Câmara aprova projeto de criminalização para quem 'furar-fila' da vacinação contra Covid
Conecte-se conosco

Brasil

Câmara aprova projeto de criminalização para quem ‘furar-fila’ da vacinação contra Covid

A proposta prevê a detenção de 1 a 3 anos e multa para quem desrespeitar a ordem de prioridade da vacinação.

Publicado

em

Atualizado há

Nesta quinta-feira (11), a Câmara aprovou o projeto de lei que criminaliza as pessoas que “furam fila” na imunização contra a Covid-19. Agora, o texto segue para análise do Senado. De acordo com a proposta, o ato seria caracterizado como um novo tipo de crime, chamado “infração a plano de imunização”. Atualmente, não está previsto no Código Penal.

Além disso, a proposta também criminaliza qualquer afronta à operacionalização dos planos de imunização federais, estaduais, distritais ou municipais. O crime também se amplia para todas as vacinações, não apenas pela imunização contra o novo coronavírus.

Assim, o projeto prevê a pena de um a três anos de detenção e multa. Essa pena pode aumentar em um terço, caso envolva falsificação de documentos, como atestados. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, cidades em todo o Brasil registraram denúncias de pessoas que receberam a vacina, mesmo estando fora da ordem de prioridade. A princípio, apenas profissionais de saúde e idosos podem ser imunizados.

Crime de corrupção

O projeto aprovado pela Câmara também cria outro crime, de corrupção em plano de imunização. De acordo com o texto, o crime foca em pessoas que se beneficiam, ou beneficiam outros, pelo cargo, com o objetivo de “infringir a ordem de prioridade de vacinação ou afrontar, por qualquer meio, a operacionalização de plano federal, estadual, distrital ou municipal de imunização”.

Dessa forma, a pena prevista é de 2 a 12 anos de prisão e multa. O funcionário público que deixar de adotar as providências necessárias para a apuração do crime também podem receber a pena. Caso o funcionário peça ou receba dinheiro para cometer o crime, a pena pode aumentar de um terço até a metade.

Além disso, o texto do projeto de lei cria uma forma qualificada do crime de peculato. Atualmente, o Código Penal já tem uma punição para o funcionário público que rouba ou desvia dinheiro e bens para benefício próprio ou de outros.

A proposta estabelece pena de prisão de 3 a 13 anos e multa, caso a apropriação, desvio ou a subtração for de bens ou insumos médicos, terapêuticos, sanitários, vacinais ou de imunização, público ou particular.

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

A Zona Norte de Porto Alegre permanece alagada, com resgates e acolhimentos sendo realizados por voluntários, que enfrentam desafios contínuos.

Publicado

em

Voluntários ajudam moradores e animais em Porto Alegre, onde áreas da Zona Norte ainda estão alagadas, dois meses após o início das inundações (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Mais de duas semanas após o início das inundações, a água ainda baixa lentamente na Zona Norte de Porto Alegre. Em um ponto de resgate e acolhimento montado por voluntários no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Caiurú, no bairro Navegantes, a equipe segue incansável na missão de auxiliar os moradores atingidos pela enchente. Só no último sábado (18), 37…

Continuar lendo

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo
Publicidade