atualizado há

Foto de Luiz Henrique Mandetta
Ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta (Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcello Casal Jr.)

Nesta terça-feira (4), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, abriu a fase de depoimentos da CPI da Covid, e falou sobre importância da ciência e das vacinas no combate à Covid19, e que o comportamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) causou um “impacto” no agravamento da pandemia.

O depoimento de Mandetta começou às 11h04 e a sessão foi encerrada às 18h26, totalizando 7 horas e 22 minutos, em que o ex-ministro respondeu perguntas feitas por diversos senadores, aliados e da oposição do governo atual.

A princípio, Nelson Teich, ex-ministro que comandou a pasta da Saúde entre abril e maio, também seria ouvido ontem. No entanto, a agenda mudou para essa quarta-feira (5). Enquanto isso, o depoimento mais aguardado da CPI, do ex-ministro Eduardo Pazuello, que estava marcado para esta quarta-feira, foi remarcado para o dia 19 de maio.

De acordo com informações, Pazuello disse ter tido contato recente com pessoas que contraíram Covid19, e deverá ficar em quarentena.

Confira o que Henrique Mandetta disse durante seu depoimento:

  • O governo federal não quis fazer campanha nacional contra a Covid;
  • Uma minuta (rascunho) de decreto presidencial propôs que a Anvisa alterasse a bula da cloroquina para que o remédio fosse recomendado contra a Covid; o medicamento é comprovado cientificamente ineficaz contra a doença;
  • Bolsonaro foi alertado sobre a gravidade da pandemia;
  • O presidente tinha um “assessoramento paralelo” sobre as medidas a serem adotadas;
  • A postura do presidente da República causou “impacto” no cenário da pandemia;
  • A saída da pandemia é a vacinação da população;
  • O ministro das Comunicações, Fábio Faria, enviou a ele uma pergunta também feita nesta terça por um senador;
  • O ministro da Economia, Paulo Guedes, é “pequeno” e talvez tenha “influenciado” o presidente Jair Bolsonaro;
  • O tratamento precoce, já defendido pelo governo federal, deveria ser chamado de “kit ilusão”;
  • O Brasil não fez “lockdown” e que adotou medidas contra Covid “depois do leite derramado”.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade