Doação de órgãos no Hospital São Vicente dá ‘vida nova’ a três pacientes em fila de espera
Conecte-se conosco

Jundiaí

Doação de órgãos no Hospital São Vicente dá ‘vida nova’ a três pacientes em fila de espera

“Cerca de duas semanas atrás, por coincidência, ele tinha dito que tinha o desejo de ser doador, caso lhe acontecesse algo”, relata filha do paciente

Publicado

em

Atualizado há

Captação de órgãos pela equipe do Hospital São Vicente. (Foto: Divulgação)
Esta foi a quinta captação de órgãos de 2020 realizada no HSV. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (5), uma equipe especial realizou a captação de rins, fígado e córneas do paciente José Edilson Barboza, 57 anos, internado desde o dia 31 de julho devido a uma queda que culminou em morte cerebral, vindo a falecer nesta semana.

Os órgãos seguiram para São Paulo e Campinas e atenderão a três pacientes que aguardam na fila do Ministério da Saúde, atualmente com mais de 46 mil pessoas.

Esta foi a quinta captação de órgãos de 2020 realizada no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), por meio da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT).

Gesto nobre

A filha, Maria Alexandra de Souza Barboza, 35 anos, diz que o pai chegou a falar sobre o assunto pouco tempo antes. “Cerca de duas semanas atrás, por coincidência, ele tinha dito que tinha o desejo de ser doador, caso lhe acontecesse algo”, relata.

Considerado pela filha um homem bom e bastante ativo, ele sempre estava engajado em ações para fazer o bem ao próximo. “Essa personalidade dele, de querer sempre ajudar, nos dá a certeza de ter feito a escolha certa. Sabemos que onde quer que ele esteja, está feliz em poder salvar outras vidas”, afirma.

Mudanças pela Covid-19

Um ponto importante a ser levando em consideração é que, em meio à pandemia do novo coronavírus, algumas mudanças foram estabelecidas pelos órgãos competentes para garantir maior segurança no processo de busca de possíveis doadores, captação e transplante.

“Dentre as mudanças há uma triagem do potencial doador que visa ter certeza de que o paciente não é suspeita ou infecção confirmada pela Covid-19, se o mesmo não teve contato próximo com pessoas que eventualmente podem ter tido a doença.

Também são realizados vários exames pelos órgãos capacitados para descartar doenças infectocontagiosas”, explica a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HSV, Gabriela Papes, que acompanhou todo o processo.

Todas essas medidas devem ser adotadas de forma rápida e eficiente, assim como o amparo e a conversa com a família. Cada órgão possui um tempo de isquemia, ou seja, em que ele pode ser retirado e transplantado em um outro paciente. No caso do rim, são 48 horas e no caso do fígado 12 horas.  É por isso, que a doação de órgãos é um ato nobre, que salva vidas e que precisa ser conversado sempre.

Pandemia causa queda nas doações

A pandemia do novo coronavírus trouxe reflexos negativos na saúde pública, entre eles, a queda de doação de órgãos e o número de transplantes. Quem morre com coronavírus não pode ser doador e os hospitais estão evitando as cirurgias para não sobrecarregar ainda mais os leitos de UTI.

Assim, quase 46 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos e tecidos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), e a tendência é que essa fila aumente.

No final de maio, a fila de transplante de órgãos era de 38 mil pessoas. Esse número aumentou 21% em pouco mais de dois meses.

Jundiaí

Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização

De acordo com o IBGE, Jundiaí contabiliza 97,98% da população com 15 anos ou mais alfabetizada.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um índice do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), coloca Jundiaí entre as cidades com o menor índice de analfabetismo. O fato considera municípios com porte semelhante (418 mil a 700 mil habitantes). De acordo com a apresentação do IBGE pela Pnad Contínua 2023, 97,98% da população de Jundiaí com 15 anos ou mais está alfabetizada. O percentual só…

Continuar lendo

Jundiaí

Audiência Pública de revisão do Plano Diretor será realizada nesta quarta (22) na Câmara de Jundiaí

As alterações debatidas correspondem a correções no texto, para evitar ambiguidades ou dupla interpretação e de alterações dos mapas de zoneamento

Publicado

em

Por

Audiência será realizada nesta quarta (22). Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Câmara Municipal de Jundiaí promove nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, mais uma audiência pública de revisão do Plano Diretor. O encontro será realizado na própria Câmara, de forma presencial. O projeto tem por finalidade alterar a Lei nº 9.321, de 11 de novembro de 2019. A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) estará…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia a campanha de arrecadação para crianças do Rio Grande do Sul

A campanha se baseia nos pilares da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças: o brincar e o sonhar como direitos fundamentais da infância.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. A iniciativa, lançada nesta quarta-feira (22), tem como objetivo arrecadar itens essenciais para crianças entre 0 e 12 anos das cidades de Canoas e Colinas. Ambas cidades foram fortemente impactadas pelas enchentes. Motivados pela situação das cidades gaúchas, o prefeito Luiz Fernando Machado entrou em…

Continuar lendo

Jundiaí

Vacina contra gripe ultrapassa 30% do grupo prioritário em Jundiaí

Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas.

Publicado

em

Vacinação em Jundiaí
Doses seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde da cidade. Veja como tomar a vacina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí alcança 34,72% de cobertura da vacina contra a gripe entre grupos prioritários. A campanha, iniciada em 25 de março para idosos, crianças, gestantes e puérperas, já aplicou 61.835 doses. Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas, com índices de apenas 11,75% e 6,55%, respectivamente. Além disso, a adesão de idosos está…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí e TVTEC promovem Festival da Economia Criativa

Evento irá reunir a 36ª edição do Galpão Criativo e o 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária

Publicado

em

Fundação Escola TVTEC. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promovem nos dias 14 e 15 de junho o Festival da Economia Criativa de Jundiaí, reunindo a 36ª edição do Galpão Criativo – Faça Parte de Algo Maior e o 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária. O encontro, que acontecerá no Complexo Argos, reunirá 200 criativos de diversos segmentos da economia…

Continuar lendo
Publicidade