Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fake news, diz estudo
Conecte-se conosco

Brasil

Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fake news, diz estudo

Os dados são de uma pesquisa do Instituto Locomotiva e as informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

Publicado

em

Atualizado há

Fake news
O maior risco da desinformação para 26% da população é a eleição de maus políticos (Foto: Freepik)

Quase 90% dos brasileiros admite ter acreditado em fake news. As informações são de uma pesquisa do Instituto Locomotiva e divulgada pela Agência Brasil. De acordo com o levantamento, oito em cada dez brasileiros já acreditou em notícias falsas. Ainda assim, 62% dos entrevistados confiam na própria capacidade de diferenciar informações falsas e verdadeiras em conteúdos.

Além disso, a pesquisa mostra que 64% do conteúdo das notícias falsas que acreditaram era sobre venda de produtos; 63% eram sobre propostas em campanhas eleitorais; 62% tratavam de políticas públicas, como vacinação; e 62% falavam de escândalos envolvendo políticos. Há ainda 57% que afirmaram que acreditaram em notícias mentirosas sobre economia e 51% envolvendo segurança pública e sistema penitenciário.

O Instituto Locomotiva ouviu 1.032 pessoas com 18 anos de idade ou mais entre os dias 15 e 20 de fevereiro. Para 65% dos entrevistados, robôs e inteligência artifical são responsáveis pela divulgação das fake news. Ainda, a cada dez pessoas, oito reconhecem que há grupos e pessoas pagas para produção e disseminação de notícias falsas.

Para 26% da população, o maior risco da desinformação é a eleição de maus políticos. Enquanto isso, 22% acreditam que o perigo maior e atingir a reputação de alguém e 16% creem que o maior problema é a possibilidade de causar medo na população em relação a própria segurança. Há ainda 12% que veem como maior risco prejudicar os cuidados com a saúde. 

Ingenuidade e vergonha

Para 35% das pessoas, ser enganado por uma fake news gera um sentimento de ingenuidade. Já 31% ficam com raiva e 22% sentem vergonha. Além disso, 24% da população afirma já ter sido acusado de espalhar informações falsas por pessoas que têm visão diferente.

De acordo com o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, medidas educativas são o caminho para combater a disseminação de fake news. “Para enfrentar essa questão, há um desafio para as instituições públicas de formular estratégias que incluam a promoção da educação midiática e a verificação rigorosa das fontes de informação, para fortalecer a comunicação do país e garantir que a população receba informações precisas e confiáveis”, afirma, à Agência Brasil.

Brasil

Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

Na fundamentação da sua decisão, ministro destacou que os municípios não possuem competência para legislar sobre normas educacionais

Publicado

em

Por

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou uma decisão significativa nesta segunda-feira (20), suspendendo a lei municipal de Ibirité (MG) que proibia o ensino de linguagem neutra tanto em escolas públicas quanto privadas, além de restringir seu uso por agentes públicos da cidade. Na fundamentação da sua decisão, Moraes destacou que os municípios não possuem competência…

Continuar lendo

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

A Zona Norte de Porto Alegre permanece alagada, com resgates e acolhimentos sendo realizados por voluntários, que enfrentam desafios contínuos.

Publicado

em

Voluntários ajudam moradores e animais em Porto Alegre, onde áreas da Zona Norte ainda estão alagadas, dois meses após o início das inundações (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Mais de duas semanas após o início das inundações, a água ainda baixa lentamente na Zona Norte de Porto Alegre. Em um ponto de resgate e acolhimento montado por voluntários no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Caiurú, no bairro Navegantes, a equipe segue incansável na missão de auxiliar os moradores atingidos pela enchente. Só no último sábado (18), 37…

Continuar lendo

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo