Jundiaí é referência em políticas públicas para a infância e atrai prefeitos de todo o Brasil
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é referência em políticas públicas para a infância e atrai prefeitos de todo o Brasil

A Rede Urban95, iniciativa da qual o Município faz parte desde 2020, reúne cidades de todo o Brasil e apresenta o projeto Cidades das Crianças.

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí sedia Encontro Urban95 e apresenta ‘Cidade das Crianças’ para prefeitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí sediou, nesta quarta-feira (20), o 2º Encontro Urban95, uma iniciativa da rede com foco nas Políticas públicas para a Infância da Fundação holandesa Van Leer, da qual o Município faz parte desde 2020. Ao longo do dia, participaram de vistorias técnicas e rodas de diálogos integrantes dos 27 Municípios que compõem a rede no Brasil, representados por prefeitos, vice-prefeitos e demais gestores públicos.

“Em Jundiaí, a política pública prioritária para a Infância integra o programa municipal Cidade das Crianças e tem como objetivo muito claro a redução das desigualdades por meio dos investimentos desta importante fase na vida dos indivíduos. E, hoje, o Brasil veio conferir de perto, num Encontro que permitirá a Jundiaí não só compartilhar suas experiências como também fomentar o diálogo com os demais integrantes acerca do desenvolvimento da sociedade a partir da Infância”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado, dando as boas-vindas aos visitantes.

Jundiaí da Rede

A diretora Executiva da Fundação Van Leer, Rushda Majeed, agradeceu a Jundiaí por sediar o encontro e elogiou as iniciativas da Prefeitura. “Os municípios brasileiros que compõem a Rede são um exemplo brilhante de comprometimento com a causa da Infância, demonstram tê-la adotado de coração. Por isso agradecemos pela presença de todos, em especial, a Jundiaí, por sediar este encontro e por ser um verdadeiro farol não só para os demais Municípios como também para a própria Fundação”.

A representante da Fundação no Brasil, Cláudia Vidigal, também enfatizou a importância da participação do Município na Rede. “Este é um encontro entre equipes fortes, de pessoas que priorizam a Infância e que tem atuado dentro da Rede para realizar trocas de experiências e saberes. Se no início da rede tínhamos que recorrer somente a inspirações de fora, como por exemplo na Europa, os Municípios da rede brasileira já despontam como exemplos. E Jundiaí é um deles, que nos recebe neste Encontro, para compartilhar suas boas-práticas e se mostrar como referência”.

Já o gestor de Cultura e ponto focal do programa Cidade das Crianças, Marcelo Peroni, comentou a importância da participação de Jundiaí em redes. “O programa ‘Cidade das Crianças’ tem como base oito eixos fundamentais de atuação, sendo um deles a participação de Jundiaí em Redes Internacionais, para a construção de um projeto comum de desenvolvimento. Por isso, o Município integra, além da Redes Urban95, também a Rede Internacional de Cidades das Crianças, da qual é também a sede de sua rede brasileira, pois acreditamos que a atuação em rede e de modo intersetorial traz benefícios para um projeto de desenvolvimento para as crianças, não do futuro, mas já no presente”.

Vistorias técnicas e visitas

Pela manhã, os participaram de vistorias técnicas a diversos equipamentos públicos municipais onde foram aplicados os conceitos do programa municipal Cidade das Crianças, começando pelo Mundo das Crianças. Em seguida, a comitiva visitou, no jardim Guanabara, a horta urbana e o parque naturalizado que será inaugurado este sábado (23) pela Prefeitura, e onde foi recebida pelos alunos da Emeb Nelson Brito. Na sequência, o grupo esteve ainda no Jardim Bonfiglioli, para conhecer o Bosquinho Hermindo Rossi e as Emeb Alvarina Barbosa Martins e Brígida Gatto Rodrigues.

Em seguida, no período da tarde, a visita prosseguiu para a Vila Arens, onde os participantes conheceram a Área da Infância. Os demais gestores e secretários permaneceram na Fábrica das Infâncias Japy, onde assistiram a uma apresentação do método Baby Fusion e participaram de vivências e rodas de diálogos, divididos em grupos para tratar dos temas “Espaços Públicos e Natureza”, “Serviços para a Primeira Infância” e “Governança e Institucionalização”. Já os prefeitos e vice-prefeitos da comitiva seguiram para o Paço Municipal, onde trocaram experiências e boas práticas de cada Município com foco nas Infâncias.

Opinião dos prefeitos

Durante a atividade no Paço, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, também formalizou a adesão à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. “Jundiaí é uma referência quando o assunto é política pública para a Infância. Esta visita foi uma oportunidade para conhecermos e identificarmos suas aplicações práticas e a adesão a mais esta rede significa unir forças e dialogar sobre um tema que diz respeito à formação do Brasil para a próxima geração”.

A prefeita do Município gaúcho de Pelotas, Paula Mascarenhas, que também esteve em Jundiaí em março para a realização do Encontro de Cidades das Crianças, também teceu elogios para o que viu em mais esta visita. “Jundiaí é a nossa inspiração, pois foi o primeiro Município a perceber a importância da política para a Infância para a transformação”.

Enquanto isso, o prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique, ressaltou a importância do intercâmbio entre os Municípios que compõem a Rede. “Boa Vista sediou, em 2022, o primeiro Encontro da Rede e que agora vem para Jundiaí, Município referência em tantos assuntos, como, por exemplo, nos parques naturalizados, que tem nos inspirado muito para implementação. Esta é a vantagem de dialogar em rede e o Encontro otimiza essas possibilidades”.

Participações e terceiro Encontro

Participaram das atividades do Encontro os gestores de: Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; da Casa Civil, Gustavo Maryssael; de Educação, Vastí Ferrari Marques; de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho; e de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Além disso, participaram das atividades os representantes de diversas instituições parceiras, como Allma Hub, Ateliê Navio, Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e outros. Ao final do Encontro, a Rede Urban95 anunciou ainda que em 2024 o terceiro Encontro da Rede será realizado em Recife (PE).

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo