Com paralisia cerebral, jornalista lança autobiografia: “protagonista da minha própria história”
Conecte-se conosco

Brasil

Com paralisia cerebral, jornalista lança autobiografia: “protagonista da minha própria história”

“Samara Apaixonada pela Vida” conta as dificuldades, sonhos, conquistas e inclusão de uma pessoa neuromotora

Publicado

em

Jovem de cabelos escuros sorrindo ao lado de mulher loira
Com paralisia cerebral, jornalista lança autobiografia (Foto: Arquivo Pessoal)

“Samara: Apaixonada pela Vida” é a biografia da jornalista Samara Andressa Del Monte, 30 anos, uma jovem cadeirante e com paralisia cerebral que enfrentou todas as barreiras para “ser a protagonista” de sua própria história.

O livro autobiográfico aponta as dificuldades enfrentadas por uma pessoa neuromotora, as vivências e como seu espaço foi conquistado. A obra foi escrita em parceria com sua mãe, a psicóloga Claudia Del Monte, de 55 anos. 

“Minha mãe sempre me acompanha em entrevista e palestra. Então, contar essa história juntas é algo bem natural que já faz parte de nossas vidas”, afirma. 

Jovem cadeirante ao lado de mesa com panfletos

Samara ministra palestras de inclusão, superação e motivacionais (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando surgiu a paixão pela escrita?

Samara conta ao Tribuna de Jundiaí que a escrita sempre esteve presente com ela e, desde muito cedo, se interessava pelo assunto com brincadeiras de escolinha e jogos educativos. 

Aos 7 anos, Samara estava completamente alfabetizada e, com isso, começou a usar os recursos da tecnologia assistiva, como capacete com ponteira, ACAT, eViacam e prancha com símbolos Bliss. 

Jovem de cabelo escuro com capacete rosa

Samara usa recursos tecnológicos para se comunicar (Foto: Arquivo Pessoal)

Em 2012, Samara se formou em Jornalismo na Universidade Paulista (UNIP). “Foi um processo bem difícil, mas acreditava muito que poderia ser possível”.

Samara se formou no curso de jornalismo em 2012 na UNIP (Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente, a jornalista conta com sua própria revista “Mais dEficiente”, mas já escreveu artigos para a Igreja Matriz de Diadema e foi colunista na “Revista Reação”, além de ser repórter freelancer do “Jornal ABCD Maior”. 

O livro

Samara conta que a ideia surgiu em 2007 quando foi convidada para palestrar no 2º Congresso de Comunicação Alternativa na Universidade de Campinas (Unicamp). 

“Minha palestra tinha como tema o sentido da comunicação em minha vida, enquanto a de minha mãe focava na importância da família no desenvolvimento e na inclusão da pessoa com deficiência”, explica.

Durante o evento, Samara conta que nasceu o desejo de compartilhar seus sentimentos em uma única história “intensa”. 

“Intensa por conta da angústia, da revolta, do medo, mas que aos poucos foi passando a ser intensa também por conta da perseverança, das descobertas, da superação, das conquistas, do amor, da vida, dos sonhos, das vitórias e da paixão”, afirma.

Com o seu projeto fora do papel, Samara descreve a experiência como: “Fantástica”. 

Ela fez o lançamento no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, como forma de conscientizar sobre a inclusão. “Tínhamos ideia de fazer um único lançamento, mas a repercussão já era grande”, conta.

Após o primeiro evento, ela recebeu vários outros convites e tem uma agenda para fazer o lançamento em outros locais. “Estamos super felizes com o retorno das pessoas, tanto familiares, amigos, profissionais e também de pessoas que estão conhecendo agora a minha história”, diz.

Os interessados em adquirir o livro “Samara, Apaixonada pela Vida”, pode enviar um e-mail para: [email protected], ou [email protected]

Foto: Divulgação

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo