Mandetta a Bolsonaro: "estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?"
Conecte-se conosco

Coronavírus

Mandetta a Bolsonaro: “estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?”

Em reunião com outros ministros, Mandetta pediu que o presidente não minimize a situação que o país enfrenta no combate ao coronavírus

Publicado

em

Atualizado há

Mandetta e Bolsonaro em coletiva de imprensa
Mandetta e Bolsonaro se reuniram com outros ministros no sábado (28). (Foto: Isac Nóbrega/PR)

A coletiva de imprensa do Ministério da Saúde do sábado (28) mostrou que os ânimos foram acalmados no planalto.

Antes do ministro Luiz Henrique Mandetta vir à imprensa nacional atualizar os dados do coronavírus no Brasil, o Estadão apurou que ele, o presidente da república Jair Bolsonaro e demais ministros se reuniram para alinhar as questões relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 no país.

Segundo o jornal paulista, o ministro advertiu os presentes que, se morrerem mil pessoas, será o correspondente à queda de quatro Boeings. Depois, perguntou: “Estamos preparados para o pior cenário, com caminhões do Exército transportando corpos pelas ruas? Com transmissão ao vivo pela internet?”.

Mandetta reforçou os pedidos ao presidente. Pediu que o líder crie um “ambiente favorável” entre União, Estados, municípios e o setor privado com base em critérios científicos. Sugeriu a criação de uma central de equipamentos e pessoal, para possibilizar que áreas mais afetadas sejam melhor atendidas com suporte não utilizado em outras regiões. Ele também fez um apelo ao presidente, que não menospreze a gravidade da situação com suas manifestações públicas. Ele citou sobre a ida ao metrô e ônibus em São Paulo, como Bolsonaro chegou a mencionar em entrevista coletiva.

No ponto mais crítico da reunião, o ministro deixou claro que, se o presidente menosprezar o cenário nacional ocasionado pelo coronavírus, irá criticá-lo. E Bolsonaro rebateu, afirmando que se isso acontecesse, iria demiti-lo.

Mandetta concluiu dizendo que ele e sua equipe não vão pedir demissão no meio da crise, mas estão prontos a sair depois dela se for o caso.

Segundo o Estado, ele, inclusive, se colocou à disposição para assumir a função de “bode expiatório”, em caso de fracasso, e se comprometeu a não capitalizar politicamente, em caso de sucesso.

Estavam presentes, além de Bolsonaro e Mandetta, os ministros Fernando Azevedo (Defesa), Sérgio Moro (Justiça), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria do Governo), Braga Neto (Casa Civil), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e André Mendonça (AGU) e Antonio Barra Torres (Anvisa). Um dos temas foi justamente o risco de uma enxurrada de ações na Justiça, com Estados, municípios e União questionando medidas uns dos outros.

Carreatas

Mandetta concorda com Bolsonaro e também se preocupa com a economia, mas voltou a falar, durante a coletiva de imprensa que, se o comércio voltar não será agora e deverão seguir protocolos específicos.

Ele criticou as carreatas pela reabertura de estabelecimentos neste momento, atos que foram encorajados pelos presidente, que chegou a compartilhar vídeos nas redes sociais.

“Fazer movimento assimétrico de efeito manada… Daqui a duas semanas, três semanas, os que falam ‘vamos fazer carreata’, vão ser os mesmos que ficarão em casa. Não é hora”, disse Mandetta.

Aliados de Mandetta no DEM e seus assessores na Saúde garantem que ele não será desleal e não abandonará o barco em meio à tempestade.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade